Canada

Canada

Próximas mudanças no sistema de reciclagem de Toronto

Saiba quais são as alterações para o início do ano que vem

Moradores estão confusos após serem avisados ​​de que verão mudanças no programa Blue Bin de Toronto até o próximo ano. (Cortesia: Prefeitura de Toronto)
DISCOVER | Leila Monteiro Lins | 19 de setembro de 2025

Os moradores de Toronto estão confusos sobre as mudanças no sistema de reciclagem da cidade (Blue Bin Program), que devem começar no início do próximo ano; aqui está o que você precisa saber.

 Quais são as mudanças no sistema de reciclagem?

A partir de 1º de janeiro de 2026, a Prefeitura de Toronto não será mais responsável pela coleta de materiais recicláveis ​​de residências unifamiliares, edifícios multirresidenciais, escolas ou instituições de longa permanência. Em vez disso, uma organização sem fins lucrativos assumirá a tarefa e será totalmente responsável pelos serviços de reciclagem nesses locais.

Alguns moradores já foram notificados das mudanças e estão recorrendo às redes sociais para entender o que elas significam.

No Reddit, um usuário compartilhou a foto de um panfleto anunciando o novo programa blue bin , o que deixou muitos moradores confusos nos comentários.

“Depois de ler isso, fiquei ainda mais confuso”, disse um usuário.

“Isso significa que temos que guardar nossos materiais recicláveis ​​e nos esforçar para levá-los a outro lugar, ou significa que podemos ligar para eles para que venham buscá-los?! Ahhh, não entendi!”, acrescentou outro usuário.

“Desculpe. Li isso duas vezes e realmente não entendi por que precisamos de adesivos”, apontou outro usuário.

 O que os moradores precisam fazer?

O Now Toronto conversou com um porta-voz da Prefeitura de Toronto, que explicou as próximas mudanças.

Como a cidade não será mais responsável pela coleta de materiais da Lixeira Azul de prédios residenciais, o serviço será gerenciado por uma empresa de reciclagem terceirizada, a Circular Materials.

Esta organização sem fins lucrativos auxilia produtores a cumprir as normas de produção canadenses e visa aprimorar os sistemas de reciclagem, sendo responsável por dar continuidade ao processo de coleta seletiva na cidade.

De acordo com um porta-voz da Circular Materials, o serviço regular de coleta seletiva na calçada continuará após a transição, e os moradores não precisam entrar em contato com a nova organização para a coleta.

Mas, a partir de 1º de janeiro, os moradores precisarão entrar em contato com a Circular Materials em vez da prefeitura caso tenham problemas com a coleta e o conserto das lixeiras.

No entanto, a prefeitura ainda será responsável pela coleta de materiais recicláveis ​​em locais comerciais, incluindo instituições, instituições de caridade, organizações religiosas e órgãos e departamentos públicos.

A partir desta primavera, os moradores receberão um adesivo em suas Lixeiras Azuis residenciais, que conterá as informações de contato da Circular Materials.

Os moradores de Toronto que vivem entre a Avenida Steeles e o Lago Ontário, ao sul, e o Parque Victoria, a oeste, e a divisa da cidade de Pickering, a leste, serão os primeiros a ver as mudanças, já que os adesivos para lixeiras devem ser distribuídos nesta área a partir de 20 de maio.

Outras áreas receberão adesivos ainda este ano, e os moradores podem conferir o cronograma completo de distribuição no site da cidade.

Antes e depois que os moradores receberem o adesivo em suas Blue Bin Program, espera-se que eles continuem colocando suas lixeiras na calçada ou em outro local de coleta regular, como de costume, com base em seu cronograma de reciclagem.

 A transição visa reduzir o desperdício

De acordo com um porta-voz da Circular Materials, a mudança no sistema de Lixeiras Azuis de Toronto garantirá que mais material possa ser reciclado e reduzirá significativamente o desperdício.

“Este novo sistema, operado pela Circular Materials, representa a evolução da gestão de produtos para uma economia mais circular, onde os materiais são coletados, reciclados e devolvidos aos produtores para uso como conteúdo reciclado em novos produtos e embalagens. Mais material incorporado à economia circular significa menos desperdício, o que beneficia não apenas os consumidores, mas também o meio ambiente”, disse o porta-voz ao Now Toronto.

A mudança no sistema Blue Bin é resultado de uma nova regulamentação introduzida pelo governo de Ontário em 2021, que determinou a transição do Programa Blue Box da província para a Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR) completa.

O novo programa transfere a responsabilidade para os produtores, tornando-os totalmente responsáveis ​​por operar, financiar e gerenciar a reciclagem de papel, embalagens e outros produtos que fabricam em Ontário.

De acordo com a Toronto Environmental Alliance, a mudança para a EPR traz uma série de benefícios. O programa incentiva mais empresas a produzir menos resíduos e reciclar, potencialmente levando-as a produzir produtos mais duráveis, na tentativa de reduzir os custos de reciclagem.

Vários países ao redor do mundo operam com o EPR, incluindo alguns na União Europeia, como Dinamarca, Bélgica e Áustria. O programa também foi implementado em alguns municípios de Ontário, como Windsor, que iniciou a transição em 2023 e passará para uma mudança completa no próximo ano.

 

————————–

*Clique  aqui  e assine nossa Newsletter.

A mais recente edição da revista DISCOVER está disponível em nosso site.

Leila Monteiro Lins

Leila tem mais de 35 anos de experiência em jornalismo e marketing. Em abril de 2010, ela fundou a revista Discover no Canadá. Anteriormente impressa e distribuída duas vezes ao ano, a revista mudou para seu novo formato digital em outubro de 2020, facilitando a disponibilidade online na versão de bolso.

Veja também