Show nos Gramados e Drible na Pandemia é a Meta da Copa do Qatar
O mundo de olho no futebol mundial com sotaque árabe
Por Allessandra Cintra | 1 de março de 2022
Ainda faltam alguns meses para o Mundial, mas a expectativa já é grande entre jogadores e torcedores. Duas grandes novidades marcarão essa Copa: um país árabe sediará o Mundial pela primeira vez, e a outra é que o evento ganhou uma nova data no calendário. A bola vai rolar nos gramados durante o inverno do Qatar. A pandemia ainda será motivo de preocupação, mas os organizadores prometem seguir à risca todos os protocolos de prevenção para que a alegria do futebol ocorra dentro e fora dos gramados.
A Copa do Mundo do Qatar: investimento estimado em 200 bilhões de dólares para trazer o circo do futebol para as arábias.
Pela primeira vez a Copa do Mundo acontecerá no Oriente Médio. De 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, o Qatar sediará a 22ª edição do campeonato, que já tem mais da metade dos 32 times classificados, entre eles a seleção brasileira, que garantiu a vaga matematicamente no final do ano passado. Nas eliminatórias sul-americanas, o Brasil foi a primeira seleção a se classificar para o Mundial. Já a seleção canadense venceu El Salvador, em dois de fevereiro, por 2 a 0, em jogo da fase eliminatória da América do Norte e Central da CONCACAF. O Canadá poderá retornar a elite do futebol mundial após 36 anos de abstinência. A primeira e única participação do país do hóquei no gelo em copas do mundo foi na do México em 1986, quando a Argentina – liderada por Diego Maradona, consagrou-se bicampeã.
ORIENTE MÉDIO, QATAR E OS ESTÁDIOS DA COPA
Além da novidade da localização, no Oriente Médio (foto), esta será uma edição diferente da Copa também por outros motivos. Primeiro pela época do ano que irá ocorrer, já que sua realização está programada para os últimos meses de 2022 quando será inverno no Qatar. O motivo são as preocupações com as altas temperaturas de verão no Oriente Médio, que tiveram uma média de 41,2 graus em junho de 2021.
Uma outra particularidade dessa Copa é a dimensão territorial do país-sede. O Qatar ocupa uma área de apenas 11,6 mil km², bem menor que dos últimos países que receberam o evento: Rússia (17,1 milhões km²) e Brasil (8,5 milhões de km²). Com isso, as seleções não precisarão viajar de avião de uma cidade para outra e todos os trajetos serão feitos de ônibus. A proximidade entre os estádios da Copa de 2022 permitirá aos torcedores acompanhar mais de um jogo por dia. A maior distância será de 55 km entre os estádios de Al Khor, que fica ao norte, e Al Wakrah, no sul.
O Qatar possui 2,7 milhões de habitantes e espera receber mais de 1 milhão de turistas durante a Copa do Mundo. O Mundial terá oito estádios distribuídos em cinco cidades sedes: a capital Doha, Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusail (que está em construção).
Lusail está sendo construída para receber a abertura e o encerramento. O projeto prevê que a cidade fique situada aproximadamente a 25 km de distância da capital Doha. A cidade será a sede do principal estádio da competição: o Estádio Lusail, que tem capacidade para receber 80 mil pessoas.
Lusail, que está sendo projetada para 250 mil pessoas, também contará com hotéis, ilhas artificiais, marinas, shoppings, lojas de luxo e de entretenimento e outros comércios. Boa parte das obras, que terá aproximadamente 35 km², já foi concluída.
AS PRECAUÇÕES COM A PANDEMIA
O clima é de festa, mas o avanço das variantes pelo mundo ainda alerta o Comitê rganizador da Copa do Mundo do Qatar.
Em matéria publicada pela Agência Globo, Fatma Al-Nuaimi, diretora-executiva de comunicação do Supremo Comitê, afirmou que apesar do otimismo quanto ao futuro da pandemia no mundo em 2022, a incerteza gerada pelas novas variantes e pelas restrições de viagem será o maior desafio enfrentado para planejar o Mundial.
