Canada

Canada

A Importância das Carreiras Alternativas

ANO 1 | NÚMERO 2 | 2019

Escolhendo o Caminho Educacional e o Destino Profissional no Canadá

Por Hewton Tavares

Carreiras alternativas são sempre conectadas à profissão de origem de modo a canalizar interesses, valores e habilidades que possam ser transferíveis. No entanto, elas geralmente tendem a ter níveis hierárquicos e salariais mais baixos. Compatilhamos com você as considerações básicas para entender melhor a importância das carreiras alternativas. 

O Caminho Educacional

O início de qualquer jornada imigratória costuma não ser fácil. Existem várias decisões a serem tomadas. No caso específico do Canadá, uma das mais difíceis tem a ver com o investimento (ou não) em um novo diploma ou certificado.

O Domínio do Inglês e/ou Francês

O seu nível de proficiência em inglês/francês, por exemplo, pode não ser alto. Mas a boa notícia é que, dependendo do seu status imigratório, o Canadá oferece o estudo gratuito do inglês ou francês até você atingir a fluência necessária.

A Desvalorização do Diploma Estrangeiro

Muitos empregadores canadenses se mostram receosos em relação às instituições de ensino estrangeiras com as quais não possuem nenhuma familiaridade. Neste caso, é preciso planejar com cuidado qualquer investimento na requalificação profissional. Ou seja,  primeiro identifique as instituições e programas renomados na sua área por aqui.

A Relevância do Conselho Profissional Adequado

É essencial procurar o conselho de profissionais da área, incluindo professores, conselheiros de carreira e trabalho, empregados de colleges ou universidades, mentores, dentre outros. Estas pessoas devem ter conhecimento da realidade educacional do país, particularmente em sua área de estudo. “Entrevistas informacionais” com empregadores em potencial podem trazer informações valiosas também.

Variações no Mercado de Trabalho

Além da escolher a educação mais adequada, é preciso definir com clareza a profissão almejada no Canadá. Leve em conta o mercado de trabalho, que pode variar bastante de um país para outro.  Uma profissão talvez não exista no Canadá ou no seu país de origem. Grandes variações podem também ocorrer por causa de diferenças nas condições de trabalho, perspectiva salarial, uso de tecnologia, dentre outros fatores. Isto pode até acontecer mesmo que o título da profissão seja correspondente em países distintos.

Graus de Regulamentação Profissional

Um outro ponto importante são os diferentes graus de regulamentação das profissões no Canadá.

Elas estão divididas em três categorias distintas:

(1) Profissões regulamentadas dependem de conselhos profissionais para que os indivíduos consigam exercê-las;

(2) Profissões semi-regulamentadas dependem de associacões de certificação profissional voluntárias, ou de cursos/certificados de empresas privadas valorizadas no mercado de trabalho canadense;

(3) Profissões não-regulamentadas abrangem todas as outras profissões que não tenham nenhum padrão de credenciamento definido.

A Escolha de Profissões Alternativas

Se sua profissão de origem é regulamentada no Canadá, o investimento de tempo e dinheiro para integrar-se ao mercado de trabalho canadense pode ser grande. Por isto, a identificação de profissões correlatas em sua área podem ser uma opção bem atraente.

Estas ocupações podem se tornar permanentes para você no Canadá. Ou podem ser apenas profissões temporárias, que lhe permitam ficar em contato com sua área de formação no Canadá. Assim, você talvez possa continuar a exercer algumas habilidades fundamentais enquanto economiza para exercitar uma profissão regulamentada a médio ou longo prazo.

O Vínculo com a Área de Formação

Profissionais da área também podem ajudar na identificação de carreiras alternativas no Canadá. Mas, no final, a decisão é sua. Ou seja, o caminho e o destino profissionais mais adequados a você tem que fazer sentido pra você em primeiro lugar, sejam eles alternativos ou não.

Hewton Tavares

Hewton é pesquisador com mestrado e doutorado em educação pela Universidade de Toronto.

Deixe o seu comentário!

*

Comentários sobre este post

  1. Excelente Texto Hewton Tavares. Parabéns. Também sou residente na cidade de Toronto e fico muito feliz quando encontro pessoas escrevendo e divulgando informações com qualidade e inteligência.

    Aurélio Teixeira
    Reply

Veja também