Celebração das raízes portuguesas
PORTUGUESE HERITAGE MONTH
Celebration of Portuguese roots
Por Luis Aparício & Leila Monteiro Lins
O Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros, deu seguimento à tradição anual e convidou a comunidade para uma recepção para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Um momento de celebração do 10 de junho e das raízes portuguesas que juntou representantes diplomáticos, políticos luso-canadianos, bem como individualidades do mundo empresarial e artístico da comunidade portuguesa.
O Revival (Toronto) foi este ano o espaço escolhido para a recepção que teve lugar ao final da tarde de quarta-feira.
Carlos Paneiro e Fernanda Ottavio, responsáveis da TAP Portugal na América do Norte participaram da celebração.
Nas suas observações, Luís Barros salientou o bom momento que Portugal vive, com o crescimento da economia, mas principalmente o entusiasmo português que ganhou maior expressão com as recentes conquistas, onde se incluem, naturalmente, o Euro2016, a Eurovisão e as celebrações do centenário de Fátima.
O diplomata português recordou também a longa história da língua e cultura portuguesas, o papel da língua portuguesa no contexto internacional e junto das comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, a língua mais falada no hemisfério sul e aquela que mais cresce.
“Um património que é nosso, mas também dos outros, através de uma partilha cultural”, sublinhou Luís Barros, que não esqueceu o importante contributo da comunidade portuguesa no Canadá para dar uma boa imagem de Portugal.
COMEMORAÇÕES
Por último, anunciou a deslocação da Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro ao Canadá, Mariana Vieira da Silva, para participar nas Comemorações do “Dez de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” em Toronto.
O programa da Secretária de Estado Ajunta, que vem acompanhada pelo Chefe do Gabinete, Miguel Cabrita, inclui assistir ao concerto dos Xutos e Pontapés (dia 9) e a participação na Parada do Dia de Portugal, na Dundas Street, e contactos com a comunidade (dia 10).
Nesse mesmo dia, Mariana Vieira da Silva vai participar na Homenagem aos voluntários, no Monumento aos voluntários portugueses (Trinity-Bellwoods Park). Segue-se um almoço oferecido pelo Cônsul-Geral com os políticos luso-canadianos eleitos, no Restaurante Chiado, seguido de café com os “Media” portugueses.
À noite, a Secretária de Estado Adjunta estará presente no evento do voo inaugural TAP Lisboa – Toronto, no Aeroporto Internacional Pearson.
O programa fica completo, dia 11, com a participação na cerimônia, alusiva ao “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, de içar da bandeira de Portugal, seguida de receção no Centro Cultural Português de Mississauga.
Entrevista com o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros. Por Leila Monteiro Lins.