Community

Brazil & Portugal  

Community

Coligação Portugal à Frente (PSD e CDS) vence legislativas em Portugal

Por Luis Aparício

Foto: Geraldo Santos / Globais Imagens

A coligação Portugal à Frente (PSD e CDS) obteve, este domingo, uma vitória nas eleições legislativas em Portugal, tal como previam as empresas de sondagens.

Apesar da perda de mais de dez pontos percentuais, de uma perda de mais de 800 mil votos e 25 deputados, face a 2011, a coligação PSD/CDS conseguiu ainda assim 38,5% e uma vantagem de seis pontos percentuais sobre o partido socialista, o grande derrotado da noite. Ainda assim, o seu líder, António Costa, garantiu que não se vai demitir.

Mais à esquerda, destaque para o resultado do Bloco de Esquerda que duplicou o resultado de há quatro anos, passando de oito para 19 deputados. Os 10,2% de votos representam, aliás, o melhor resultado de sempre do BE. Ou seja, Catarina Martins conseguiu ainda melhor do que o fundador Francisco Louçã, em 2009 (9,82%).

Ainda que tenha crescido em percentagem (8,26%) e conseguido mais um deputado, a CDU viu-se ultrapassada por um fulgurante BE.

Relativamente a novos partidos, o PAN/Pessoas, Animais, Natureza consegue finalmente eleger um deputado.

Não há maioria absoluta, mas também não parece haver entendimentos à esquerda que possam ameaçar um governo da coligação Portugal à Frente. O Presidente da República Cavaco Silva vai agora ouvir os partidos e avaliar qual poderá ser o tempo de duração do futuro governo minoritário.

 

Veja também