Community

Brazil & Portugal  

Community

TIFF 2021: 7 Prisioneiros e Medusa participam do festival

Evento acontece entre os dias 9 a 18 de Setembro

Por Luis Aparício | 13 de agosto de 2021

O cinema brasileiro vai estar bem representado na 46.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Depois de Medusa, de Anita Rocha da Silveira, um dos filmes selecionados para o evento, a organização acrescentou à sua programação o filme brasileiro 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto.

BRASIL: 7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto | Cortesia TIFF

O filme já tinha sido selecionado pelo Festival Internacional de Cinema de Veneza e será exibido na sessão Contemporary World Cinema, dedicada a representantes do cinema internacional.

Com os atores Rodrigo Santoro e Christian Malheiros, nos principais papéis, 7 Prisioneiros é a segunda longa-metragem de Moratto, que estreou com “Sócrates”, filme premiado no Spirit Awards, o óscar do cinema independente dos EUA em 2019. O filme será lançado pela Netflix ainda este ano.

Duas outras presenças brasileira no festival são o filme To Kill The Beast, de Agustina San Martín, uma coprodução de Argentina/Brazil/Chile, filme integrado na programação DISCOVERY, que terá a sua estréia mundial em Toronto e  Murina, uma coproução Brazil, Croatia, United States of America, Slovenia.

PORTUGAL: Diários de Otsoga ( The Tsugua Diaries ) , Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro    Cortesia TIFF

Além do Brasil, também Portugal estará representado no TIFF com Diários de Otsoga, o primeiro filme co-assinado pelo realizador português Miguel Gomes e pela cineasta francesa Maureen Fazendeiro.

Diários de Otsoga, que teve estreia mundial em Julho na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, em França, é uma das longas-metragens que integram a categoria Wavelengths do TIFF.

Joana Vicente e Cameron Bailey. Crédito: Leila Monteiro Lins

TIFF Tribute Awards (2021)

Os codiretores do TIFF, Joana Vicente e Cameron Bailey, anunciaram em comunicado que o premiado documentarista, escritor, cantor e ativista Alanis Obomsawin será homenageado com o (prêmio) Jeff Skoll Award in Impact Media, durante a cerimônia dos TIFF Tribute Awards deste ano; e que o cineasta franco-canadiano Denis Villeneuve receberá o TIFF Ebert Director Award.

A cerimônia irá homenagear os maiores contribuintes da indústria cinematográfica e as suas conquistas, reconhecendo os principais membros da indústria, talento de atuação, experiência de realização, novo talento e um artista e criador “below-the-line”.

Os prêmios também servem como a maior angariação de fundos anual do TIFF para apoiar os programas do TIFF ao longo do ano e a missão central de transformar a maneira como as pessoas veem o mundo através do cinema.

A cerimônia dos TIFF Tribute Awards de 2021 será co-produzida pela Bell Media Studios e, pelo segundo ano consecutivo, será transmitida nacionalmente pela CTV e internacionalmente pela Variety.

Em 2020, os TIFF Tribute Awards homenagearam os talentos e contribuições de Mira Nair, Sir Anthony Hopkins, Kate Winslet, Chloé Zhao, Terence Blanchard e Tracey Deer, alguns dos quais conquistaram prémios no cenário internacional – como Zhao (Nomadland), Deer (Beans), e Hopkins (The Father). Meryl Streep, Taika Waititi, Mati Diop, Joaquin Phoenix e Roger Deakins foram enaltecidos durante o evento inaugural do prêmio em 2019.

Festival presencial e digital

Dune”, de Denis Villeneuve, será exibido como um Evento Especial no Cinesphere Theatre no Ontario Place. 

Ao contrário do ano passado, com uma programação reduzida, por causa da COVID-19 e virada sobretudo para o online, o TIFF 2021 terá uma componente presencial e digital maior, apresentando filmes emocionantes, eventos especiais, palestras, homenagens e experiências interativas.

O Festival apresenta 10 dias de cinema internacional e canadense excepcionais, com mais de 100 filmes na sua Seleção Oficial, eventos inigualáveis com aclamados convidados da indústria e a Conferência da Indústria do TIFF.

“Estamos muito orgulhosos do calibre dos filmes e da diversidade de histórias que apresentaremos este ano”, disse Joana Vicente, Diretora Executiva e Codiretora do TIFF.

O TIFF também anunciou que “Dune”, de Denis Villeneuve, será exibido como um Evento Especial IMAX Exclusivo Mundial no Cinesphere Theatre no Ontario Place. O filme, baseado no romance de Frank Herbert e apresentando um elenco impressionante de estrelas, será exibido em Toronto e Montreal, em parceria com a Warner Bros. Canada e o parceiro Cineplex.

Estão disponíveis ao público diversas opções de ingressos, desde ingressos para um único filme para exibição presencial até pacotes para exibição de filmes digitais que permitem o acesso a até 20 filmes digitais. Visite tiff.net para mais informações.

Assine nossa NewsLetter para mais dicas de entretenimento, lazer, cultura e empreendedorismo.

 

Leia aqui a mais recente edição da DISCOVER. A revista mudou seu formato para uma versão online e de bolso.

Luis Aparício

Luis é jornalista freelancer. Ele colabora com jornais, revistas e grupo de notícias online em Toronto.

Veja também