Os dois lados da moeda: líder e empregado
Como construir um ambiente onde as pessoas queiram trabalhar
Por Vânia Goulart | 28 de julho de 2023
O maior desafio hoje para os líderes é de engajar funcionários e conseguir comprometimento. Apesar de não ser algo novo, tem cada dia mais causado incomodo. Muitos líderes que tinham bons resultados antes da pandemia, hoje com o sistema híbrido e ou totalmente on-line tem perdido eficácia.
Acolhimento e segurança
O tema é relevante, no entanto, o remédio para esse mal já vem sendo administrado a muito tempo. Sentir-se acolhido e confiar no seu líder, é e sempre foi o que engaja e integra as pessoas num mesmo propósito.
Ambientes de trabalhos tóxicos, com fofoca, competitivos e muitos conflitos já não conseguem atrair novos talentos. Vários estudos demostram que hoje um profissional, muda de empresa por até 12 vezes até se engajar em uma para se dedicar. Esta volatilidade também tem sinergia com o mundo. Tudo hoje muda com uma velocidade muito maior, as suas experiências são apenas ponto de partida e não mais solução para os problemas. A incerteza da execução só consegue evoluir com conexão e colaboração de todos. A diversidade de pensamento e ideias tem se saído cada vez mais eficaz para formação de equipes engajadas e por consequência mais produtivas.
Confiança
Com este cenário a vida do líder que antes só precisava controlar e cobrar hoje requer maior envolvimento. Conquistar a confiança dos seus subordinados é a chave para um bom relacionamento e comprometimento com o trabalho.
Dois lados da moeda
Uma pessoa quando entra numa empresa está em observação, mas também está atenta aos sinais. Ainda insegura precisa conhecer os caminhos e a real forma de se envolver. Compare com a chave de sua casa, você conquistou com muito esforço e por isso não entrega para qualquer pessoa, precisa de confiar e ter certeza do bom uso que irá fazer. Assim também é com as competências/conhecimento que uma pessoa leva para dentro de uma empresa, só entrega quando sentir confiança e acolhimento. Aí está o maior desafio do líder, criar um ambiente onde cada pessoa possa se sentir confortável para cada dia mais entregar sua capacidade a favor de bons resultados para ela e consequentemente para empresa.