Canada

Canada

CANADÁ: 4 parques nacionais com trilhas de hiking para visitar até o final do Outono

Conheça os parques com paisagens deslumbrantes nesta fall season

Por Deborah Matos | 4 de novembro de 2022

Essa é a época de observar as paisagens naturais transformadas pelas cores vibrantes características dessa época do ano. Os tons das folhagens, que variam entre amarelo a marrom avermelhado, continuam perceptíveis e é um ótimo momento para visitar os parques espalhados pelo país e render belos ‘cliques’.

Para aproveitar a estação, considerada por muitos como a mais encantadora no país, há diversos tipos de programas para realizar enquanto admira as tonalidades quentes difundidas na natureza e o mar de folhas espalhadas pelo chão.

Por isso, que tal escolher um destino especial para visitar até o final de outono em uma das províncias do Canadá? Confira a lista que preparamos com 4 parques nacionais com trilhas de hiking e reúna a família e amigos para um passeio inesquecível.

Nossa sugestão é selecionar o local mais conveniente para você e salvar o restante para futuras viagens de outono pelo país!

Ontário: Lake Superior Provincial Park

Estabelecido em 1994 e localizado às margens do lago de mesmo nome, o maior de água doce do mundo, o Lake Superior Provincial Park é também um dos parques mais extensos de Ontário, e é repleto de maravilhas naturais. Fica situado entre Sault Ste. Marie e Wawa e possui uma dimensão de 1.550 quilômetros quadrados, que se dividem entre acampamentos pitorescos, trilhas incríveis e uma vida selvagem diversificada.

 

   Superior, Awausee Hiking Trail | Photographer: Bob Elliott | Fonte: Ontario Parks

Algo que o torna tão especial, principalmente durante o outono, é o fato do parque ser o ponto de transição entre as florestas de sugar maple, red maple, e yellow birch. Dessa forma, torna-se o cenário ideal para observar as paisagens multicoloridas durante a estação.

Se for possível, nossa sugestão é chegar de carro, pois o parque abrange terrenos em ambos os lados da autoestrada Trans-Canada, em um trecho que é sem dúvida um dos passeios mais belos de todo o país. Ao chegar no destino, caminhe por uma das 11 trilhas pitorescas espalhadas, e aproveite para observar os pássaros. Se tiver sorte, pode conseguir flagrar a população de alces que habita a região!

Sugestão de trilhas de caminhadas:

 Orphan  Trail – Com aproximadamente 5.8 km de comprimento, a Orphan Trail é uma das rotas favoritas da região. Um fato interessante sobre ela é que há poucas árvores no início, mas a vegetação começa a se tornar mais densa à medida em que se avança no caminho. Durante o percurso, é possível avistar praias de paralelepípedos, florestas de bordos, mirantes pitorescos e cachoeiras. Continue o trajeto até chegar a um pequeno lago, e a partir dali você pode subir um morro com vista para o Orphan Lake.

A duração do circuito intermediário é de aproximadamente 1h e 46 minutos.

 Coastal Trail – A Coastal Trail é para quem gosta mesmo de uma aventura. Com cerca de 65 km de extensão, é uma rota desafiadora e leva mais de 16h para ser completada. Para quem é experiente em realizar longas caminhadas, com certeza vale o esforço, pois apresenta vistas espetaculares, incluindo florestas acidentadas, falésias, enseadas e praias rochosas.

Mais informações em: https://www.ontarioparks.com/park/lakesuperior

Quebec: Maurice National Park

Estabelecido em 1970 e com 538 quilômetros quadrados de extensão, mesmo tamanho da ilha de Montreal, o Maurice National Park é famoso por possuir mais de 150 lagos e rios, que contam com cachoeiras e cascatas, e vistas de tirar o fôlego. Fica localizado a apenas duas horas de carro da cidade de Montreal e de Quebec, na região das Laurentian Mountains.

Fonte: Pierre Leclerc Photography (via Getty Images)

O parque oferece diversas opções de programação durante todas as estações do ano, e por isso sempre está fervilhando de turistas, somando mais de 200.000 visitantes anuais. Dentre as atividades mais comuns no local, estão piqueniques, acampamentos, e esportes sazonais, como stand up paddle e canoagem no verão, e cross country skiing no inverno.

