FPCBP entrega bolsas de estudo a estudantes lusodescendentes
Gala anual de celebração dos 35 anos incluiu atribuição de quatro prêmios excelência
A Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP), a celebrar 35 anos de atividade, entregou 40 bolsas de estudo a jovens estudantes lusodescendentes, num valor nominal que ultrapassa os 60 mil dólares.
Na gala anual, realizada na noite de sábado, no Pearson Convention Centre (Brampton), foram ainda distinguidos quatro luso-canadianos com os prémios excelência, nas categorias Empresarial, Professional, Compromisso Cívico, e Nova Geração.
Foto – Os quatro premiados com Matthew Correia, Sérgio Ruivo e Michelle Jorge A produtora e apresentadora do programa “Gente da Nossa TV”, Nellie Pedro, foi a vencedora do Business Excellence Award. O conselho de diretores da federação justificou a escolha pelos (mais de) 30 anos que a luso-canadiana tem de televisão, ela que se tornou a primeira mulher presidente da FPCBP, em 1990.
Professional Excellence Award
O estudioso da comunidade, cultura e estudos globais, o professor José Carlos Teixeira, da Universidade da Colúmbia Britânica, foi o vencedor deste ano do Professional Excellence Award. Ele disse que a federação reconheceu não só o seu trabalho académico, mas também o seu sincero compromisso ao serviço comunitário.
O Civic Commitment Award foi entregue a José Maria Eustáquio, o presidente de longa data da Associação de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário, e um dos principais rostos do associativismo português na comunidade.Por último, Peter de Quintal, recebeu o New Generation Award.
O agente da polícia de Toronto (School Resource Officer), mais conhecido como “Star Wars Cop” no Twitter e na vida real, tem aproveitado da melhor forma a sua paixão pela saga Star Wars (Guerra das Estrelas) para quebrar barreiras entre as crianças e os agentes policiais. No fundo, diz o próprio, o seu objetivo enquanto policial é promover mudanças positivas na comunidade.
A presidente Michelle Jorge evocou a visão dos membros fundadores da federação, criada em 7 de dezembro de 1981, e sublinhou que aquela noite era uma forma de celebrar o trabalho desenvolvido pela organização ao longo dos anos na comunidade, junto de empresários e profissionais luso-canadianos, mas também na ajuda aos estudantes lusodescendentes, através do programa de bolsas de estudo.
O ministro das Finanças do Ontário, Charles Sousa(à esquerda), um dos oradores da noite, juntamente com Armindo Silva, primeiro presidente da FPCBP e um membro fundador, recordou que estamos a celebrar este ano os 35 anos da FPCBP, mas também o 150º aniversário do Canadá, sem esquecer o pioneirismo e a influência portuguesa no norte da América, que vem de longe.
Sousa deixou ainda uma mensagem de incentivo aos estudantes, para que eles prossigam os seus estudos académicos, fazendo bom uso das bolsas de estudo, de modo a contribuir para o fortalecimento da voz portuguesa no Ontário e no Canadá,
Na gala, foi ainda apresentada uma revista comemorativa dos 35 anos da FPCBP.