Community

Brazil & Portugal  

Community

Adeus ano velho

Deixe para traz tudo o que não foi positivo

Vida e Carreira por Vânia Goulart

GoodBye2016

Vamos começar pelo título: dar adeus a este ano todos querem, um ano de fato difícil. Muitos fatos lamentáveis, dados de uma estatística muito pesada. Índices alarmantes de desempregos, chegando a 32%, demissões em massa até nas áreas em que o emprego parecia seguro. O plano de demissão incentivada do Banco do Brasil veio neste fim de ano para encerrar o pacote de surpresas desagradáveis. Tenho recebido muitas solicitações de ajuda, pessoas em busca de entender e tentar buscar outra saída para sua vida. Subiram muito os índices de depressão. É preciso, enfim, realmente fazer algo.

Dar adeus a um ano velho vai se tornando cada dia mais desejado, pois há esperança de se olhar para um novo futuro, uma nova perspectiva. A esperança é uma força que move você. Dar adeus ao ano velho é deixar para traz tudo que não foi positivo e virar a página com um olhar novo, com tendências positivas.

Dê adeus também a tudo o que não o ajuda a crescer

A psicologia positiva traz a perspectiva de um olhar, positivando o que funciona, valorizando o que deu certo e o que trouxe prazer e harmonia a sua vida. Meu convite neste fim de ano, véspera de Natal, é que você possa dar adeus a tudo que (te) o incomoda, tudo o que fez e não gostou. Faça uma lista de tudo o que realizou de bom, de todas as conquistas. Busque escrever e defina começar o novo ano repetindo tudo o que tiver na lista. Procure se lembrar de tudo, não fique buscando grandes atividades, vale um café com um amigo, uma visita a um novo lugar, vale conhecer uma pessoa nova. As pequenas ações passam muitas vezes despercebidas. Coloque foco e repita quantas vezes quiser. Essa tarefa trará energia para sua vida nova.

2017-HR

Ano novo, vida nova!

Mas com a manutenção de tudo que foi positivo, potencializando o que deu certo, escolhendo o que e quem o faz bem. Escolha dar adeus não só ao ano velho, mas também a tudo que não o ajuda a crescer. Dê adeus às crenças limitantes, às pessoas que não o valorizam. Dê adeus ao emprego no qual você não consegue usar seus pontos fortes.

Em seu estado pleno de harmonia e boas energias, escolha, antes de tudo, você mesmo e potencialize os momentos felizes.

Aproveite sua vida!

Vânia Goulart

Vania é psicóloga formada pela UFES, mestre em Administração Estratégica, especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho. Coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta.

Veja também