Community

Brazil & Portugal  

Community

CANADÁ: Retorno dos Sorteios do Express Entry

Há uma série de razões pelas quais o Canadá é classificado como o país número um em imigração no mundo

Por André Luis | 24 de Junho de 2022

O Canadá anunciou que vai retomar os sorteios do Express Entry para todos os candidatos no início de julho, permitindo que mais imigrantes no exterior possam perseguir o seu objetivo de se mudar para o Canadá.

Esta é apontada como uma grande notícia, já que o Express Entry é a principal forma de o governo federal receber imigrantes qualificados.

O Canadá foi classificado como o principal país em imigração do mundo, de acordo com o Anholt-Ipsos Nation Brands Index de 2021. Pessoas de todo o mundo vêm para o Canadá em busca de uma vida melhor. Seja pela estabilidade política, as perspectivas de carreira ou por causa do futuro para os seus filhos.  O Canadá é considerado uma terra de possibilidades/oportunidades.

Toronto City Hall

Embora possam ser enumeradas muitas outras, aqui ficam algumas das razões pelas quais as pessoas deixam as suas raízes para viver neste país do norte da América:

Empregos

O Canadá sofre há muito tempo com a escassez de mão de obra, que foi exacerbada pela pandemia, e isso reflete-se nas taxas de desemprego que estão em mínimos recorde.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística do Canadá (StatCan), a taxa de desemprego caiu em abril para um novo mínimo recorde, ficando em 5,2%, em comparação com o recorde anterior de 5,3% estabelecido em março.

Enquanto isso, as taxas de vagas de emprego estão em máximos recorde, com o Canadá a reportar recentemente mais de 900 mil vagas de emprego não preenchidas.

Apesar da restritividade do mercado de trabalho, a economia do Canadá não apenas recuperou no final de 2021, como também cresceu em relação ao seu estado pré-pandemia. O PIB do Canadá cresceu 6,7% no quarto trimestre numa base anualizada, superando as expectativas dos analistas que apontavam para um crescimento de 6,5%.

Sistema político estável

O Canadá é considerado uma democracia muito estável. Em 2020, ficou em quinto lugar no índice de democracia mundial da Economist Intelligence Unit, à frente de todas as nações norte-americanas.

No ano passado, a U.S. News nomeou o Canadá como número um no seu relatório de Melhores Países, com o Canadá a obter a pontuação máxima nas métricas de Qualificação de Vida e Propósito Social do relatório.

Segurança

O Canadá é considerado um dos destinos mais seguros do mundo. De acordo com o relatório de 2022 da seguradora Berkshire Hathaway Travel Protection, o Canadá é o terceiro país mais seguro do mundo, e a cidade canadiana de Montreal é considerada a cidade mais segura do mundo. Esses resultados foram determinados usando uma compilação dos resultados da pesquisa, juntamente com dados sobre o risco, o crime e a resiliência climática, entre outros.

Cuidados de saúde gratuitos

O Canadá oferece assistência médica gratuita a cidadãos e residentes permanentes. Todavia, cada província e território tem o seu próprio plano de saúde que abrange diferentes produtos e serviços. Os recém-chegados podem se inscrever no sistema de seguro de saúde da sua província e obter um cartão de saúde. Por meio do sistema público de saúde, os canadianos não precisam pagar pela maioria dos serviços médicos e de emergência.

University of Toronto

Boa educação

De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre as taxas de literacia, os estudantes imigrantes no Canadá apresentaram níveis de leitura mais elevados do que os estudantes não imigrantes. Além disso, os estudantes canadianos tiveram os melhores desempenhos em leitura em comparação com outros países da OCDE.

Há uma grande variedade de universidades e faculdades no Canadá. A Universidade de Toronto, a Universidade da Colúmbia Britânica, a Universidade McGill e a Universidade McMaster estão entre as 100 melhores universidades do mundo, de acordo com o Times Higher Education.

Uma outra boa nova é que Otava anunciou há poucas semanas que os estudantes internacionais que se formaram em escolas de ensino pós-secundário canadianas poderão permanecer no Canadá por mais tempo (18 meses), com o governo federal a oferecer um programa temporário para os ajudar a reunir os requisitos para obtenção de residência permanente.

Multicultural

Em 1988, o Canadá aprovou a Lei do Multiculturalismo Canadiano. Uma das primeiras do género no mundo, consagrou em lei o compromisso do governo federal na promoção de uma sociedade diversificada.

Nos dias de hoje, o Canadá abriga pessoas de mais de 200 países e uma vasta gama de raças, religiões e culturas.

Mais de 100 programas de imigração

O Canadá tem mais de 100 programas de imigração apenas para imigrantes de classe económica.

No próximo mês de julho, o Canadá voltará a aceitar pedidos para os seus principais programas de imigração. Esses programas são geridos pelo que é chamado de sistema Express Entry. As pessoas qualificadas para o Express Entry são colocadas num grupo de candidatos e recebem uma pontuação com base no Comprehensive Ranking System (CRS). Os candidatos com melhor pontuação são convidados a se candidatar à residência permanente canadiana.

É gratuito entrar na “loteria” do Express Entry, e isso não apenas oferece a oportunidade de pedir a imigração canadiana, mas também permite aos candidatos elegíveis receber uma indicação provincial de um Programa de Nomeação Provincial (PNP) aperfeiçoado. Quem recebe a nomeação tem efetivamente a garantia de receber um Convite para Candidatura (ITA) para residência permanente, pois vem com um prémio de 600 pontos CRS.

Ajudas para fixação de imigrantes

O Canadá oferece aos imigrantes ajudas para a sua fixação, começando mesmo antes da sua chegada ao país. O país gasta anualmente cerca de 1,7 mil milhões de dólares em serviços de fixação para apoiar os recém-chegados, mais do que em qualquer outro lugar do mundo.

Os imigrantes podem ter acesso aos serviços de fixação no território, tanto pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC), quanto pelo Ministério da Imigração, Francisação e Integração (MIFI) para os recém-chegados ao Quebeque.

Existem serviços de fixação financiados por vários níveis de governo. O IRCC no nível federal tem cerca de 1200 prestadores de serviços em todo o Canadá listados no seu sítio web.

*Clique  aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de verão da revista DISCOVER está disponível no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

André Luis

André é colaborador freelancer de serviços de mídia e conteúdo digital em língua portuguesa. Os textos publicados por Luis no Discover News são em português de Portugal, ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Veja também