Canada

Canada

Novos Imigrantes: Serviços disponíveis antes da chegada ao Canadá

ANO 1 | NÚMERO 2 | 2019

Por Lúcia Scalco | Publicado 31/07/2019

A ampla gama de serviços do YMCA Toronto oferece aos imigrantes desde informações e assistência para que eles se estabeleçam, avaliação de proficiência em inglês e francês para cursos de idiomas financiados pelo governo, até atividades para grupos de jovens durante o ano inteiro. Os recém-chegados que foram aprovados para imigrar para o Canadá podem começar a acessar alguns desses serviços online mesmo antes de desembarcarem no Canadá. Nossos funcionários falam quase 60 idiomas e podem fornecer suporte na avaliação de idiomas, registro escolar, emprego, educação, moradia, voluntariado, conexão com outros novos canadenses, encaminhamentos diretos para agências comunitárias e governamentais e muito mais.

 

Informações Individualizadas

O YMCA Newcomer Information Centre fornece aos recém-chegados informações individualizadas e encaminhamentos que incluem, mas não se limitam a, moradia, emprego, educação, benefícios governamentais, cursos de idiomas, validação de credenciais e informações da comunidade em cinco centros espalhados por Toronto. Os Information Referral Specialists e palestrantes oferecem várias sessões de informações mensais, abordando diferentes tópicos como Life in Canada, Study in Canada e Work in Canada. Já os workshops de networking para novos imigrantes oferecem oportunidades para a construção de redes de relacionamentos no Canadá. Nossos centros oferecem atendimento por ordem de chegada, e você pode falar conosco através do telefone 416-968-9622.

 

 

 

 

 

Centro de Avaliação de Proficiência em Inglês

O YMCA Language Assessment and Referral Centre é o único prestador de serviços de avaliação de proficiência e encaminhamento para cursos de idiomas financiado pelo governo em Toronto. Os novos imigrantes que desejam participar de programas de treinamento em inglês ou francês financiados pelo governo devem concluir uma avaliação, o Canadian Language Benchmark (CLB), em um dos nossos cinco centros. O avaliador fornecerá uma lista de cursos de idioma disponíveis de acordo com o nível de cada pessoa e registrará o recém-chegado no programa escolhido. Ele também fornecerá informações sobre serviços adicionais, como creche. As avaliações do Canadian Language Benchmarks são  pré-requisito para alguns programas também financiados pelo governo canadense, como o Treinamento em Idiomas Específicos para Ocupação e Bridging Programs, oferecidos por faculdades, universidades, conselhos escolares, além de organizações comunitárias. Para marcar uma consulta para uma avaliação de idioma, ligue para 416-925- 5462.

Desenvolvimento de Jovens Líderes

Projetado para ajudar os jovens recém-chegados e refugiados (de 13 a 24 anos) e torná-los membros engajados da comunidade, o Newcomer Youth Leadership Development é um programa de grupo que funciona durante o ano todo. Os grupos de jovens se reúnem semanalmente com um orientador para participar de diferentes atividades: treinamento de liderança, city tours, oportunidades de voluntariado, etc. O programa oferece um ambiente seguro, acolhedor e divertido, onde os jovens podem fazer novos amigos, desenvolver novas habilidades e envolver-se em sua nova comunidade. Para encontrar o centro mais próximo visite: www.ymcagta.org/nyld

Serviços Online

O Next Stop Canada é o nosso mais novo programa e oferece serviços online para adultos, jovens e famílias aprovadas a imigrar para o Canadá. Através da ferramenta, eles obtém informações importantes sobre  como se estabelecer no Canadá antes da  chegada, incluindo: preparação para emprego; busca de moradia; informações sobre o sistema de educação e saúde, sistema bancário e finanças; programas para jovens; dentre outros.  Fornecemos um serviço de bate-papo com um Information and Referral Specialist respondendo a perguntas em tempo real para ajudar os futuros imigrantes a definir planos personalizados de acordo com suas necessidades. Webinars, vídeos e fóruns interativos de perguntas e respostas sobre a vida no Canadá também são fornecidos em nosso site. Acesse http://nextstopcanada.ca

Para mais informações, visite www.ymcagta.org/immigrantservices ou envie um email para immigrantservices@ymcagta.org

Lúcia Scalco

Lúcia mora em Toronto desde 2017. Trabalha atualmente no YMCA Newcomer Information Center e é membro do Conselho de Cidadania de Ontário.

Veja também