Community

Brazil & Portugal  

Community

Top7 comunidades inteligentes globais de 2021

Grupo de finalistas inclui comunidades da Austrália, Brasil, Canadá, Rússia e Vietnã

Por LuisAparício | 30 de julho de 2021

O Intelligent Community Forum (ICF) nomeou as 7 principais comunidades inteligentes de 2021, num anúncio feito durante a conclusão de uma conferência virtual de três dias com o tema From Recovery to Prosperity, em junho.

A 19.ª lista anual do Top7 inclui cidades e distritos da Austrália, Brasil, Canadá, Rússia e Vietnam. Um dos sete finalistas será distinguido como Comunidade Inteligente do Ano na cimeira do ICF em outubro, uma conferência novamente virtual por causa da pandemia da COVID-19.

O co-fundador do ICF, Lou Zacharilla, saúda o “grupo diversificado de cidades e vilas de todo o mundo no Top7” e destaca que todos têm usado, ao longo dos anos, o método do ICF e trabalhado com outras Comunidades Inteligentes como mentores, com um objetivo específico de alcançar esse estatuto.

Parque Barigui, Curitiba, Paraná, Brasil

As 7 principais comunidades inteligentes de 2021 são:

  • Binh Duong Smart City, Vietnã
  • Curitiba, Paraná, Brasil
  • Langley Township, Colúmbia Britânica, Canadá
  • Mississauga, Ontário, Canadá
  • Moscovo, Rússia
  • Townsville, Queensland, Austrália
  • Winnipeg, Manitoba, Canadá

Duas das Comunidades Inteligentes do Top7 deste ano apareceram na lista Top7 em anos anteriores: Moscou, em 2017, e Winnipeg, em 2016 e 2018.

Binh Duong Smart City, Curitiba, Langley Township, Mississauga e Townsville contabilizam a primeira presença como comunidades no Top7. Binh Duong Smart City é a primeira comunidade do Vietnam a aparecer na lista do Top7, enquanto que Curitiba é a segunda comunidade do Brasil (Rio de Janeiro figurou no Top7 em 2015).

 

Em comunicado, Bonnie Crombie disse que “este é um marco significativo para Mississauga” que aproveitou a sua conectividade para apoiar muitos setores, incluindo pequenas empresas, instituições educacionais e a indústria de ciências da vida.

 

 

A presidente da Câmara Municipal acrescentou que “estamos focados no futuro da alta tecnologia desta cidade à medida que continuamos a atrair novos negócios e investimentos, e esperamos evoluir como uma comunidade inteligente”.

Em março de 2021, o ICF selecionou Mississauga como uma das Comunidades Inteligentes Smart21 do ano. “Agora estamos entusiasmados por estar entre as 7 melhores comunidades do ano”, sublinhou Shawn Slack, Diretor de Tecnologias da Informação e Chief Information Officer (CIO).

Para Slack “esta é a prova de que Mississauga está realmente a destacar-se como uma cidade inteligente para todos – uma que se concentra na inovação digital, acessibilidade e transparência”.

O Intelligent Community Forum (www.intelligentcommunity.org), com sede em Nova Iorque, é um movimento global de 180 cidades, regiões metropolitanas e distritos com um grupo de especialistas no seu coração e uma missão de tornar a “cidade natal” de todos num ótimo lugar para viver e trabalhar.

 

Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.

 

Leia aqui a mais recente edição da DISCOVER. A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.

Luis Aparício

Luis é jornalista freelancer. Ele colabora com jornais, revistas e grupo de notícias online em Toronto.

Veja também