Canada

Canada

Brasil, Canadá e Portugal: Três países e uma só paixão!

 Os Três Mundos da World Cup 2026 

Por Jandy Sales |16 de setembro de 2025

Canadá, Estados Unidos e México serão palco do maior evento esportivo internacional. A DISCOVER traz uma entrevista exclusiva com a Diretora Executiva da Secretaria da Copa do Mundo FIFA 2026 em Toronto, Sharon Bollenbach. Ela revela os desafios para realizar o mundial e destaca o grande legado que o maior evento esportivo internacional deixará para o país. 

 Os jogos da Copa serão realizados em três países e 16 cidades, no total de 104 partidas.  

O mundo vai calçar as chuteiras mais uma vez, em 2026, e as atenções estarão voltadas para ‘três planetas-bola’ durante o maior evento esportivo internacional. Brasil e Portugal se preparam para mais um mundial, e o Canadá será um dos anfitriões do maior evento esportivo internacional ao lado dos Estados Unidos e México. Isso mesmo! O futebol cruzará fronteiras como nunca antes. Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo da FIFA será disputada simultaneamente em três países da América do Norte.

A próxima Copa será uma união de culturas, estilos de jogo e paixões distintas que prometem transformar o torneio em um espetáculo global ainda mais diverso. Estados Unidos, México e Canadá dividirão os holofotes e a responsabilidade de sediar partidas que irão movimentar torcidas, economias e corações.

Enquanto o Brasil — dono de cinco títulos — busca mais uma vez reafirmar sua tradição em campo, Portugal sonha com a glória inédita liderado por uma geração promissora. Já o Canadá, além de disputar o torneio como país-sede, encara o desafio de consolidar sua presença no cenário do futebol mundial, impulsionado por investimentos e entusiasmo crescentes.

Nesta reportagem, revisitamos a trajetória das três seleções em Copas do Mundo, revelamos os bastidores dos preparativos no Canadá e conversamos com Sharon Bollenbach, Diretora Executiva da Secretaria da Copa do Mundo FIFA 2026, em Toronto.

Reconhecida como uma das principais líderes em gestão de grandes eventos no Canadá, Sharon Bollenbach é especialista em transformar desafios logísticos e orçamentários em experiências memoráveis, mesmo em cenários de poucos recursos e estruturas enxutas. Na entrevista a seguir, ela compartilha os planos da cidade para receber a World Cup 2026. Confira a entrevista exclusiva para a DISCOVER.

A Logística Desafiadora da Copa 2026

A Diretora Executiva da Secretaria da Copa do Mundo FIFA 2026 em Toronto, Sharon Bollenbach: “Nosso tema para a Copa do Mundo da FIFA 2026 em Toronto é O Mundo em uma Cidade.” Foto: Nav Rahi/CBC

 

Revista DISCOVER – Toronto fará história como a primeira cidade canadense a sediar partidas da Copa do Mundo da FIFA. Qual é o significado simbólico e cultural deste momento para a cidade e para o Canadá como um todo?

 Sharon Bollenbach – Tornar-se a primeira cidade canadense a sediar partidas da Copa do Mundo masculina da FIFA é um marco histórico para a cidade de Toronto, que reflete a importância global da cidade e sua profunda paixão pelo futebol. Simboliza a posição de Toronto como um centro vibrante e multicultural e o crescente papel do Canadá no cenário esportivo mundial. Este momento une as comunidades locais, demonstra o orgulho nacional e reafirma o compromisso de Toronto em sediar eventos inclusivos e de classe mundial.

RD – Além do impacto econômico de curto prazo, como a cidade planeja garantir um legado duradouro para os moradores após a Copa do Mundo? Há alguma iniciativa planejada em áreas como esportes, turismo, infraestrutura ou inclusão social?

