Portugal

Portugal

Encontro do Presidente de Portugal Marcelo Rebelo com o Primeiro-Ministro canadense Justin Trudeau

A pauta do encontro teve como destaque especial a análise da situação política internacional, que continua marcada pela agressão da Federação Russa à Ucrânia.

Por Leila Monteiro Lins | Fotos cedidas pela Embaixada de Portugal no Canadá | 16 de setembro 2023

O Presidente da República de Portugal reuniu-se na sexta (15/9) com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em Toronto, no terceiro dia da sua visita oficial ao Canadá, com um programa dedicado às comunidades emigrantes portuguesas neste país.

Segundo uma nota da Presidência da República, este encontro de trabalho de Marcelo Rebelo de Sousa com Justin Trudeau destina-se a “discutir a agenda bilateral nos mais variados domínios, bem como efetuar uma aprofundada análise da situação política internacional, que continua marcada pela agressão da Federação Russa à Ucrânia”.

Exposição ’70 Anos da chegada dos portugueses ao Canadá’

Em seguida ao encontro com Justin Trudeau, Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou uma exposição sobre os 70 anos da chegada ao Canadá dos primeiros emigrantes portugueses oficialmente registados, no Metro Hall (de 11 a 22 de setembro), e terá um encontro na Universidade de Toronto com professores e estudantes sobre a língua portuguesa.

Em 1953, a emigração portuguesa aconteceu na sequência do estabelecimento de relações diplomáticas formais entre os dois países, em 1952.

Lançamento da primeira pedra do ‘Magellan Community Centre’

A Magellan Community Foundation, que está sendo construído num terreno de 4,750 metros quadrados na 640 Lansdowne Avenue, em Toronto, terá um custo aproximado de 84,1 milhões de dólares – tendo financiamento de fundos federais, subvenções, uma hipoteca e doações da comunidade e associações.

Segundo explica o presidente do Conselho Administrativo da Magellan Community Foundation, “este projeto é comunitário, entretanto tem duas vertentes. A primeira delas é a habitação acessível para as pessoas de baixa renda. A segunda são os cuidados prolongados que serve como um hospital. Ele terá cerca de 265 camas”.

Sobre as pessoas de outras etnias, Manuel da Costa esclarece: “Obviamente não podemos excluir ninguém, porque isso é contra a lei. Quando as pessoas de outras etnias souberem que a cultura dentro do prédio é portuguesa, provavelmente vão querer escolher um local que da sua própria etnia.

PROGRAMAÇÃO (15 a 17 de setembro):

Encontro com Primeiro-Ministro Canadense, Justin Trudeau.

Inauguração da Exposição sobre os 70 anos da chegada dos Portugueses no Canadá (Metro Hall)

Visita à Universidade de Toronto e conversa com os alunos

Lançamento da primeira pedra da construção do ‘Centro Magellan”

Visita à Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto

Visita à LIUNA (maior sindicato da Construção civil da América do Norte).

Encontro e jantar com a Comunidade Portuguesa em Toronto

Passagem pelo mural de Vhils em Little Portugal

Visita ao Luso-Canadian Charitable Society

——–

*Clique     aqui     e assine nossa Newsletter.

A Edição Primavera-Verão da revista DISCOVER está disponível em nosso site:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

 

 

 

 

 

Leila Monteiro Lins

Leila tem mais de 35 anos de experiência em jornalismo e marketing. Em abril de 2010, ela fundou a revista DISCOVER no Canadá. Anteriormente impressa e distribuída duas vezes ao ano, a revista mudou para seu novo formato digital em outubro de 2020, facilitando a disponibilidade online na versão de bolso

Veja também