Fernando Pessoa dá nome a parque
Lançamento da primeira pedra do “Pessoa Park” em Davenport
Por Luis Aparício
A cidade de Toronto vai, em breve, ter mais um espaço de lazer para as pessoas poderem usufruir, depois do lançamento da primeira pedra do “Pessoa Park, o novo parque que vai nascer no cruzamento da Dufferin Street e Peel Avenue.
O presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory, regressado de uma viagem a Chicago, juntou-se à vereadora municipal para o Bairro 18 (Davenport), Ana Bailão, para a cerimônia formal, realizada ao final da tarde de quinta-feira.
“Este parque mostra as coisas boas que temos feito na cidade”, disse Tory, elogiando o trabalho de Bailão e o papel importante que os residentes da área desempenharam na visão e design do novo parque da cidade e na escolha (unânime) do nome de “Pessoa Park”.
“Um parque que vai beneficiar a minha área, mas com um toque muito especial, porque tem um nome muito especial”, observou Ana Bailão.
Para a luso-canadiana, isso demonstra, por um lado, o reconhecimento da nossa comunidade, e, por outro, demonstra a sensibilidade, o reconhecimento e o querer conhecer mais das várias comunidades que compõem a cidade de Toronto.
Pessoa significa “person” em português, destacando o papel do parque como espaço de encontro da comunidade e a rica herança portuguesa no bairro. Pessoa também é o nome de um dos mais famosos poetas portugueses, Fernando Pessoa.
O parque ficará dotado com uma praça pública com jatos de água, bancos, espaços verdes e com acesso à futura extensão do West Toronto Railpath.
A construção do novo parque está programada para começar no mês de julho, com as obras a ficarem concluídas no final do ano.
O novo espaço para o parque faz parte do projeto de um condomínio no número 11 da Peel Avenue, mas está situado no lado oeste do terreno municipal, no número 405 da Dufferin Street.
O projeto tem um orçamento de 2,1 milhões de dólares, verba disponibilizada pelo promotor imobiliário, a Streetcar Developments.