SB – A cidade está focada em garantir que a Copa do Mundo da FIFA de 2026 deixe um legado duradouro e significativo para os moradores e visitantes de Toronto. O planejamento do legado é guiado por cinco pilares principais: Sustentabilidade Ambiental; Esporte, Atividade Física, Saúde e Bem-Estar; Direitos Humanos, Equidade, Inclusão, Diversidade e Antirracismo; Turismo e Desenvolvimento Econômico, Artes e Cultura. E a participação indígena é fundamental para tudo isso. As iniciativas incluem investimentos em infraestrutura esportiva e programação inclusiva, valorização de espaços públicos, promoção do turismo a longo prazo e medidas de benefícios à comunidade, como desenvolvimento da força de trabalho e oportunidades de aquisição equitativas para indivíduos que merecem igualdade.

RD – Toronto é internacionalmente conhecida por sua diversidade cultural. Como isso está sendo incorporado aos preparativos da cidade para a Copa do Mundo — seja no engajamento comunitário, na comunicação pública ou na programação paralela?

SB – Nosso tema para a Copa do Mundo da FIFA 2026 em Toronto é “O Mundo em uma Cidade” e nossos preparativos e a realização deste evento global refletirão a rica diversidade cultural da cidade. Quando um time joga no Estádio de Toronto, a sensação é de estar em casa, independentemente do país de origem. Iniciativas de engajamento e comunicação da comunidade alcançarão os diversos bairros de Toronto em diversos idiomas, refletindo a diversidade da cidade e os muitos visitantes globais que receberemos durante a Copa do Mundo. Eventos como o FIFA Fan Festival incluirão programação, gastronomia e atividades que refletem as diversas culturas que chamam Toronto de lar, e nosso pôster da Cidade Sede, do artista Dave Murray, reflete o mosaico de culturas e bairros que compõem Toronto. A cidade está trabalhando com membros da comunidade indígena para garantir a participação no evento que homenageia a herança e a presença indígena nesta terra. Isso inclui representação em comitês de liderança, envolvimento no planejamento do legado, incorporação de cerimônias indígenas, programação cultural e reconhecimento dos territórios tradicionais, garantindo que o torneio reflita os valores de respeito, inclusão e reconciliação.

RD – Que oportunidades este evento pode criar para os jovens da cidade, particularmente em áreas como esportes, voluntariado, educação ou treinamento profissional?

SB – A Copa do Mundo FIFA 2026 oferece uma gama de oportunidades para os jovens de Toronto. A cidade está trabalhando para conectar os jovens a programas de voluntariado e iniciativas de engajamento comunitário. Parcerias com escolas, grupos esportivos locais e programas recreativos visam inspirar futuros líderes e atletas, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência real na realização de um evento global.

Em 2026, o Canadá será país-sede ao lado de EUA e México, garantindo presença histórica e chance de alavancar seu legado futebolístico. Foto: Imagem da CBC

RD – Quais melhorias estruturais ou de infraestrutura estão sendo feitas para sediar o evento? Algumas dessas mudanças permanecerão como um legado para a cidade?

SB – As principais melhorias de infraestrutura incluem a modernização do Estádio de Toronto (Campo BMO) para atender aos requisitos da FIFA. Novos painéis de vídeo, sistemas de áudio e iluminação aprimorarão a experiência do espectador por muito tempo após a Copa do Mundo. A cidade também está investindo na modernização do Parque Centenário, que servirá como local oficial de treinamento durante o torneio. Essas melhorias criam valor a longo prazo por meio de melhores comodidades, maior acessibilidade e espaços recreativos aprimorados para organizações esportivas e moradores.

RD – Como a cidade de Toronto e o comitê organizador estão se comunicando com os moradores? Quais canais estão sendo usados para manter o público informado sobre o progresso e as oportunidades do evento?

SB – Estamos usando vários canais para manter os moradores e visitantes de Toronto informados e engajados com todas as últimas atualizações da Copa do Mundo da FIFA 2026. Isso inclui mídias tradicionais e sociais, atividades de engajamento da comunidade, atualizações do site e comunicações diretas por e-mail. A cidade prioriza a transparência e visa garantir que os moradores sejam informados e engajados no planejamento do evento e nas discussões sobre o legado. Siga-nos no Instagram, X e Facebook – @fwc26toronto.

