Community

Brazil & Portugal  

Community

Celebração das raízes portuguesas

PORTUGUESE HERITAGE MONTH

Celebration of Portuguese roots

Por Luis Aparício & Leila Monteiro Lins

O Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros, deu seguimento à tradição anual e convidou a comunidade para uma recepção para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Lr03

Um momento de celebração do 10 de junho e das raízes portuguesas que juntou representantes diplomáticos, políticos luso-canadianos, bem como individualidades do mundo empresarial e artístico da comunidade portuguesa.

O Revival (Toronto) foi este ano o espaço escolhido para a recepção que teve lugar ao final da tarde de quarta-feira.

Lr08

 Carlos Paneiro e Fernanda Ottavio, responsáveis da TAP Portugal na América do Norte participaram da celebração.

 

Lr07

Nas suas observações, Luís Barros salientou o bom momento que Portugal vive, com o crescimento da economia, mas principalmente o entusiasmo português que ganhou maior expressão com as recentes conquistas, onde se incluem, naturalmente, o Euro2016, a Eurovisão e as celebrações do centenário de Fátima.

O diplomata português recordou também a longa história da língua e cultura portuguesas, o papel da língua portuguesa no contexto internacional e junto das comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, a língua mais falada no hemisfério sul e aquela que mais cresce.

“Um património que é nosso, mas também dos outros, através de uma partilha cultural”, sublinhou Luís Barros, que não esqueceu o importante contributo da comunidade portuguesa no Canadá para dar uma boa imagem de Portugal.

COMEMORAÇÕES

Por último, anunciou a deslocação da Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro ao Canadá, Mariana Vieira da Silva, para participar nas Comemorações do “Dez de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” em Toronto.

O programa da Secretária de Estado Ajunta, que vem acompanhada pelo Chefe do Gabinete, Miguel Cabrita, inclui assistir ao concerto dos Xutos e Pontapés (dia 9) e a participação na Parada do Dia de Portugal, na Dundas Street, e contactos com a comunidade (dia 10).

Nesse mesmo dia, Mariana Vieira da Silva vai participar na Homenagem aos voluntários, no Monumento aos voluntários portugueses (Trinity-Bellwoods Park). Segue-se um almoço oferecido pelo Cônsul-Geral com os políticos luso-canadianos eleitos, no Restaurante Chiado, seguido de café com os “Media” portugueses.

À noite, a Secretária de Estado Adjunta estará presente no evento do voo inaugural TAP Lisboa – Toronto, no Aeroporto Internacional Pearson.

O programa fica completo, dia 11, com a participação na cerimônia, alusiva ao “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, de içar da bandeira de Portugal, seguida de receção no Centro Cultural Português de Mississauga.

Entrevista com o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros.  Por Leila Monteiro Lins.

 

 

 

Luis Aparício

Luis é jornalista freelance com experiência em notícias diárias de Portugal. Aparício colabora com os jornais locais de Toronto.

Veja também