Community

Brazil & Portugal  

Community

Jantar de homenagem a Jack Oliveira

600 mil dólares para a Community Living Mississauga

Por Luis Aparício

IMG_1186(Foto) – A Community Living Mississauga vai receber um total de 600 mil dólares. O valor é a soma de um cheque principal de 542 mil dólares, mais um donativo da fundação de caridade da LiUNA Local 183 (51 750 dólares). O empresário Ralph Chiodo arredondou o valor final.

Um número recorde de mil e quinhentas pessoas contribuíram para a angariação de 600 mil dólares, verba que será entregue à Community Living Mississauga, uma organização de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada em 1955, que apoia mais de 2300 indivíduos com deficiência intelectual e suas famílias.

O montante impressionante, que ultrapassou todas as expetativas, foi conseguido durante o jantar de homenagem a Jack Oliveira, Business Manager da LiUNA Local 183, realizado na quinta-feira, no Centro de Convenções de Mississauga.

“Devemos agradecer aos sócios da Local 183, porque, isto, é em nome deles, não do Jack Oliveira”, observou o líder sindical, acrescentando que todos estavam a fazer a diferença ao ajudar a Community Living Mississauga.

“Durante estes 33 anos, construímos uma organização que tem registado um crescimento e expansão em oportunidades que cobrem todos os aspetos da vida, desde oportunidades residenciais, ao apoio diário, emprego, lazer e atividades recreativas”, disse Eugene Nolin, presidente do Conselho de Diretores da Community Living Mississauga. “Temos orgulho em receber este evento de homenagem ao Jack Oliveira, que também tem ajudado a construir esta comunidade há mais de 30 anos”.

IMG_1173

Jack Prazeres, presidente da comissão organizadora do jantar, ecoou os sentimentos de Nolin sobre o importante papel que Jack Oliveira tem tido na comunidade, lembrando que ele “é conhecido e respeitado em todo o Ontário pela sua lealdade, amizade e dedicação aos outros”.

Numa mensagem de vídeo, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou o percurso de Jack Oliveira, feito a pulso, que emigrou bem novo para o Canadá, mas que nunca esqueceu Portugal, nem se deslumbrou ao longo da vida.

“Daqui de Lisboa, o presidente manda-lhe um grande abraço”, disse Rebelo de Sousa, agradecendo o trabalho e dedicação de Jack Oliveira, um exemplo de uma vida ao serviço de Portugal.

Carlos Silva, secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), e Terry O’Sullivan, presidente geral da LIUNA, destacaram a liderança do líder sindical, através de uma mensagem de vídeo.

Joe Mancinelli, vice-presidente e gerente regional da LiUNA, Charles Sousa, Ministro das Finanças do Ontário, John Almeida, vice-presidente sénior da Aecon Transportation East, e as filhas de Jack, Jéssica e Danielle Oliveira, compartilharam memórias e histórias sobre o trabalho e a vida familiar de Jack.

IMG_1086Depois da sua performance ao piano, Ron Adea (foto), que tem uma deficiência intelectual e participou no programa de emprego da Community Living Mississauga, também compartilhou algumas das suas experiências pessoais com a organização e explicou o impacto que esta teve na sua vida.

O dinheiro arrecadado vai permitir que um maior número de crianças e jovens adultos com deficiência intelectual possam participar em programas de Campos de Férias no verão.

O programa da noite incluiu ainda leilões silenciosos e ao vivo, e um espetáculo de entretenimento pelo cantor/imitador português Fernando Pereira.

 

Luis Aparício

É jornalista freelance com experiência em notícias diárias de Portugal. Aparício colabora com os jornais locais de Toronto.

Veja também