RD – Em um momento em que os canadenses expressam seu orgulho nacional mais do que nunca, como a cidade de Toronto planeja reforçar essa imagem positiva diante de milhões de visitantes e espectadores globais?

SB – Toronto está abraçando esta oportunidade única de mostrar nosso orgulho canadense e o orgulho que temos por nossa cidade através das lentes da unidade, diversidade e reconciliação. Planejamos celebrar a identidade multicultural da cidade e as vibrantes comunidades indígenas em nossas narrativas, espaços públicos e programação de eventos. Nosso tema “Mundo em uma Cidade” inclui o engajamento dos diversos bairros de Toronto e o trabalho com as comunidades das Primeiras Nações, Inuit e Métis para incorporar respeitosamente elementos culturais em cerimônias e eventos que reflitam valores compartilhados de inclusão, equidade e respeito. Ao fazer isso, Toronto exibirá uma imagem orgulhosa, dinâmica e autêntica para milhões de visitantes e espectadores globais.

Canadá no Centro do Mundo da Bola 

As participações da Seleção Canadense de Futebol masculina são modestas. Mas nem por isso deixam de ser consideradas momentos históricos para o país do hóquei no gelo. O Canadá disputou apenas duas edições da Copa do Mundo (1986 e 2022). Em 1986, foi eliminado na fase de grupos com três derrotas, zero gols marcados e cinco sofridos 47.

Na Copa de 2022, Alphonso Davies marcou o primeiro gol da história canadense em Copas contra a Croácia. Foto: Imagem da CBC

Após 36 anos de ausência, retornou em 2022 com um marco: Alphonso Davies marcou o primeiro gol da história canadense em Copas aos 1min08s contra a Croácia, embora o time tenha sido novamente eliminado na fase inicial.

Uma Seleção em Transformação

Quem comandará a Seleção Canadense será o técnico Jesse Marsch Marsch que assinou contrato para comandar a equipe até o final de julho de 2026, de acordo com a Canada Soccer, que é a federação canadense de futebol. O Canadá saltou do 94º para o 33º lugar no ranking da FIFA entre 2018 e 2022. Hoje, os canadenses ocupam o posto 30º do ranking da federação.

A Seleção Canadense teve um dos seus maiores prodígios quando conseguiu se classificar invicto, derrotando potências regionais como EUA e México nas eliminatórias de 2022 da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF). Em 2026, será país-sede ao lado de EUA e México, garantindo presença histórica e chance de alavancar seu legado futebolístico.

O país encara a Copa como uma oportunidade transformadora. Com Davies (Bayern de Munique) e Jonathan David (Lille) como estrelas, a seleção terá grandes desafios em campo. O técnico Jesse Marsch e a equipe terão que quebrar tabus quando a equipe colocar os pés nos gramados do BMO Field, em Toronto, com o jogo de estreia no dia 12 de junho.

Quebra de Tabus

O primeiro tabu será o de conquistar a primeira vitória e classificação para as oitavas. O outro será o de capitalizar o legado da sede: Vancouver e Toronto sediarão jogos, contribuindo para potencializar a paixão que ainda é tímida do torcedor canadense pelo futebol local.

A Seleção Canadense poderá quebrar tabus, buscando inspiração no futebol feminino do país mais acostumado a patinar no gelo e se aventurar nas montanhas congeladas com o snowboard. A seleção feminina é medalhista olímpica (ouro em Tóquio-2020), mostrando que o sucesso é possível calçando chuteiras.

Brasil: O Gigante Pentacampeão

“Todos tentam, mas só o Brasil é penta!” Você com certeza já ouviu essa tiração de onda do torcedor brasileiro. O grito de guerra expressa bem o orgulho brasileiro pelos  títulos mundiais da seleção canarinha conquistados desde a primeira Copa, em 1930. E não é para menos. O Brasil continua a ostentar a fama de ser a única seleção que já marcou presença em todas as edições da Copa.

