A vida no Canadá como estudante internacional
Veja as respostas para as perguntas mais urgentes que os estudantes internacionais têm sobre estudar no Canadá
Por André Luis |5 de abril de 2022
Se é uma daquelas pessoas que está a pensar em vir para o Canadá na qualidade de estudante internacional, ou caso já tenha sido aceito e esteja a planear a sua mudança, provavelmente tem curiosidade sobre a vida no Canadá enquanto estudante.
Desde como obter uma autorização de estudo até outras informações úteis, acompanhe as próximas linhas e veja as respostas para as perguntas mais urgentes que os estudantes internacionais têm sobre estudar no Canadá.
Fonte: Study International
Como obter uma autorização de estudo?
Para solicitar uma autorização de estudo, vai precisar de uma carta de aceitação de uma instituição de ensino designada. Poderá ainda precisar de ser entrevistado por um funcionário consular no seu país ou obter um exame médico ou registo criminal.
Para receber uma autorização de estudo no Canadá, vai precisar provar que tem fundos para se sustentar enquanto estiver no país, sendo que esse valor é de pelo menos $10.000 (ano), além da propina (mais fundos adicionais se vier acompanhado de familiares e/ou for estudar no Quebeque).
Pode comprovar essa disponibilidade financeira através de uma conta bancária canadiana em seu nome, de um certificado de investimento garantido (GIC), de um comprovativo de empréstimo estudantil, de extratos bancários, de uma carta de uma pessoa que lhe dá dinheiro, ou de um comprovativo de financiamento por meio de uma bolsa de estudos.
Em verdade, muitos estudantes compram um GIC para agilizar o processo de autorização de estudo, pelo que pode sempre aconselhar-se junto de uma instituição bancária no Canadá.
Existem restrições de viagem COVID?
Foto Cole BURSTON / AFP
De um modo geral, os estudantes que viajam para o Canadá vão precisar de uma autorização de estudo válida (ou carta de apresentação mostrando a sua aprovação de autorização de estudo) e devem estar a frequentar uma instituição de ensino designada com um plano de preparação COVID-19 aprovado. Mesmo se estiver totalmente vacinado, talvez ainda precise de ficar em quarentena por 14 dias após a chegada.
Seja como for, e com a restrição de viagens COVID a mudar constantemente, a sua melhor aposta é verificar a página de viagens COVID do governo do Canadá especificamente para estudantes e trabalhadores estrangeiros antes de deixar o seu país de origem.
Saber se é elegível para bolsas de estudo ou apoio financeiro
A boa notícia é que, apesar de ser um estudante internacional, poderá ainda ser elegível para bolsas de estudo e apoio financeiro no Canadá. Lembre-se de que o financiamento não é garantido e, muitas vezes, terá de pesquisar para descobrir para que é elegível e como formular o pedido.
Se é uma pessoa com grau universitário que vai frequentar uma universidade canadiana, muitos programas oferecem um pacote de financiamento que inclui bolsas de estudo. Também deve entrar em contacto com o escritório de ajuda financeira da sua escola para ver se eles têm bolsas de estudo disponíveis para estudantes internacionais.
Um bom caminho é fazer uma pesquisa online para mais informações sobre recursos adicionais; no entanto, um bom lugar para começar é a página web EduCanada.
Onde encontrar um lugar para ficar?
Fonte: University of Toronto
Embora muitas escolas ofereçam residência para estudantes internacionais em dormitórios, se a sua escola não tiver alojamento ou caso não tenha direito a um dormitório na sua escola, nada mais há a fazer do que procurar um lugar para ficar. Nesse caso, pergunte ao escritório de estudantes internacionais da sua escola onde se encontram os classificados de apartamentos ou quartos para arrendamento na cidade para onde está a mudar.
Antes de assinar um contrato de arrendamento, leia o guia do arrendatário CMHC para obter informações sobre o processo de arrendamento no Canadá e o que procurar num contrato de arrendamento.
Ter acesso aos cuidados de saúde no Canadá
Algumas províncias canadianas cobrem os custos médicos de estudantes internacionais por meio dos seus planos de seguro de saúde provinciais, enquanto que outras exigem que os estudantes adquiram um seguro de saúde privado. Muitas escolas oferecem a sua própria cobertura obrigatória de seguro de saúde privado para estudantes internacionais, contudo, pode desativá-lo se tiver prova de que possui outra cobertura de saúde privada.
Em regra geral, a sua escola deverá ajudá-lo a navegar nesse processo, mas se estiver curioso sobre quais as províncias que incluem estudantes internacionais na sua cobertura de saúde provincial, este site do governo canadiano pode direcioná-lo ao sítio web da província para a qual está a mudar.
Poderei trabalhar?
Se tenciona trabalhar para ajudar a pagar a escola ou obter experiência profissional relevante, provavelmente estará a perguntar-se sobre quais são as regras para os estudantes internacionais. A resposta é que pode trabalhar, mas está limitado a onde e quanto pode.
Os estudantes internacionais geralmente podem trabalhar no campus se a sua autorização de estudo disser que podem, mas só podem trabalhar após o início do programa – não antes ou depois de interromperem os estudos. O seu empregador pode ser a sua escola, uma organização estudantil ou um contratante privado que fornece serviços no campus. Também pode gerir o seu próprio negócio, desde que esteja fisicamente localizado no campus e possa trabalhar em mais de um emprego.
Como estudante internacional, pode trabalhar quantas horas desejar no campus, mas vai precisar de pedir um número de segurança social (o SIN). Também pode ser elegível para trabalhar até 20 horas por semana fora do campus e pode trabalhar numa posição “Co-op”, mas somente se o seu programa exigir uma colocação cooperativa para se formar.
Tem também possibilidade de trabalhar a tempo inteiro fora do campus durante os intervalos programados, como durante o verão, as férias de inverno ou a semana de leitura. Durante esses períodos, pode trabalhar horas extras ou dois empregos de part-time que somam mais do que uma semana de trabalho média – mas precisa ser um estudante a tempo inteiro antes e depois desse intervalo para ser elegível para trabalhar a tempo inteiro.
Quais são as suas opções de residência depois de estudar no Canadá?
Interessado em ficar no Canadá para trabalhar depois de se formar? Os licenciados de certas instituições de ensino designadas podem solicitar um Post-Graduate Work Permit (PGWP). Para ser elegível, o seu programa deve ter mais de oito meses de duração. Se o seu programa tiver mais de oito meses, mas menos de dois anos, você é elegível para uma autorização de trabalho equivalente em duração ao seu programa. Se o seu programa tiver mais de dois anos, será elegível para uma autorização de trabalho válida por três anos.
Depois de conseguir um emprego e começar a trabalhar no Canadá, poderá fazer o pedido para obtenção de residência permanente e, mais à frente, o pedido de cidadania.
*Clique aqui e assine nossa Newsletter.
A edição de inverno da revista DISCOVER está disponível no nosso website:
https://www.magazinediscover.com/discover-digital/