Community

Brazil & Portugal  

Community

Eleição federal de 2021

As várias opções de voto

Por Luis Aparício | 3 de Setembro de 2021

Após muita especulação sobre uma eleição antecipada, está agora confirmado que os canadianos terão de ir às urnas, depois que o primeiro-ministro Justin Trudeau convocou uma eleição federal para o dia 20 de setembro.

O primeiro-ministro visitou a governadora-geral Mary Simon (15 de agosto), dando início a uma campanha de 36 dias que culminará com uma votação na segunda quinzena de setembro.

Trudeau está a optar por uma das campanhas eleitorais mais curtas, menos de dois anos passados desde que os Liberais ficaram reduzidos a um governo de minoria.

No momento da dissolução, os Liberais tinham 155 assentos parlamentares, os Conservadores 119, o Bloc Quebecois 32, o NDP 24 e os Verdes dois. Também há quatro assentos independentes e um vazio.

Os políticos que vão disputar o poder nas próximas eleições no Canadá. Da esquerda para a direita o liberal Justin Trudeau, o conservador Erin O’Toole, o neo-democrata Jagmeet Singh, o bloco quebequense Yves-François Blanchet e a verde (Green Party)  Annamie Paul. ( The Canadian Press, Patrick Doyle / Reuters, Patrick Doyle).

A Votação antecidada e os boletins de votos especiais  

Para os canadianos que desejam votar antes, as votações antecipadas serão abertas de 10 a 13 de setembro, das 9h às 21h.

Os canadianos podem encontrar o endereço da sua assembleia de voto antecipada designada no círculo eleitoral correspondente no seu cartão de informações eleitorais, online ou entrando em contacto com a Elections Canada.

Os canadianos também têm a opção de votar ainda mais cedo num posto da Elections Canada, sete dias por semana. Com um posto em cada círculo eleitoral, os eleitores têm até às 18h de 14 de setembro para votar através deste método usando o processo de votação especial, que também tem uma opção de envio por correio.

Voto pelo correio

Os canadianos que procuram evitar as assembléias de voto podem, em vez disso, votar por correio. No entanto, o voto por correio tem algumas etapas, e a Elections Canada aconselha aqueles que pretendem usar esta forma de voto para iniciar o processo o mais rápido possível.

Para votar por correio, primeiro deve pedir um boletim de voto especial com um espaço em branco para o nome do candidato, que você mesmo preenche. Isso difere dos boletins de voto normais, que têm uma lista de candidatos para escolher.

Para pedir o boletim de voto, vai precisar de cópias do seu documento de identificação e comprovativo de morada ou, na falta disso, uma declaração de alguém autorizado a receber juramentos naquela província ou território. Também pode pedir um kit especial de boletim de voto online, por correio ou pessoalmente num posto da Elections Canada, mas o seu pedido deve ser recebido até às 18h00 de 14 de setembro.

Assim que tiver o boletim de voto especial e o preencher, terá de garantir que este é recebido pela Elections Canada até às 18h00 de 20 de setembro para entrar na contagem. O boletim de voto pode ser enviado por correio, usando um envelope pré-pago, mas também tem a opção de entregá-lo em pessoa em qualquer secção de voto do seu círculo eleitoral.

Depois de se inscrever para um kit de boletim de voto especial, o eleitor fica preso a esse processo e não poderá votar de outra forma.

Para os canadianos que vivem no exterior, o voto por correio é a única opção.

No dia da eleição

Os canadianos podem votar na assembleia de voto designada no dia da eleição. De acordo com a Elections Canada, as urnas estarão abertas por períodos de 12 horas e esses horários variam de acordo com o fuso horário.

Os canadianos podem se registar para votar com antecedência online ou nas suas assembléias de voto quando chegarem para votar a 20 de setembro.

Para votar presencialmente no dia da eleição, os canadianos têm de apresentar um comprovativo de morada e exibir um documento de identificação. Este pode ser uma carta de condução (carteira de motorista), passaporte ou qualquer outro documento de identificação emitido por um governo federal, provincial ou local do Canadá que tenha a foto, o nome completo e o endereço atual.

Em alternativa, pode mostrar duas peças destas formas de identificação aprovadas.

Se não tiver nenhum documento de identificação, pode ainda votar se declarar a sua identidade e endereço por escrito e tiver alguém que o conheça, que tenha sido designado para a secção de voto local, que possa atestar em seu nome.

No entanto, o abonador deve comprovar a sua identidade e endereço.

Por causa da pandemia da COVID-19, a Elections Canada disse que iria impor medidas adicionais de segurança nas assembleias de voto.

————————————————————————————————————————-

Reportagem de Maurício Marcondes : ENTENDA AS ELEIÇÕES CANADENSES 

https://www.magazinediscover.com/2019/10/entenda-as-eleicoes-federais-canadenses/

 

Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.

 Leia aqui a mais recente edição da revista DISCOVER

     

 

Luis Aparício

Luis é jornalista freelancer. Ele colabora com jornais, revistas e grupo de notícias online em Toronto.

Veja também