Com 22 participações, a Seleção Brasileira detém os recordes de 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994, 2002) e 4 Copas das Confederações. Mas o gigante pentacampeão revela nos gramados um passado de pesadelos e glórias nos gramados.

 Carlo Ancelotti assume o comando da Seleção Brasileira com a missão de resgatar o bom futebol e superar o desempenho abaixo do esperado nas eliminatórias rumo à Copa de 2026. PauloPinto/AgênciaBrasil  

 

Nas últimas décadas, o Brasil alternou glórias (bicampeonato em 1994/2002) com frustrações (eliminações nas quartas em 2006, 2010, 2018 e 2022). Em 2026, buscará quebrar o jejum de 24 anos sem títulos.

Marcos Inesquecíveis em verde, amarelo e…vermelho! 

Dream Team                    1970: Considerado por muitos o melhor time da história, com Pelé, Jairsinho e Carlos Alberto

Melhor Resultado        Campeão (5 vezes)

Maior Artilheiro          Neymar (79 gols)

Pior Derrota                 1–7 para a Alemanha nas semifinais, em 2014.

Derrota Histórica       1–4 para a Argentina nas eliminatórias da Copa 2026.

 Seleção Portuguesa e a Trajetória de Superação 

Após décadas ruins das pernas, a má fase deixou a seleção do país da Revolução dos Cravos sem classificação (1934–1962). Passado o jejum da participação em copas do mundo, Portugal estreou em 1966 com um 3º lugar histórico, liderado por Eusébio, que finalizaou o toneiro com o título de artilheiro da Copa com nove gols.

Era Cristiano Ronaldo e Novas Estrelas em Campo

Com oito gols em cinco Copas (2006–2022), Cristinao Ronaldo é o segundo maior artilheiro da seleção, atrás apenas de Eusébio. Sob sua liderança, Portugal alcançou o 4º lugar em 2006 e venceu a Eurocopa 2016 e a Liga das Nações (2019 e 2025). Em 2022, a renovação começou com jovens como Bruno Fernandes e Gonçalo Ramos, que levaram o time às quartas de final.

Cristiano Ronaldo fez história ao se tornar o primeiro jogador a marcar gols em cinco Copas do Mundo consecutivas.  Foto: Image de NVD/Pixabay

 

 

 

 

Resumo de Portugal em Copas 

Ano       Resultado        Destaque

1966    3º lugar              Eusébio (9 gols)

2006    4º lugar              Melhor desempenho pós-1966

2022    Quartas             Cristiano Ronaldo torna-se 1º a marcar em 5 Copas

Por Dentro da Programação da Copa

A Copa do Mundo FIFA 2026, primeira edição com 48 seleções, será disputada entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, abrangendo 16 cidades em três países: 11 nos Estados Unidos, entre elas, estão Atlanta, Nova York e Los Angeles, três no México: Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, e duas no Canadá – Toronto e Vancouver.

A Seleção Canadense estreia dia 12 de junho na Copa 2026 e o BMO Field, em Toronto, passa por reformas para receber os jogos. Foto: Harrison Haines

O torneio inicia-se no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México, palco de três aberturas de Copa, e encerra-se no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. No Canadá, o BMO Field, em Toronto, sediará o primeiro jogo da seleção canadense em 12 de junho.

Já em Vancouver, o palco da Copa será o British Columbia Place, ou apenas BC Place. O estádio receberá partidas decisivas, inclusive um jogo das oitavas de final. Com 104 jogos e um formato inédito de 12 grupos, o calendário completo – incluindo datas, horários e estádios – já está disponível. Clique no link, tabela oficial da FIFA, para conferir todos os detalhes da maior Copa do Mundo da história. Prepare o seu grito de gol porque o planeta bola está quase pronto para a grande estreia!

——-

*Clique  aqui  e assine nossa Newsletter.

A mais recente edição da revista DISCOVER está disponível em nosso site

 

Veja também