Community

Brazil & Portugal  

Community

Criatividade e seus mistérios

Consequência do ato de imaginar

Por Bruna Milagres  | Publicado 7/08/2020

Criatividade é ferramenta de trabalho de qualquer pessoa que resolve problemas no dia a dia e está longe de ser exclusividade de setores da chamada “Economia Criativa”. Todos nós nascemos criativos, mas, durante a infância, somos podados pela necessidade de crescer e ser adulto.

 

A importância do olhar

Experiências pessoais são fundamentais para que se construa um repertório de referências e são elas que nos ajudam a imaginar as soluções para problemas. No processo em encontrá-las, o olhar precisa estar refinado. Aprimorar o olhar exige sensibilidade e a consequência é a lapidação na forma de ver o mundo.

As crianças são naturalmente criativas, pois enxergam as coisas com sensibilidade: elas veem tudo sempre como se fosse pela primeira vez, como novidade. Os adultos, de tanto vê-las, já não enxergam mais. As coisas, das simples às mais maravilhosas, ficam banais.

Visão de uma criança

O exercício para voltar a ser criativo então estaria em, aos poucos, corrigir a visão do adulto, transformando-a na visão de uma criança. Ganha-se, com isso, um olhar mais sensível pelo gosto da curiosidade, pela paixão das descobertas, pelo prazer da novidade.

“Enquanto filósofos, cientistas e educadores acreditam que tudo fica mais claro à medida que o conhecimento cresce, os sábios acreditam no oposto: existe uma progressiva cegueira das coisas à medida que o conhecimento cresce.” Rubem Alves

Bruna Lopes

Bruna é Especialista em comunicação digital e design estratégico. Formada em produção multimídia, pós-graduada em marketing digital e pós-graduando em Artes Visuais: Cultura e Criação. Certificada pelo Google e pela Resultados Digitais. Fundadora da Agência Vetta. Atualmente é mentora de marketing digital de diversas empresas no Brasil, palestrante e articulista em portais de comunicação.

Veja também