Community

Brazil & Portugal  

Community

As redes sociais na conquista da audiência para a sua marca

Por Bruna Lopes | Publicado 7/08/2018

Fazer posts para redes sociais parece ser, inicialmente, uma tarefa muito simples. Você escolhe uma imagem, escreve um texto, posta e aguarda os novos clientes baterem na sua porta procurando por aquele produto anunciado. Essa realidade simples está muito longe de ser verdade, pois o trabalho por trás da produção de um bom post de redes sociais requer resiliência e uma estratégia ampla de mídias sociais.

Lembra daquela vez que você marcou com os seus amigos um almoço em sua casa e daquela sua gostosa preocupação de anfitrião em proporcionar aos convidados um clima agradável, acolhedor e divertido? É exatamente esse trabalho do anfitrião que as empresas precisam ter em suas redes sociais. Receber pessoas em casa exige uma estratégia, atenção aos detalhes e aos anseios dos seus convidados, bem como atingir uma certa expectativa deles sobre esse encontro. E essas mesmas características do anfitrião e do convidado valem para os seus canais de relacionamento na internet.

Quais seriam então os principais pontos que você precisa estar atento antes de fazer as publicações em suas mídias sociais? Confira as 4 principais características que proporcionam o equilíbrio e a estratégia certa na comunicação corporativa:

Tom da comunicação

Estabelecer um tom de voz para a sua comunicação tem a ver com a forma que os seus espectadores esperam receber/ler a sua mensagem. Para que isso ocorra, algo imprescindível deve ser feito: você precisa conhecer a sua audiência. Algumas perguntas sobre a sua localização, interesses, objetivos, lugares que frequentam são importantes para encontrar o perfil desse público.

Imagine que a forma com que você escreve deve estabelecer uma relação com esse consumidor. Se sua marca fosse uma pessoa, qual seria a relação dela com a sua audiência? A de um amigo? Um irmão? Um coach? Um professor? Esse encontro da personalidade da sua marca define bem a forma que você vai produzir conteúdo nas redes sociais. Desenvolver seu tom de voz é essencial para estabelecer uma conexão com o seu público e garantir que eles realmente tenham vontade de ouvir o que você tem para dizer.

Conteúdo relevante

Pense no conteúdo das suas redes sociais como um livro. Um livro possui vários capítulos que se complementam para formar uma história. Os capítulos possuem a identidade do escritor e a narrativa do que está sendo contado. O conteúdo desses capítulos precisa também ter conexão entre seus assuntos para que as pessoas entendam a mensagem da marca e sintam-se confortáveis e interessadas na leitura. O livro é a sua empresa e os capítulos são conteúdos que você posta.

Produzir conteúdo para mídia social é fazer com a que sua audiência sinta-se bem com a sua presença. Fazer das mídias sociais um local apenas para vender o seu produto não é um bom negócio. Contar histórias da sua marca, permite que você demonstre mais a sua essência e isso aproxima ainda mais o seu público de você.

Periodicidade e regularidade

A melhor forma de definir a quantidade de posts semanais, é recordar que uma das estratégias de persuasão mais populares e eficazes em vendas é a da “escassez”. Se você posta o tempo todo, sobrecarregando a sua audiência, suas postagens passam a ficar invisíveis para os seus fãs, pois elas passam a se tornar banais pelo excesso. Já a regularidade é essencial para manter as suas redes ativas e seu público atento a sua próxima publicação, principalmente quando elas se tornam interessante ao ponto de faze-los esperar por elas.

Postar com regularidade, em menor frequencia e em momentos estratégicos permite que você se dedique e foque em produzir conteúdos que realmente valem a pena ser lidos.

Gere conversa

Na produção de conteúdo para as redes sociais, gerar conversa é essencial para que a socialização aconteça e para que você conheça melhor a sua audiência. Evite falar só sobre si mesmo nos canais sociais. Procure estimular, com criatividade, pedindo interações com a marca.

Evitar falar de si não significa que você não deva divulgar também os seus produtos. O importante é manter um equilíbrio entre o número de posts de venda e o número de posts de entretenimento e diálogos com a marca.

Para finalizar, vale lembrar que, ao se posicionar como uma empresa que utiliza as redes não só para se promover na venda dos serviços, a marca gera mais engajamento com a sua audiência. Ao focar em mostrar seus atributos em uma conversação global, ela conquista realmente fãs que interagem e se tornam fieis embaixadores do seu propósito.

Bruna Lopes

Bruna é fundadora, Diretora de Criação e CEO da Agência Vetta, estúdio de design e marketing digital situado em Belo Horizonte.

Veja também