O mundo está mudando e você pode estar falindo
Inovar para acompanhar as mudanças
Empreendedorismo e Marketing 360 Graus por Bruna Lopes
Muitas empresas desaparecem do mercado por não acreditarem que o mundo e os serviços estão em transformação e que é preciso inovar para acompanhar essas mudanças. A causa da falência, muitas vezes descrita pelos empresários que já passaram por isso, está relacionada a diversos fatores, mas principalmente a redução das vendas, consequência da sazonalidade do mercado e/ou aumento da concorrência.
A capacidade de apenas reagir às ações (e nunca de agir) do mercado, que ocorrem no ambiente empresarial, principalmente por parte da diretoria, são consequência da negligência em ações estratégicas ou até a falta de capacidade para gerenciar essas ações. A estagnação (ou melhor, permanecer e se adaptar à zona de conforto das vendas que ainda “pingam” na empresa) atrapalha a análise do futuro para ações de antecipação a mudanças nos produtos e serviços. E essa pode ser a verdadeira causa do desaparecimento dessas empresas.
Estar apto e aberto a mudar os planos de uma organização é essencial, principalmente hoje em dia em que a internet potencializou a velocidade do avanço da tecnologia que favorece o encontro de soluções inovadoras.
Um exemplo clássico da falta de decisões e de rumos equivocados tomados é o caso da Kodak, que insistiu em ficar com um pé no passado de um mercado em que ela era líder. A marca já havia percebido um cenário promissor com a fotografia digital, teve tempo de se atualizar, mas insistiu em não modificar o seu modelo de negócios baseado em filmes e fracassou arduamente!
Mas afinal, o que a derrota da Kodak tem a ver com o seu negócio?
O fracasso da Kodak se encaixa no conceito de tecnologia disruptiva, termo utilizado para se descrever uma inovação tecnológica de produto ou de serviço que vem para derrubar um produto existente e dominante no mercado. Os diretores da Kodak acreditavam que a fotografia digital não era uma ameaça, uma vez que as câmeras digitais eram relativamente caras e para imprimir fotos era necessário impressora com papel especial e computador e todo esse aparato digital era muito caro para um consumidor.Infelizmente esse pensamento levou a empresa para o buraco em apenas 5 anos pela resistência a adaptar seus produtos a tecnologia digital e inovar para um modelo de consumidor que iria surgir.
Se as vendas do seu modelo de negócio já não são como eram antigamente e as ações de marketing tradicionais não surtem mais efeitos, pode ser que sua empresa esteja passando por um “momento Kodak” e você ainda não tenha percebido.
A inovação pode ocorrer de algo que se inicie do zero ou de transformação de uma solução existente, por meio da adaptação de uma tecnologia, serviço ou produto em uma solução mais eficaz. Mas para que isso aconteça, é necessário mais do que estar atento às tendências de mercado e agir rápido.
Selecionamos algumas atitudes para que sua empresa não tenha o momento Kodak:
1- Observe como a comunicação com o seu cliente mudou
Ter um produto novo ou adaptar o seu serviço a um novo modelo de negócio não é o bastante para o sucesso da sua empresa. Entender o seu consumidor e saber como e o momento certo para se comunicar com ele é essencial. Hoje, ser referência em termos de conteúdo no ramo da empresa, divulgar estrategicamente essas informações, ter um site bem posicionado nas buscas do Google e, por fim, aplicar as estratégias de Inbound Marketing têm trazido significativo resultado para muitas empresas que identificaram a mudança do comportamento do consumidor/cliente.
2- Pense o que pode destruir a sua empresa
Pensar em soluções que podem destruir o seu negócio futuramente é uma maneira eficaz de se antecipar a possíveis disrupções que o seu produto ou serviço poderá ter.
3- Esteja aberto a mudanças
Essa pode não ser uma tarefa realmente fácil, principalmente quando o modelo de negócios aparenta rentável em seu formato mais tradicional. Esteja realmente aberto a todas as opções sugeridas para mudanças, mas claro, filtrando aquelas que realmente façam sentido ao seu negócio. Sábias as palavras de Leon C. Megginson:“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
4- Pense holisticamente
Pensar no funcionamento dos setores da empresa de forma equilibrada permite que nenhum dos setores seja negligenciado. Por mais que a diretoria tenha uma forte vontade quanto às mudanças, setores que poderiam ser dispensados possuirão a mesma força para agir e contra argumentar uma decisão estratégica que pode estar sendo tomada de forma errada.
5- Faça um fluxo contínuo de ações que visem o presente e o futuro da empresa
O fluxo de tomada de decisões no ambiente empresarial deve envolver 3 ações.
• Ações que visem o presente (continuar no processo de produção atual para que a empresa se mantenha no mercado);
• Ações de percepção, que se resumem em estar atento ao mercado para reagir no momento adequado;
• Ações que visem à antecipação (inovação) e consequente liderança.
6- Esteja atento às informações do mercado
Existem hoje inúmeras ferramentas e empresas que ajudam o empreendedor a entender o mercado, por meio do cruzamento de dados e compressão dessas informações. Utilizar o feeling empresarial e saber quais as informações que devem ser analisadas e cruzadas permitem que você inove.