Segundo Al-Nuaimi, protocolos sanitários serão adotados nos estádios e fora deles, assim como a redução de publico nas arenas esportivas e nas festas de rua, a exemplo do que ocorreu na decisão da Copa Árabe, em Doha, nos meses de novembro a dezembro de 2021.
O evento futebolístico em Doha serviu de teste para a Copa, que será uma das primeiras oportunidades para o povo de todo o mundo se reunir desde o início da pandemia.
DOCUMENTÁRIO SOBRE NEYMAR ESTREOU NO NETFLIX
A vida do craque Neymar dentro e fora dos gramados no documentário da Netflix.
Enquanto a Copa do Mundo não chega, os amantes do futebol podem conferir na Netflix, Neymar – O Caos Perfeito, que estreou em janeiro deste ano no catálogo da Netflix. O documentário aborda a trajetória do jogador brasileiro Neymar Jr. Nome certo para o mundial, o atleta é um dos jogadores de futebol mais populares do mundo.
O documentário traz revelações surpreendentes e oferece ao público um olhar especial sobre o talento do jogador. Dividido em três episódios, o documentário tem o objetivo de apresentar aos fãs um lado pouco conhecido de Neymar, com entrevistas exclusivas e vídeos inéditos.
O documentário mostra a infância humilde e o sucesso internacional de Neymar, revelando ainda seus primeiros treinos no Santos. Neymar – O Caos Perfeito mostra ainda a ascensão do atleta na Europa, passando pela fama no Brasil e às polêmicas com a Seleção Brasileira e o Paris Saint-Germain.
Neymar: O Caos Perfeito mostra também a verdadeira indústria de marketing que traça os rumos da carreira do atleta sob o comando pai.
A SELEÇÃO DE TITE
A equipe do Brasil ainda não está definida, mas alguns nomes já foram confirmados.
Além de Neymar, tudo indica que pelo menos 70% da equipe já está definida para a Copa. Apesar do técnico brasileiro, Tite, declarar que um ano no futebol é muito tempo, em referência ao fato de que o Mundial só será disputado a partir de novembro, a repetição frequente de nomes convocados para as eliminatórias da Copa demonstra que a lista definitiva de jogadores já está na reta final.
Nada menos do que 16 jogadores integram a lista de convocados desde a Copa América, em julho de 2021. São eles: o trio de goleiros Alisson, Ederson e Weverton; os laterais Emerson e Alex Sandro; os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão; os meio-campistas Casemiro, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro; e os atacantes Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa e Vinicius Júnior. Neymar teve de ficar de fora da convocação nos últimos jogos da seleção por estar em reta final de tratamento de lesão.
INGRESSOS
A primeira fase da venda dos ingressos da Copa do Mundo do Qatar foi realizada até 22 de fevereiro. Foi possível comprar ingressos para partidas específicas ou optar por pacotes.
Há três pacotes para acompanhar a seleção brasileira: o pacote para os três jogos da fase de grupos; o segundo para a fase de grupos e para a possível oitavas de final, e o último para todos os sete jogos (da estreia a uma eventual final).
Os preços dos ingressos vão variar entre CA$ 290, o mais barato (fase de grupos e atrás do gol), e CA$ 5.500 o mais caro (todos os sete jogos na lateral do gramado).
A segunda fase da venda de ingressos está prevista para abril de 2022, após a realização do sorteio de grupos da Copa do Mundo. Assim como na fase 1, a fase 2 também será subdivida em dois períodos, com o primeiro em que os pedidos terão alocação randômica, sem garantia de sucesso e o segundo, com venda efetiva, on-line. Para comprar os ingressos acesse a página específica da FIFA para a Copa do Mundo do Catar 2022 e faça o cadastro clicando na opção login.
—-
*Clique aqui e assine nossa Newsletter.
A edição de inverno da revista DISCOVER está disponível no nosso website:
https://www.magazinediscover.com/discover-digital/
