Luso Peel recebe 530 mil dólares
Novo centro da Luso Canadian Charitable Society recebe importante ajuda financeira
Por Luís Aparício & Leila Monteiro Lins
O Luso Peel Support Centre, que vai servir as comunidades de Mississauga e Brampton, recebeu mais uma importante ajuda financeira, depois da entrega de dois cheques, na manhã de quinta-feira, dia 3 de novembro, no valor total de 530 mil dólares.
Jack Oliveira, Business Manager da LIUNA Local 183, procedeu à entrega dos cheques à Jack Prazeres, presidente da Luso Canadian Charitable Society, organização que tutela os centros de apoio de Toronto, Hamilton e agora o novo centro para a área de Peel, que deverá começar a funcionar a partir de janeiro de 2017.
No anúncio, na sala principal da Local 183, em Toronto, Oliveira fez-se acompanhar por todo o seu executivo, e ainda por Joel Filipe, presidente da CCWU e Vítor Ferreira e Luís Torres, membros da Canadian Construction Council of Unions (CCCU).
Entrega do primeiro cheque de 100 mil dólares
O líder sindical explicou que um primeiro cheque de 100 mil dólares é resultado da generosidade dos membros da Local 183, que na última reunião mensal aprovaram um valor de dois dólares por sócio. Uma resposta direta à Maratona Radiofónica e Televisiva, iniciativa de solidariedade promovida pela Luso Charities, em conjunto com a CIRV RÁDIO e FPTV, no passado mês de outubro, que significou uma angariação de mais de 400 mil dólares.
Segundo cheque: 430 mil dólarees
O segundo cheque, no valor de 430 mil dólares, é o resultado do envolvimento de vários parceiros da indústria, nomeadamente associações locais, empreiteiros e empresários. Um trabalho de equipa que, observa Oliveira, se traduziu num enorme sucesso.
Com as mais recentes iniciativas, está praticamente cumprido um primeiro objetivo para o novo prédio em Mississauga que passava por assumir um pagamento de entrada (sinal) a rondar o milhão de dólares (incluindo o imposto relativo à transferência do imóvel). O negócio foi finalizado por uma verba próxima dos quatro milhões de dólares.
Fica agora por pagar um montante de três milhões de dólares, com Jack Prazeres a ambicionar liquidar o valor remanescente num período máximo de três a quatro anos.
Com uma área de 17 mil pés quadrados e dois andares, o prédio moderno, localizado no 6245 Mississauga Road, em Mississauga, permite à Luso alargar o âmbito das suas atividades e servir um maior número de clientes. O parque de estacionamento terá capacidade para cerca de 65 lugares.