Community

Brazil & Portugal  

Community

Passaporte de vacinação COVID-19 do Canadá para viagens domésticas e internacionais

Cartão: nome  do viajante, data de nascimento e vacinas recebidas

O novo cartão de passaporte pan-canadiano será emitido através das províncias e territórios para comprovar a vacinação e será lançado no final de novembro.

Por Luis Aparício | 5 de novembro de 2021

Já é conhecido o novo programa de comprovativo de vacinação do Canadá para viagens domésticas e internacionais, sendo que este é muito semelhante ao que algumas províncias já estão a usar.

O novo passaporte de vacinação pan-canadiano será emitido através das províncias e territórios, pois têm acesso aos registos de vacinação, com o governo federal a afirmar que está a trabalhar em estreita colaboração para garantir que o sistema permita  acesso fácil.

O cartão vai mostrar o nome do viajante, data de nascimento, bem como as vacinas que recebeu e quando. Este usará um código QR que os operadores aéreos ou agentes de fronteira podem scanear.

No canto superior, também terá o logótipo do Canadá, adicionando outra camada visual para que os agentes de fronteira vejam a marca de água oficial. As autoridades dizem que isso vai garantir que é um documento confiável e facilmente reconhecido. Qualquer indício de adulteração invalida o documento.

Versão eletrónica e papel

Os viajantes podem usar uma versão eletrónica ou em papel e aqueles que não têm acesso a uma impressora podem solicitar ao governo canadiano que uma cópia do seu cartão seja enviada pelo correio.

Será lançado no final de novembro, mas em algumas províncias já estão prontas, incluindo o Ontário, o Quebeque e Saskatchewan. Mas aqueles que vivem em Alberta, Colúmbia Britânica e Manitoba terão que esperar um pouco mais.

Os habitantes do Ontário podem salvar a versão eletrónica do seu certificado de vacinação no seu telefone ou imprimir uma cópia em papel. A província disse que as empresas devem aceitar ambas as versões eletrónicas e em papel.

Em todas as províncias e territórios, a página 1 será semelhante ao exemplo de Yukon (ver imagem acima). Algumas províncias ou territórios podem adicionar uma segunda página, decidindo que tipo de informações podem constar nessa segunda página.

Comprovação de vacinação

A partir de 30 de outubro, os viajantes que partem de aeroportos canadianos e viajam em comboios canadianos precisam comprovar que estão totalmente vacinados. Aqueles com menos de 12 anos que não são elegíveis para a vacina estarão isentos, mas no caso dos adultos haverá muito poucas exceções.

No mesmo dia, entra em vigor um mandato para funcionários dos setores de transporte aéreo, ferroviário e marítimo, regulamentado federalmente. Nesse ínterim, as autoridades referem que o comprovativo provincial do cartão de imunização será aceito.

Viagem para os Estados Unidos

Recorde-se que a partir de 8 de novembro, os canadianos podem viajar novamente para os EUA, com um comprovativo de vacinação completa, havendo a indicação das autoridades americanas que os canadianos com doses combinadas e a AstraZeneca também terão permissão de entrada.

No entanto, mesmo com o novo comprovativo de imunização, as autoridades sublinham que é importante que os viajantes entendam que isso não garante a entrada em outro país e  alertam que todos devem fazer pesquisa para garantir que cumprem os requisitos do seu destino, antes de embarcar num avião ou atravessar a fronteira.

Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.

 

Leia aqui a mais recente edição da revista DISCOVER

Luis Aparício

Luis é jornalista freelance. Ele colabora com jornais, revistas e grupos de notícias online em Toronto.

Veja também