Community

Brazil & Portugal  

Community

Dicas de Vacinação em Ontário

Diferentes maneiras de conseguir a vacina contra COVID-19

Por Carlos Collier | Atualizado 29 de abril de 2021 (23/04/2021)

Recentemente o Governo de Ontário ampliou a elegibilidade da vacina AstraZeneca para pessoas a partir de 40 anos. A província vinha sofrendo pressão para expandir  a vacinação, à medida que as variantes do COVID-19  têm aumentado e as internações nas unidades de terapia intensiva atingindo níveis muito altos. Atualmente, existem critérios diferentes entre centros de saúde, farmácias ou hospitais que aplicam a medicação. O sistema é confuso e tem criado uma atmosfera de “corrida pela vacina” em todo o país. 

Destacamos aqui algumas formas de conseguir a vacina, mas não se espante em encontrar outras possibilidades. Mais do que nunca, a velocidade da informação é o grande desafio. O objetivo é descobrir em qual processo cada pessoa se encaixa.

Agendamento 

Para quem tem acima de 40 anos, basta ir no localizador do site do governo e inserir seu código postal. A pessoa pode escolher uma das 1409 farmácias que estão administrando as vacinas somente em Ontário. No dia da sua consulta, você deve levar um cartão de saúde de Ontário (OHIP) ou outra forma de identificação válida emitida pelo governo. Pessoas acima de 18 e que moram em áreas de risco de contaminação também tem direito a se vacinar, porém é necessário checar o código postal.

Lista de espera

Alguns centros de saúdes como o SunnyBrook fazem diariamente a marcação por email entre 10h30 e 12h30, em seguida a equipe escolhe (aleatoriamente)  e envia um email para as pessoas escolhidas tomarem a vacina até as 19h do mesmo dia. Caso haja alguma desistência, a equipe da clínica vai contar quantas doses do dia não foram usadas.  Dessa forma, pessoas que estiverem a espera no local serão beneficiadas com a aplicação. A escolha será feita por sorteio, não por ordem de chegada, então você conta com a sorte. Clique no link para mais detalhes.

Grupos na internet ajudam canadenses a serem vacinados 

Alguns grupos ganharam recentemente grande repercussão na mídia por ajudarem a população a entender este confuso sistema de vacinação. O mais famoso deles é o Vaccine Hunters Canada. Eles compartilham pelo twitter informações em tempo real de onde é possível receber vacina em todo o país. Seguidores também contribuem com informações.

Criada pelo engenheiro de software Josh Kalpin, a conta já possui cerca de 120 mil seguidores. A página ajuda  também as pessoas descobrirem locais onde é possível ser vacinado sem marcar um horário.

“É nosso dever como canadenses ajudar aqueles que estão em maior risco e vulneráveis”, disse Kalpin recentemente ao jornal National Post. “É algo tangível que todo canadense pode fazer e estamos aqui apenas para facilitar isso”, completou.

Toronto teams up with Vaccine Hunters to provide info on appointments
Toronto is partnering with the volunteer-run Twitter account Vaccine Hunters Canada to provide daily updates about available vaccine appointments at nine city-run immunization sites.

At the end of each day, city officials will send Vaccine Hunters clinic appointment availability for the next day. As vaccine supply ramps up next week, Toronto expects updates to happen frequently.

 

Leia aqui a mais recente edição da DISCOVER .

A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.

 

Carlos Collier

Jornalista e criador de conteúdo para internet.

Veja também