Community

Brazil & Portugal  

Community

Atraia o seu consumidor com uma boa história!

Empreendedorismo e Marketing 360 Graus por Bruna Lopes

storytelling-1

Você já ouviu falar em Storytelling? Esse nome se dá a arte de contar boas histórias e isso funciona tanto em pequenas ações no seu dia a dia quanto no modo de fazer com que os clientes prestem atenção no seu negócio.

Você tem uma boa história sobre o seu negócio? Se não, não se preocupe. Você só precisa entender o que torna o seu negócio especial!
Imagine um empreendedor chamado Armando. Ele é dono de um petshop e doa parte do seu faturamento para o abrigo de animais.

Qual é a melhor abordagem para contar a história do Armando?
“O meu petshop Dog&Cat vende de tudo para cães e gatos. Oferecemos conforto e qualidade para o seu bichinho de estimação.”

ou

“O petshop Dog&Cat surgiu da minha paixão por animais. Assim que abri a loja, comecei também a fazer doações para um abrigo de animais com parte dos lucros. As vendas que acontecem no petshop ajudam a salvar os animais.”
Se você escolheu a abordagem 2, parabéns! Você entendeu o que é contar uma boa história. A segunda abordagem mostra que existe um lado social em cada venda, em vez de simplesmente tentar vender o produto.

Então quais são as formas de explorar a história do seu negócio? Através de duas formas: experiência pessoal e propósito maior.
Experiência pessoal explora momentos que funcionaram como alavanca para você resolver abrir o seu negócio. Já o propósito aborda um objetivo mais amplo, como “mudar o mundo”.

Vamos entender melhor como funciona isso por meio de exemplos.

the-Art-of-Storytelling

Experiência pessoal 

 A empresa de tecnologia Filip, foi fundada por Eduardo em 2009 e produz relógios capazes de avisar os pais onde seus filhos estão. O nome “Filip” veio por causa do filho do fundador que se perdeu um dia em um shopping center. A situação da angústia de ter o seu filho perdido em um shopping lotado o inspirou a criar a empresa. Eduardo compartilha essa história com seus clientes contando-a na missão da empresa. Nas campanhas institucionais e publicitárias, ele usa fotos de pais com filhos para chamar a atenção do principal público-alvo.

Essas ações que contam a realidade, tornam a empresa e os serviços mais humanos e não apenas tecnológicos.

Propósito maior

A empresa KIND Consultoria quer tornar aos poucos o mundo em um lugar mais gentil. Para que isso aconteça a empresa inspira as pessoas a agir de modo gentil, através de um movimento criado por eles chamado #moviventokind. As ações do movimento ajudam pessoas e empresas a colocar em prática ideias que tenham um alto impacto social, por meio de incentivos mensais.

Empresas que contam histórias

A Filip começou com uma experiência pessoal e a Kind com um propósito maior. As duas se destacam e chamam a atenção justamente porque contam histórias e envolvem pessoas.

Desenvolva sua história e leve em conta algumas coisas: as melhores histórias são recheadas de detalhes, mostram jornadas pessoais e não focam apenas nas tendências e palavras da moda.

Histórias de negócios podem ter experiências pessoais e um propósito maior, mas é mais fácil escolher uma delas para criar a sua. Entenda o que é melhor para você, crie a sua e divulgue!

Fonte de pesquisa: Primer

Bruna Lopes

Fundadora, Diretora de Criação e CEO da Agência Vetta, estúdio de design e marketing digital situado em Belo Horizonte.

Veja também