UM DIA QUE MARCA O PRIMEIRO OURO BRASILEIRO
Brasil ganha sua primeira medalha de ouro
Com 24 anos de idade, Rafaela Silva, da Cidade de Deus, comunidade carioca, se torna a primeira campeã mundial e olímpica no Rio de Janeiro.
Por Danielle Marinho
O Brasil conquistou o primeiro ouro nesta segunda, dia 8: Rafaela Silva, 24 anos, no Judô, categoria até 57kg. A conquista na categoria veio na final contra Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, que é a primeira colocada do ranking mundial. Os países China, USA, Itália, e Japão já estão no topo da tabela do ranking geral das medalhas. Outro medalhista olímpico, Felipe Almeida, também conquistou recentemente a primeira medalha de prata na modalidade de tiro ao alvo.
“Se a minha medalha puder servir de exemplo para as crianças da comunidade onde eu comecei, já fico muito feliz. A minha vida é um judô. Lutei muito para chegar até aqui e estou feliz pela minha conquista. ” Comenta a medalhista de ouro, Rafaela Silva, que veio da Cidade de Deus, e cresceu no projeto do também ex atleta e medalhista olímpico, Flavio Canto. “Ela entrou no projeto aos cinco anos de idade. É uma medalha da superação”, diz Flávio Canto.
As Olimpíadas começaram no dia 5 de agosto, com uma estonteante e emocionante Cerimônia de Abertura, no Maracanã, que emocionou o mundo inteiro. São 42 modalidades Olímpicas. Em 19 dias de competição, 306 provas valem medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. Os ingressos ainda estão disponíveis online no site https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html
Os fãs do esporte também poderão levar para casa itens exclusivos dos Jogos Rio 2016 através do site de leilão oficial www.leilaooficial.rio2016.com. Serão mais de 20 mil peças de memorabília, que fazem parte de uma história, como artigos usados, pódios, tochas, bolas, entre outros.