Durante o outono, sugerimos fazer uma longa caminhada por uma de suas trilhas, que somam mais de 110 km ao longo do parque, e observar sem pressa as paisagens coloridas ao redor. Chame os amigos ou família e escolha uma opção que atenda às preferências de todos! Veja algumas sugestões com diferentes níveis de dificuldade:

Lac Du Fou Trail – Com 3.1 km de extensão e pouca inclinação, a Lac Du Fou Trail é considerada uma rota fácil e uma boa alternativa para iniciantes e famílias com crianças. O percurso oferece vista para um lago e pode ser feito em aproximadamente 45 minutos, dependendo do ritmo.

Recomendamos iniciar a jornada a partir do estacionamento localizado na interseção Route Promenade, onde há uma área para piquenique.

Boucle du Lac aux Chevaux – Com duração aproximada de 3h 15 min e uma extensão de 10.6km, essa trilha é uma das mais populares do local. Quando comparada com a Lac Du Fou Trail, já exige uma maior experiência e preparo físico, mas oferece vistas magníficas, atravessando diversos lagos ao longo do parque. É bem sinalizada e apresenta mapas por todo o percurso.

Mais informações em: https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/qc/mauricie

British Columbia: Butchart Gardens

Conhecido internacionalmente, o Butchart Gardens é um Sítio Nacional Histórico do Canadá que atrai visitantes desde 1904, chegando a mais de um milhão por ano. Foi planejado por Jennie Butchart, com a visão de transformar o espaço de uma antiga pedreira num magnífico paraíso em forma de jardim, com exibições florais de diversos estilos. Está localizado na Península de Saanich, a cerca de 21 quilômetros ao norte de Victoria, British Columbia.

Fonte: The Butchart Gardens

A beleza do local pode ser admirada o ano todo, mas fica especialmente mágica no período de transição na coloração das folhagens. Isso porque, além das flores, apresenta uma densa concentração de Maples japoneses, que possuem vibrantes cores durante a fall season. Também é possível ver algumas flores que ainda podem perdurar nessa estação, como as “Belle of Baramera”, de coloração coral e violeta.

Aproveite para visitar os mágicos jardins que ficam ainda mais coloridos nessa época do ano, e percorra a curta trilha de caminhada no local enquanto observa as brilhantes folhas e flores espalhadas pelo trajeto. Veja um pouco mais sobre:

 Butchart Gardens Loop – Sendo a única trilha existente no Butchart Gardens, essa trilha pavimentada com tijolos e pedras apresenta apenas 1.6km, o que a torna acessível para todos. A rota é considerada fácil, e leva aproximadamente 21 minutos para ser completada. Como o local é popular para observação de pássaros e passeios a pé, é comum encontrar outras pessoas enquanto explora. Além disso, há quatro estacionamentos a leste da Benvenuto Avenue, sendo pelo menos dois com espaços acessíveis com corredores de acesso listados.

Mais informações em: https://www.butchartgardens.com/

Alberta: Jasper National Park

Com mais de 11.000 quilômetros quadrados, o Jasper National Park é o maior parque localizado nas Canadian Rockies e é reconhecido pela UNESCO como um dos Parques das Montanhas Rochosas canadenses. É conhecido por ser uma vasta região com vida selvagem abundante, picos majestosos, lagos cintilantes, e geleiras impressionantes.

Fonte: ToDoCanada

Visitantes de todo o Canadá  viajam para conhecer esse local tão especial, embora seja menos popular que o Banff National Park.  No outono, há inúmeras atividades que agradam desde aventureiros a quem busca algo mais relaxante. Além de observar a transformação das paisagens, você ainda pode ter a sorte de ver uma chuva de meteoros e até mesmo a aurora boreal.

Uma sugestão é escolher uma das trilhas espalhadas pelo parque e observar a beleza natural excepcional do local. Veja uma sugestão:

 Valley of the Five Lakes – Com 4.8 km de extensão, a Valley of the Five Lakes é uma trilha moderada que leva aproximadamente 1h e 24 minutos para completar. Tem início numa floresta icônica e intocada e atravessa uma passarela de madeira sobre uma área gramada e pantanosa. Apresenta vista para cinco lagos que são absolutamente belos, com águas em diversos tons de azul e verde.

Mais informações em: https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/jasper

Qual o local desta lista que mais te inspirou para visitar até o final do outono no Canadá? A escolha não é fácil, mas temos certeza que algum atraiu mais a sua atenção. Não se esqueça de nos enviar um email (info@magazinediscover.com )  contando sua experiência.

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de verão da revista DISCOVER está disponível  no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

Deborah Matos

Deborah é publicitária formada há 4 anos, com especialização em estratégia de conteúdo, com foco no meio digital.

Veja também