Tour for Humanity
MPP Cristina Martins lança iniciativa em escola católica da área de Davenport
Por Luis Aparício | Portal DISCOVER
Foto: (da direita) Cristina Martins, Frank D’Amico e Manuela Sequeira, e os vários alunos no interior do autocarro Tour for Humanity
Um grupo de estudantes, do quinto ao oitavo anos de escolaridade, teve oportunidade de aprender sobre a vida do diplomata português, Aristides de Sousa Mendes, conhecer as histórias de vários heróis que arriscaram as suas vidas em prol da humanidade e entender melhor os horrores por trás do Holocausto da Segunda Guerra Mundial.
Esta foi uma aula diferente, integrada no projeto Tour for Humanity que a deputada provincial Cristina Martins, a coanfitriã do evento, lançou pela primeira vez, na manhã de segunda-feira, na escola católica St. Clare (ensino básico), localizada no seu círculo eleitoral de Davenport, em Toronto.
Há mais de um ano que a membro do parlamento provincial (MPP) vinha a trabalhar com o Friends of Simon Wiesenthal Center for Holocaust Studies (FSWC) para que o autocarro Tour for Humanity viesse até Davenport e pudesse incluir este pedaço da história no currículo.
Alunos aprendem sobre o Holocausto e Aristides Sousa Mendes
Uma variedade de temas e tópicos são explorados no autocarro Tour for Humanity, incluindo racismo, preconceito, Holocausto, genocídio universal, heróis do mundo real, entre outros. Questões atuais de cyberbullying (assédio virtual) e exemplos de intolerância também são discutidos.
Cristina Martins, recebida pela diretora da escola católica, a luso-canadiana Manuela Sequeira, lembra que ela representa um grande número de estudantes lusodescendentes, pelo que achou que seria muito importante aquele autocarro passar por Davenport.
Segundo a MPP, outras escolas já aceitaram o convite, permitindo que mais alunos possam saber mais sobre aquele período negro da história da humanidade e compreender o papel do diplomata Aristides de Sousa Mendes, o primeiro português a ser reconhecido como “Justo entre as Nações” pelo Yad Vashem, o Instituto da Memória da Shoah/Holocausto, em Jerusalém, em 1967.
Mensagem de Louis-Philippe Menes
Aos alunos, Cristina Martins leu uma mensagem de Louis-Philippe Mendes, neto de Aristides Sousa Mendes, a viver em Montreal, onde este observa que a Tour for Humanity é uma ótima iniciativa para lembrar a cada um de nós a importância de enfrentar corajosamente uma situação quando é mais difícil de o fazer.
Frank D’Amico, vice-presidente da direção escolar católica (Trustee Ward 6) e Luís Barros, Cônsul-geral de Portugal em Toronto, estiveram bem atentos a uma apresentação feita por Elena Kingsbury do Simon Wiesenthal Center for Holocaust Studies.
Esta incluiu um vídeo com duas partes, uma a explicar o Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial, e uma outra sobre alguns dos heróis mundiais que arriscaram as suas vidas em prol da humanidade, como Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr., ou Anne Frank.
A iniciativa, apresentada pelo Friends of Simon Wiesenthal Center for Holocaust Studies, é uma sala de aula móvel totalmente autossuficiente que educa os alunos num ambiente altamente interativo. A Tour pela Humanidade inspira e capacita os alunos a elevar as suas vozes e agir contra o ódio para fazer do mundo um lugar melhor.
O centro móvel de educação em direitos humanos ensina estudantes, educadores, líderes comunitários e profissionais de primeira linha sobre tópicos de diversidade, democracia e direitos e responsabilidades cívicas canadianos.