Community

Brazil & Portugal  

Community

Faça toda postagem contar com uma estratégia de conteúdo

Por Bruna Lopes

Estratégia

 

Criar conteúdo muitas vezes parece não ter segredo! Você cria o post, posta e espera o engajamento com sua marca acontecer: usuários curtem, compartilham e respondem ao que foi postado.

Mas, reflita sobre essa condição: se você posta algo nas redes sociais ou no seu site, isso verdadeiramente reflete o universo em que você está, certo? Se você tem várias conversas ou histórias nessas postagens, mas elas não se encaixam, o que no fundo você está realmente contando para os usuários que seguem você e compartilham o seu conteúdo? Qual posicionamento de marca você passa com conteúdos que não se completam?

Imagine que suas redes sociais ou o seu site são um livro. No livro, temos capítulos que se complementam para formar uma história. Assim, cada postagem que você faz deveria ser semelhante a um capítulo da história da sua marca ou do seu posicionamento.

Vamos a um exemplo para termos uma ideia mais fácil desse conceito:

Você tem um Pet Shop cujo nome é: “Pets com amor”. Um post com os seguintes dizeres “Banhos e tosas com até 50% de desconto” seria um bom capítulo para o seu livro, ou melhor, para a sua postagem? NÃO!

E se o texto for mais contextualizado com a sua marca como este: “Para que o seu Pet fique feliz e com todo o amor do mundo para lhe dar, os banhos e tosas do Pets com amor, estão com 50% de desconto! Seu bichinho vai amar”.

E se houvesse um texto de chamada nas suas redes, ele poderia escrever mais um capítulo do seu livro? SIM! Veja um exemplo: “Crianças que possuem contato com animais de estimação são mais felizes e amorosas. Leia o nosso artigo!”. Um conteúdo como esse tem tudo haver com o posicionamento de marca que você quer transmitir ao ter no nome da sua empresa “Pets com amor”!

Veja que os posts corretos relacionam-se com o amor entre o dono e seu bichinho, por mais que eles tenham estratégias de persuasão, apontando descontos, os posts possuem a essência da empresa e seu posicionamento de marca. Posts que não combinam com a marca são aqueles em que o conteúdo parece muito disperso e fora de contexto.

Todo conteúdo precisa de uma ancoragem em uma história maior. Isso mantem seu conteúdo formatado dentro dos valores que você quer passar para as pessoas através da sua marca.

Sem estratégia, seu conteúdo pode confundir o seu público, afetando a imagem e a credibilidade da sua marca. Além de afetar a sua marca, conteúdos genéricos e amplos demais, dispersam a atenção do seu leitor, tirando o foco do que você realmente gostaria que a sua mensagem transmitisse. Conteúdos focados ajudam e muito também os mecanismos de busca ranquearem a sua empresa, otimizando a busca dos usuários.

A estratégia de conteúdo valida e garante que os usuários compreendam o que sua marca acredita e apoia, exclui postagens que não agregariam valor algum à marca e garante que seu conteúdo seja exclusivo, colocando a sua empresa a frente de muitas outras!

Para fazer uma boa estratégia de conteúdo você não precisa ser um profissional especialista nisso. Você precisará apenas parar e pensar quais são realmente seus objetivos com a sua empresa, como gerenciar a criação desses conteúdos e delegar. Para medir se as estratégias funcionaram, você precisará elencar parâmetros que medirão o sucesso dessa estratégia.

Conteúdo não se resume a texto! Podemos ter boas estratégias a partir da criação de uma boa imagem, um vídeo simples, um infográfico, entre outros.

As temáticas de conteúdo também variam. Você pode explorar, por exemplo, conteúdos de curadoria, ou seja, noticias do segmento que agregam à sua marca; ou também artigos que eduquem o seu público em uma etapa antes dele considerar o seu produto como solução; ou você pode criar vídeos institucionais que reforçam o seu posicionamento de marca e que seja também um valor em comum à “tribo” que você trabalha e se envolvem.

Veja abaixo algumas etapas importantes na preparação da estratégia de conteúdo:

Etapa 1) Examine seus valores de marca, objetivos da empresa e pontos fortes;
Etapa 2) Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo em relação a estratégia de conteúdo;
Etapa 3) Pesquise seu público-alvo. Pense quais são os hábitos desse público, suas principais dores e ansiedades. Pense na dor do seu publico, seus interesses e preocupações. Pense então em quais são os valores da sua marca, os seus objetivos, os pontos positivos. Compare também os seus principais competidores: o que eles estão fazendo? Como superá-los?
Etapa 4) Defina um objetivo: você se importa mais com engajamento, crescimento da comunidade ou conversões? O que traz resultados reais para você?
Etapa 5) Tenha variáveis: defina quais variáveis relacionam com os objetivos da sua marca. Ex.: tipo de conteúdo, temas, tom de voz, formato, palavras-chave, etc;
Etapa 6) Pense em como o conteúdo e as variáveis atingem o objetivo da sua empresa.;
Etapa 7) Após publicado, certifique-se que o conteúdo está realmente atingindo os seus objetivos estratégicos e está refletindo para as pessoas o seu valor como marca.

Agora que você entendeu como funciona uma estratégia bem feita de conteúdo, que tal começar a repensar a forma que você dialoga com o seu publico para se destacar da concorrência?

Bruna Lopes

Fundadora, Diretora de Criação e CEO da Agência Vetta, estúdio de design e marketing digital situado em Belo Horizonte.

Veja também