Brazil

Brazil

Workshop mostra o Brasil como ponto de entrada na América Latina

LatAm Startups

Por José Francisco Schuster

Mais de 60 interessados compareceram ao workshop “Brasil como ponto de entrada na América Latina”, realizado em 21 de fevereiro em Toronto pela LatAm Startups (www.latamstartups.org), uma empresa sem fins lucrativos dedicada a fornecer mentoria e “soft landing” no Canadá a start ups latino-americanas e a apresentar o mercado latino a empresas canadenses. Na palestra principal, a CEO da LatAm Startups, Miryam Lazarte, apresentou uma pesquisa de mercado sobre o setor de tecnologia brasileiro e as oportunidades para as empresas de tecnologia canadenses.

Economia brasileira

Em suas alocuções, tanto o cônsul-geral adjunto do Brasil em Toronto, Ademar Seabra da Cruz Junior, como o presidente da Federação de Negócios Canadenses-Brasileiros (FCBB), Sérgio Frias, destacaram os números expressivos da economia brasileira no contexto latino-americano e mundial, apesar dos percalços políticos e econômicos enfrentados pelo país.

Na segunda parte do workshop, os participantes puderam transitar por sete mesas de mentoria: relações comerciais Canadá-Brazil, com Nina Garcia, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC); entrada no mercado e desenvolvimento de negócios, como Sérgio Frias, presidente da FCBB; consultoria em IT, agritech e marketing digital, com Adriano Gritti; comércio e desenvolvimento de negócios, com Maria Carolina Hack, da GC5 Trading Ltd; a barreira da linguagem, com Sidneia Santana; aspectos legais dos negócios, com a advogada Patricia Pereira; e marketing digital e estratégia de produto, com Caio Andrade.

Culinária brasileira

No intervalo, os integrantes do workshop puderam deliciar-se com a culinária brasileira. O restaurante Stop BBQ Chicken levou uma grande variedade de salgados e doces. A “Tapioca Brasil” estava sendo preparada na hora, em vários sabores. Até brasileiros foram surpreendidos ao encontrar baru, uma semente típica do cerrado que é um superalimento. As bananadas da Ipanema Valley também foram igualmente muito disputadas.

A LatAm Startups prepara agora sua conferência anual, no próximo verão, e uma viagem de canadenses a incubadoras brasileiras, que deve ocorrer em novembro.

José Francisco Schuster

Schuster é jornalista há 30 anos. Ele escreve um blog sobre a comunidade brasileira no Canadá.

Deixe o seu comentário!

*

Veja também