Canada

Canada

Estudar e Trabalhar no Canadá

ANO 1 | NÚMERO 1 | 2019

Bem-vindos ao primeiro número da nova seção  “A Vida no Canadá”. 

É com grande orgulho e entusiasmo que a equipe da revista DISCOVER apresenta esta nova seção dedicada à comunidade de lingua portuguesa no Canadá e aos interessados em imigrar para o país. Nosso foco será informar, conectar e inspirar.

 

Convidamos os leitores a participarem conosco dessa jornada compartilhando suas experiências de vida e dando sugestões e dicas sobre como se adaptar ao Canadá mais rapidamente.   

Por Alex Wanderley Barros | Publicado 27/03/2019

O alto nível da qualidade de vida e a calorosa receptividade do canadense tornam o país bastante atraente para os estudantes internacionais.  A possibilidade de trabalho também é outro fator que contribui para a escolha do Canadá como destino.

Quem pode Trabalhar

Para poder estudar e trabalhar, o aluno deve estar matriculado em um college designado pelo governo canadense, durante um período mínimo de 6 meses. Os cursos tem de ser profissionalizantes. Cursos de idiomas não qualificam para a obtenção da permissão de trabalho.

Os colleges são cursos de curta duração direcionados ao ensino profissionalizante em uma área específica do mercado de trabalho. Diferente do Brasil, colleges públicos no Canadá são pagos e mais caros que os privados.

College privado: a carga horária de trabalho é de 20 horas semanais durante o período de aulas. No término das aulas, é permitido que o aluno trabalhe 40 horas.

Duração 6 meses a 3 anos.

College público: a carga horária de trabalho é a mesma do college privado. Já os programas têm durações diversificadas.                                                                                                                 

  *Oferece a possibilidade de pedido de extensão de visto de trabalho (PGWP) após a conclusão do curso.

Duração:  1 a 3 anos.

Verifique se o college de seu interesse aceita alunos estrangeiros.

Pré-requisito para a Entrada no College                                                                  

 Uma das exigências para ser aceito, é o nível de proficiência do inglês, que é comprovado através dos exames: IELTS , TOEFL ou outro teste feito pelos colleges.

Programa Pathway :

Outra opção é o Programa Pathway, um curso de inglês avançado voltado para aqueles que desejam fazer  universidade ou college no Canadá. Ele  prepara os estudantes para  a entrada na vida acadêmica. Os graduados no programa  serão reconhecidos por terem cumprido as exigências da língua inglesa.

Foto: Lilian Medeiros visitando o novo escritório da Sila Intercâmbio.

Lilian Medeiros sonhava em estudar fora do Brasil. Quando adolescente, ouviu histórias sobre o Canadá através de uma amiga da escola que visitou o país e voltou maravilhada. A adolescência passou, o casamento veio e Lilian acabou descobrindo que o marido tinha o mesmo sonho. Fizeram contato com a Sila Intercâmbio que orientou todo o processo. “Eu me formei em gastronomia e consegui logo trabalho. “Atualmente sou chefe de cozinha de uma empresa bem conceituada aqui no Canadá”, diz Lilian com um sorriso de satisfação.

Alex Wanderley Barros

Alex é ex-intercambista, estudou Administração e Marketing na Escola Superior de Marketing do Recife e é diretor da Sila Intercâmbio. sila@silaintercambio.com - www.silaintercambio.com

Veja também