Os preços dos aluguéis em Ontário continuam caindo
Saiba onde encontrar apartamentos mais baratos

DISCOVER | Leila Monteiro Lins | 16 de maio de 2025
Mesmo com os preços dos aluguéis em Ontário variando bastante dependendo da região da província que você procura, agora é o momento oportuno para conseguir uma (relativa) pechincha na Grande Toronto.

ALÍVIO PARA OS INQUILINOS
Embora a GTA seja perenemente um dos lugares mais caros para se viver na América do Norte, os inquilinos tiveram um pequeno alívio nos últimos meses devido à desaceleração do mercado imobiliário local, que deixou investidores, vendedores, proprietários e corretores de imóveis cada vez mais aflitos, senão completamente em fuga.
O valor médio mensal de um apartamento no centro de Toronto — assim como em North York, Etobicoke, Mississauga, East York e outras partes da região — despencou novamente em abril, com Ontário como um todo registrando a maior queda anual nos aluguéis de todas as províncias.
Preços de aluguel em Toronto e arredores despencam por mais um mês – https://t.co/hkpFxzmlWg
Rentals.ca e Urbanation, que analisam os números mensalmente com base nos anúncios disponíveis em seus sites, estimam o aluguel médio em Toronto em $2.618 em geral (queda de 5,1% em relação a abril de 2024), com unidades de um e dois quartos apresentando quedas de preços significativas (de -5,8% na comparação anual, para $2.317 e -9,3% na comparação anual, para $2.926, respectivamente).
Os aluguéis em áreas vizinhas caíram até 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado (unidades de um quarto em East York), principalmente em Brampton (-9,8% a/a para o típico apartamento de um quarto), Welland (-8,7% a/a para um apartamento de um quarto), Peterborough (-8,4% a/a para um apartamento de um quarto), Kingston (-8,2% a/a para um apartamento de dois quartos) e Cambridge (-7,3% a/a para um apartamento de dois quartos).
Além disso, reduções de preços tanto ano a ano quanto mês a mês para unidades de ambos os tamanhos foram observadas em Guelph, Waterloo, Londres, North York e Mississauga.

Tabela com os 15 mercados de aluguel mais caros do Canadá e também mostra como os preços de unidades de um e dois quartos mudam mensalmente e anualmente, de acordo com o último relatório nacional do Rentals.ca e da Urbanation.
Welland, St. Catharines, Peterborough, Windsor e London (nessa ordem) têm os menores preços de aluguel da província atualmente, com preços de apartamentos de um quarto variando de $1.528 a $ 1.751, em média, e apartamentos de dois quartos custando de $1.833 a $ 2.155 por mês.
Enquanto isso, houve algumas cidades onde os aluguéis aumentaram devido à demanda: St. Catharines (apenas unidades de dois quartos e apenas ligeiramente), Niagara Falls (acréscimos de 13,6% e 5,6% ao ano em apartamentos de um e dois quartos, embora os preços de ambos tenham caído mês a mês), Barrie, Oakville e Ajax.
Os maiores aumentos no preço médio ocorreram na Grande Sudbury, onde um apartamento de um quarto está agora 14,8% mais caro do que na mesma época do ano passado (e 7% mais caro do que no mês anterior), e apartamentos de dois quartos estão 11% mais caros do que em abril do ano passado (e 3,5% mais caros do que no mês anterior).

Rentals.ca e o último relatório nacional da Urbanation mostram como o preço médio para alugar um apartamento de qualquer tipo no Canadá flutuou ao longo dos anos.
Embora o custo de um imóvel tenha subido bastante em todo o Canadá desde as mínimas da pandemia em 2021, ele também está caindo abaixo dos preços de 2024 — tanto que quase metade dos proprietários canadenses estão perdendo dinheiro, incapazes de cobrir suas hipotecas e outros custos devido ao aluguel que estão recebendo.
————————–

*Clique aqui e assine nossa Newsletter.
A mais recente edição da revista DISCOVER está disponível em nosso site.