Glamour dos anos 70 marca primeiro vôo retro da TAP para o Canadá
Por Leila Monteiro Lins
Momento histórico
A companhia aérea portuguesa TAP deu início no dia 14 de julho, a uma série de vôos que transportarão os seus passageiros para uma viagem pelos anos 70. A inesquecível viagem ao passado teve lugar a bordo da aeronave “Portugal”, um moderno avião Airbus A330-300, pintado com as cores da época e o «lettering» antigos dos Transportes Aéreos Portugueses.
Primeiro vôo
O primeiro vôo (TP259) partiu do Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 19h40, com destino ao Aeroporto de Toronto, Canadá, uma rota que a TAP retomou no passado dia 10 de junho, depois de um intervalo de mais de 20 anos.
“No âmbito da celebração dos seus 72 anos de existência, a TAP convida os seus passageiros a embarcar rumo a Toronto no avião ‘Portugal’, com pintura retro, e a regressar ao glamoroso e glorioso tempo da aviação dos anos 70”, lê-se no comunicado de imprensa.
Todo o vôo recriou uma viagem ao passado, com a tripulação a receber os passageiros com uma das mais emblemáticas fardas da companhia, desenhada pelo estilista francês Louis Féraud. No interior da cabina, os encostos de cabeça, as refeições e até o entretenimento pretendiam levar os passageiros a regressar no tempo.
A bordo deste vôo para Toronto viajou um dos chefes Michelin da TAP, Miguel Laffan.
Regresso ao passado
Os passageiros foram também surpreendidos com a imagem retro de alguns dos produtos servidos, designadamente a ‘Coca-Cola’ e a cerveja ‘Sagres’, que se associaram à TAP neste regresso ao passado. Também a marca de chocolates ‘Regina’ recuperou a célebre caixa de furos com chocolates, que a tripulação terá disponível para os passageiros relembrarem o passado ou para os mais novos experimentarem o chamado ‘jogo dos furos’.
Na classe executiva, o nécessaire habitualmente oferecido aos passageiros seria ainda mais especial. A TAP recuperou a sua icónica mala de tecido, oferecida nos anos 70 e colocou nela produtos da época, nomeadamente, colônia de lavanda, creme de mãos ‘Benamôr’, pasta dentífrica ‘Couto’ e um pijama.
No entretenimento a bordo, era possível encontrar filmes da década de 70 e um canal de música do mesmo período. O ‘Diário de Notícias’ de Lisboa associou-se igualmente à TAP nesta iniciativa inédita e esteve a bordo com uma edição feita especialmente para este voo e inspirada na década de 70.
A TAP pretende continuar a surpreender os passageiros que viajam neste avião retro e realizará mais voos evocativos dos anos 70, para diferentes destinos da companhia.