Community

Brazil & Portugal  

Community

Semana Cultural Alentejana até ao final do mês

 Por Luis Aparicio

A Casa do Alentejo de Toronto está a levar a efeito até ao final do mês de outubro mais uma semana cultural alentejana, a 32ª edição, este ano sob o tema: Cante Alentejano … Símbolo, Cultura e Tradição.

A abertura oficial teve lugar na passada sexta-feira, dia 23, assinalando ao mesmo tempo a inauguração oficial do renovado salão nobre, um projeto há muito ambicionado pela direção do clube.

Depois de ter entrado em obras durante o verão, o salão nobre promete ser um espaço de glamour moderno e preparado para receber diversos eventos. Carlos Sousa, presidente da direção da Casa do Alentejo espera que o mesmo se torne autossustentável.

Foi ainda feito o lançamento da 4ª edição da revista da Semana Cultural.

Em resumo: o Fado e o Cante Alentejano vão andar de mãos dadas. Dois patrimónios imateriais da humanidade reconhecidos pela UNESCO que vão estar em palco para uma noite de Gala (dia 31).

Em palco, vão cruzar-se duas gerações de fados. Jorge Fernando, fadista que está a comemorar 40 anos de carreira, e um dos compositores mais conceituados da música portuguesa, regressa a Toronto para novo espetáculo na Casa do Alentejo. Jorge Nunes e Ana Lúcia completam o trio de fadistas que vêm de Portugal.

O grupo coral Casa do Alentejo, o grupo coral de Beja, e o grupo coral e etnográfico da Casa do Povo de Serpa, vão defender o prestígio do Cante Alentejano.

Alguns dos motivos de interesse incluem: noite de teatro (dia 28) com a peça “A Caminho do Alentejo”, encenada pelo Grupo de Teatro Experimental “O Projeto”, e uma passagem de modelos de capotes alentejanos (dia 29) desenhados num estilo moderno.

Entretanto, na Galeria Alberto de Castro estão patentes duas exposições, uma de pintura, de autoria de Tina Karpenchuck, e uma outra de moedas e notas antigas, apresentada por Manuel Miguel.

O programa da semana inclui também a atuação de artistas da comunidade. As pessoas poderão ainda provar a gastronomia regional alentejana.

 

Photos:

Cover: Carlos Sousa, à direita, oficializa a abertura das exposições de pintura e de moedas e notas antigas de Tina Karpenchuck e Manuel Miguel, respetivamente.

2- Tina Karpenchuck tem uma coleção de quadros em exposição na Galeria Alberto de Castro.

3- O grupo coral da Casa do Alentejo de Toronto em palco.

 

Veja também