Community

Brazil & Portugal  

Community

Consulado do Brasil em Toronto retoma o Conselho de Cidadãos

Edital de eleição de representantes será divulgado na primeira quinzena de novembro

Por Rosana Dias Lancsarics

O Consulado-Geral do Brasil em Toronto está se organizando para recriar o Conselho de Cidadãos. O objetivo destacado pela Consul Ana Lélia Beltrame para o retorno do Conselho é o fato do Conselho exercer um papel importante de interlocutor com a comunidade brasileira. “Pode não ser a melhor opção, mas é uma opção que não se pode descartar”, afirma Beltrame.

EDITAL

A divulgação de edital para as eleições dos representantes do novo Conselho de Cidadãos será feita pelo Consulado na primeira quinzena de novembro. O que existe neste momento é um Conselho de Cidadãos provisório, que está cuidando das eleições para o Conselho definitivo e também do projeto de estatutos, que será reavaliado pelos componentes definitivos depois de eleitos.

IMG_2741

 

O Conselho provisório é presidido atualmente pela assistente para assentamento de imigrantes recém-chegados, Suely Anunciação . A embaixadora Ana Lélia Beltrame (foto) faz questão de enfatizar a gratidão do Consulado pelo apoio recebido. “A Suely e o grupo que ela formou estão ajudando muito neste momento de transição do Conselho”, salienta Beltrame.

ELEIÇÃO

Qualquer brasileiro em Ontário poderá organizar uma chapa, criar uma proposta de trabalho e concorrer a uma das 16 vagas que o Conselho contará.

Uma das principais prioridades do novo Conselho, destaca Ana Lélia, “deverá ser a ajuda aos brasileiros em situação de risco social”. Caberá, entretanto, a cada chapa identificar os seus objetivos e divulgá-los para a comunidade. Os brasileiros, no dia da eleição, irão escolher o grupo que oferecer mais benefícios.

Nota: Existem Conselhos de Cidadãos ou de Cidadania no mundo todo, onde estão as comunidades brasileiras. Em alguns países, há ainda uma Associação Nacional dos Conselhos de Cidadãos.

 

Rosana Dias Lancsarics

Rosana é jornalista e Relações Públicas. No Brasil, ela tem trabalhado para empresas como jornal Folha de São Paulo, Revista Exame, Fiat Automóveis e Embraer. No Canadá, a sua experiência inclui as equipes de comunicação de Toronto Pan Am / Jogos Parapan e Prostate Cancer Canadá.

Os comentários estão fechados.

Comentários sobre este post

  1. Acho que se for algo serio e realmente vopltada a dar assistencia e ajudar o cidadao brasileiro, sera de bom grado para todos, O cidadao brasileiro que se encontra no Canada esta totalmente desprovido de qualquer tipo de proteçao e a maioria apesar de nao comentar ou nao entender estao em constante risco social, parabens aos criadores do projeto tomara que vigore.

    Hudson Ramalho

Veja também