Tomar, uma experiência rica de sentidos
Por Caio Quinderé
Portugal e sua história. Seus segredos e seus mistérios. Tomar é uma cidade portuguesa que pertence ao Distrito de Santarém e visitá-la é vivenciar uma experiência sensorial. Lá tem muito da mística templária que encontra-se não só nas magníficas igrejas, em especial a de Santa Maria do Olival e a de São João, mas também no convento de Cristo. Há na própria cidade uma envolvência que lhe transporta a tempos de outrora.
Junto ao rio Nabão, no coração da cidade, é como olhar um quadro pintado pelos impressionistas. Os ingleses diriam que é breathless! De cortar a respiração mesmo! E, ao passar pelo ponte, pode desgustar um cafezinho com um “beija me depressa” no tradicional “Estrelas de Tomar” e seguir para um passeio Corredoura abaixo passando pelo mítico café Paraíso que conta já com mais de um século de atividade. Tão emblemático como a cidade.
O que há de encontrar mais
Se quiser saborear boa comida em ambiente só vivenciado em sonhos nada melhor que o restaurante Tabuleiro. Depois pode-se percorrer a praça da República onde o fundador da cidade e grão-mestre dos templários estão a dar boas-vindas e boa sorte no seu caminho.
Tomar é de passagem obrigatória para quem quer efetivamente conhecer o interior de Portugal.