Semana Cultural Beira 2015
CANADÁ EM FOCO: Integrando a comunidade de língua portuguesa no Canadá.
Por Luis Aparício & Leila Monteiro Lins | Fotos: Luis Aparício
O mês de setembro não traz só o início de mais um ano escolar. Na Casa das Beiras de Toronto é também o mês de arranque para mais uma Semana Cultural Beira.
Depois da abertura oficial no sábado, o programa prossegue esta terça-feira, 22, com a noite dedicada aos patrocinadores. O conjunto Mundo Novo, vindo de Portugal, volta a atuar em palco.
Os restantes destaques da semana vão para a noite da Juventude (dia 24), com as atuações de Joey Corsino, Victoria Azevedo, o Grupo de Dança City Dance Corps, e Zumba Activity Body Fitness.
Na sexta-feira, a Noite de Fados apresenta um cartaz de artistas que inclui João Brito, Soraia Mejdoubi e a jovem fadista Mara Pedro, vinda de Portugal, novamente em Toronto, depois ter surpreendido em 2014 com a sua voz e presença em palco. Os fadistas serão acompanhados em palco por Manuel Moscatel (Guitarra portuguesa), Valdemar Mejdoubi (Viola de Fado) e Hernâni Raposo (Viola Baixo).
No sábado, teremos o encerramento da Semana Cultural com a atuação de Searas de Portugal e do Conjunto Mundo Novo.
As pessoas podem apreciar exposições de livros, fotografias e artesanato. Uma ementa de gastronomia regional estará também disponível para almoços e jantares, pela mão do Chef Francisco Santos, vindo de Coimbra, Portugal.
Foto capa: Bernardino Nascimento, ao centro, com os vereadores municipais Cesar Palacio e Ana Bailão, a deputada provincial Cristina Martins e Julie Dzerowicz, a candidata Liberal federal para o círculo eleitoral de Davenport.
Foto 1 – O Rancho Folclórico do Académico de Viseu, durante o Içar das Bandeiras e apresentação dos hinos de Portugal e Canadá
Foto 2 – O conjunto Mundo Novo é o cabeça de cartaz da Semana Cultural Beirã 2015. Na foto, Pedro Martins (Teclas e Voz), Carla Sousa (Voz e Cavaquinho), Raquel Cardoso (Voz e Percussão), Edgar Sousa (Voz e Acordeão) e Manuel Sousa (Voz e Acordeão). O sexto elemento, Pablo Figueiredo (Baixo e Cavaquinho), não pôde acompanhar o conjunto por motivos de força maior.
Foto 3 – Uma sala de exposição de artesanato das Beiras