Community

Brazil & Portugal  

Community

Pare de comparar o Brasil com o Canadá

 

Por Fábio K. Guimarães | Published 27/04/2018

Deixar a Pátria Amada pode ser o sonho atual de muita gente, mas a verdade é que não é nada fácil chegar à uma decisão como essa. Por mais racional que você seja, ter que abdicar do lugar onde você nasceu e cresceu para poder ter uma vida com mais qualidade, dói! E dói muito!

Dói, porque no íntimo, todos nós gostaríamos que o Brasil estivesse melhor. Dói porque temos que deixar muitas pessoas que amamos e um pedaço importante da nossa história.

Brasil X Canadá

Então, para que a gente consiga encarar essa dor com menos sofrimento, começamos a comparar o Brasil com o Canada. Começamos a super valorizar as coisas boas que temos no Canada, e direcionar todo o nosso foco, às vezes até exagerando, para as coisas ruins que temos no Brasil. Então, só falamos bem do Canada e obviamente, só falamos mal do Brasil.

Entenda que isso é um mecanismo de defesa de um coração machucado, que foi obrigado a deixar sua pátria em busca de uma vida melhor. É como se estivéssemos tentando convencer nosso ser de que fizemos a coisa certa. Racionalmente, entender essa decisão é obviamente muito fácil para qualquer brasileiro, mas emocionalmente, não.

Nem tudo são Flores

A vida continua e depois de alguns anos morando no Canadá, a gente percebe que nem tudo são flores. Além do desafio de um outro idioma e uma outra cultura, muitas pessoas, em certas ocasiões, se submetem a recomeçar a vida em uma profissão totalmente diferente da sua carreira no Brasil. Essa desconstrução de identidade geralmente não é nada fácil e também dói. E então, de vez em quando, no intimo da nossa alma, baixinho, nos perguntamos: Será que eu volto? Será que um dia eu poderei retornar para o Brasil?

Então a dor recomeça, e o que temos que fazer? Novamente focar toda nossa atenção às piores coisas que existem no Brasil. Focar a atenção na política, na violência e em tudo que nos aterrorizar para podermos ficar novamente em paz, aqui no Canada.

Convite e alerta

Mas hoje, eu gostaria de lhe fazer um convite e também um alerta. Pare de comparar! Se você refletir, a comparação é uma das sementes da depressão. A alma adoece quando se percebe em uma posição que julga inferior, comparada à outra que julga superior.

Toda e qualquer comparação, seja lugar ou pessoa, na verdade não trás nenhum benefício. Cada lugar é único e tem seus prós e contras! Cada pessoa é uma pessoa e tem sua própria beleza e suas próprias questões.

Acredite, as nossas escolhas podem ser feitas sem a necessidade de nenhuma comparação, mas através do olhar de quem enxerga sempre o melhor. Essa é a única forma de nos sentirmos inteiros, tendo o melhor do Brasil e o melhor do Canada!

 

Fábio K. Guimarães

Fábio é terapeuta holístico, mestre de reiki nos sistemas Usui, Tibetano e Karuna Reiki® certificado pelo The International Center for Reiki Training (ICRT), Bach Flower Practitioner e pelo Bach Institute de Londres.

Veja também