Sindicato LiUNA Local 506 reúne cerca de 400 membros no seminário Steward/Foreman 2015
CANADÁ EM FOCO: Integrando a comunidade de língua portuguesa no Canadá. | Embracing the Portuguese community in Canada.
Por Luis Aparicio e Leila Monteiro Lins
O sindicato LIUNA LOCAL 506 realizou no sábado, 31, o seminário Steward/Foreman 2015, uma oportunidade para os responsáveis sindicais informarem os membros sobre pontos importantes dentro do setor da construção.
Joseph Mancinelli, vice-presidente LiUNA Internacional e Gerente Regional para o Centro e Leste do Canadá, e o principal orador do seminário, elogiou o espírito de união dentro da organização sindical e mostrou-se confiante quanto ao futuro, especialmente depois da vitória de Justin Trudeau na eleição federal de 19 de outubro.
Contudo, não deixou de criticar o anterior governo Conservador de Harper por continuadamente ter menosprezado a importância da LIUNA e as coisas boas que os membros fazem diariamente no local de trabalho.
Mancinelli lembrou que o governo de Harper introduziu legislação federal concebida “para abrir as portas à destruição do trabalho sindical organizado no Canadá”, e acrescentou que, ao contrário do que o governo Conservador prometia, a legislação tinha pouco de transparente e justa.
Mancinelli falou ainda da necessidade de se fazer uma revisão do objeto do Ontario College of Trades para evitar “certos problemas que estão a afetar a indústria da construção”.
E alertou os membros da organização sindical para não darem ouvidos a notícias desestabilizadoras sobre o Plano de Pensão, garantido que o dinheiro está a ser administrado e investido de modo apropriado.
O seminário contou várias intervenções, entre as quais as de Kevin Flynn, ministro do Trabalho do Ontário, John Tory e Linda Jeffrey,prefeitos da cidade de Toronto e Brampton, respectivamente, e Jack Oliveira, Business Manager da LIUNA Local 183.
Elie Newman, arquiteto e diretor do Bogdan Newman Caranci Inc., fez uma apresentação sobre o projeto da nova proposta de expansão para o Centro de Formação da LIUNA Local 506, cujas obras deverão arrancar na primavera de 2016.
Houve ainda lugar à entrega dos certificados (classe 2015) e dos Steward/Foreman Awards.