Brazil

Brazil

Pandemia e suas transformações

O que é Pandemia

Por Vania Goulart | Publicado 08/04/2020

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O mais sério deste termo é a incerteza. Existem poucas informações a respeito do que se pode fazer para combatê-la.

Desinformação

 

 

A produção acelerada de informação, ou melhor, desinformação, despejada para as pessoas pelos diferentes canais de comunicação tem sido um dos maiores problemas. Quando o ser humano se encontra em um momento de dúvida, insegurança, ou até mesmo, de muito conhecimento, a angústia produzida é ainda maior.

 

 

 

VUCA e as formas de relacionamento

Neste mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), os índices de casos de depressão e suicídio são cada vez maiores. Os valores e as formas de se relacionar foram transformadas e o distanciamento humano tem sido um dos fatores relevantes para estas estatísticas.

A pandemia desafia e impele mudanças nas rotinas das pessoas e das empresas. Familiares estão juntos por mais tempo; equipes adotam o teletrabalho, home office; escolas precisam adequar suas atividades para o ensino à distância.

As palavras para o cenário atual são: reprogramar, repensar, reorganizar, reencontrar e tudo mais que for necessário para redefinir as relações de trabalho e as relações familiares.

Alguns passos são importantes: 

1. Cuide do seu tempo defina e divida o seu tempo para se organizar e ajude os seus familiares a estabelecerem uma grade de horários semelhante para que a rotina de todos seja produtiva. Tempo de trabalho, alimentação, diversão e descanso. Todas as atividades precisam ser combinadas e ajustadas com à família. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Cuide do seu corpo e da sua mente – manter o equilíbrio mental e corporal é muito importante. Assim, será possível manter uma rotina saudável. Podemos comparar o nosso corpo com um carro. Ainda que ele seja novo e preparado, se ele não tiver combustível, ele não funciona. Você deve também cuidar da sua alimentação e praticar atividades físicas. Experimente também aplicar a meditação para acalmar a sua mente e lhe manter no momento presente, único lugar possível para se fazer qualquer ação, pois o ontem já passou e o amanhã ainda não chegou. Manter-se presente é muito importante para se manter saudável. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Cuide de sua produção – Importante você ter clareza sobre suas metas e objetivos. Quando você está em casa, a potencialidade em procrastinar é maior, pois os momentos de distração crescem. Neste momento de isolamento com a família, pode ser mais desafiador manter-se atento. Portanto, organize quais são as suas entregas no mês e, consequentemente, por semana, ou ainda, por dia, para facilitar seu acompanhamento. 

A pandemia pode ser comparada com um tsunami. Não dá para resistir, a onda vai te levar e, quando ela passar, muitas coisas serão diferentes.

Muitas coisas vão estar diferente.

Quanto mais estiver preparado será  melhor.

Cuide-se. Mantenha-se saudável.

Vânia Goulart

Vânia Goulart é psicóloga formada pela UFES, mestre em Administração Estratégica, especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho. Coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta.

Veja também