Atualizacão de telefone com certificado de vacinação COVID-19
Códigos QR obrigatórios na província do Ontário
Por André Luis | 7 de janeiro de 2022
Com praticamente 2,6 milhões de residentes do Ontário que receberam vacinas de reforço até ao momento e um prazo da província para mudar para os novos certificados de vacinação COVID-19, é chegada a altura de atualizar os seus dispositivos móveis com o mais recente certificado digital de vacinação.
A partir de 4 de Janeiro, em qualquer lugar que os certificados sejam exigidos, vai precisar de apresentar um código QR digitalmente ou por cópia em papel do seu certificado aprimorado que pode ser digitalizado por meio da app Verify Ontario. Clique aqui para obter uma lista de todos os espaços fechados onde os códigos QR são necessários.
Para aqueles que têm isenções médicas e de ensaios clínicos, também poderão obter um certificado com um código QR. A partir de 10 de Janeiro, não será mais permitida uma nota de um médico.
É importante referir que desde 23 de Dezembro o governo do Ontário definiu a vacinação completa como tendo duas vacinas e ainda não há uma exigência formal para mostrar comprovativo de ter tomado uma terceira dose da vacina.
As mudanças foram anunciadas pelo governo do Ontário como formas de “incentivar ainda mais a vacinação e ajudar a limitar a disseminação da COVID-19 e da variante Omicron”. Foram levantadas questões sobre a continuação do uso de certificados sem códigos QR, citando casos de falsificação.
As regras para apresentação de documento comprovativo de vacinação foram originalmente definidas para serem suspensas a partir de 17 de Janeiro, desde que os indicadores-chave não aumentassem, mas a reversão foi adiada indefinidamente.
Onde pode baixar o seu certificado?
Caso não possua uma cópia, clique aqui para aceder ao site. Vai precisar do seu cartão de saúde para ter acesso ao certificado.
Se não conseguir ter acesso ao seu certificado de vacinação ou tiver outras perguntas, o centro de contacto de vacinas da província pode ser contactado pelo número de telefone 1-833-943-3900.
Todos, mesmo aqueles com cartões de vacinação adicionados a um telefone, são encorajados a manter uma imagem de ecrã do certificado de vacinação nos seus telefones ou uma cópia em papel, caso seja necessário para backup (cópia de segurança).
Guia passo a passo para adicionar o seu certificado digital às apps Wallet (Carteira) e Health (Saúde) da Apple
Nota: Se precisar de atualizar o seu atual cartão de vacinação, vai precisar de remover a senha da sua app Wallet e concluir as etapas a seguir.
1) Encontre uma cópia do seu certificado de vacinação COVID-19 com um código QR.
2) Se tiver pelo menos a versão iOS 15.1, avance para a etapa três. Vai precisar de pelo menos esta versão do iOS para adicionar o código QR à sua Apple Wallet. No seu iPhone, vá para as configurações gerais e, em seguida, atualização de software. Se não tem o iOS 15, deve haver um prompt para fazer o download no seu dispositivo (pode levar cerca de 20 a 25 minutos para concluir o download e a instalação).
3) Com o seu certificado de vacina em mãos, abra a câmara do telefone e passe o rato sobre o código QR no seu certificado (no ecrã de outro dispositivo ou no papel). Uma caixa amarela deve envolver o código QR e deve aparecer uma guia amarela a dizer “Health” – pressione essa aba (tab).
4) Toque em “Adicionar à Wallet e Health”.
5) O seu certificado deve ser adicionado como um registo de imunização nos aplicativos Apple Wallet e Health, e também deve aparecer como um cartão vermelho dentro do aplicativo Wallet. Este mostrará o seu nome, o tipo de vacina que recebeu, as datas de vacinação e o código QR.
O que acontece se não tiver um iPhone?
A adição de um código QR de certificado a um aplicativo de pagamento baseado num telemóvel (celular) está actualmente restrita a produtos da Apple.
Para aqueles que usam dispositivos Android, responsáveis do governo do Ontário disseram que os certificados de vacinação (ainda) não são compatíveis com o Google Pay, mas tudo pode vir a mudar em breve.
As imagens de ecrã dos certificados emitidos pelo governo que mostram claramente o código QR e outras informações de identificação podem ser aceites de acordo com as regras atuais.