Canada

Canada

Mariana Lima: Do Polo Têxtil Catarinense a uma Grande Marca Canadense

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM

Conheça a história da designer de moda Mariana Lima, que já passou pela Ikea e hoje trabalha para a Canada Goose

 Por Paula Filizola | 6 de junho de 2024

Com mais de 13 anos de carreira no setor de moda, Mariana Lima, 29 anos, sabia desde criança que queria trabalhar no mundo fashion. Afinal, a paixão estava no sangue. Sua mãe, tias e avós são artesãs e costureiras e ela cresceu em meio ao setor têxtil de Joinville, em Santa Catarina. Empenhada nos estudos, com 16 anos, a jovem já fazia curso profissionalizante e liderava oficinas na escola. De lá para cá, foram muitos anos de dedicação até finalmente conquistar espaço no mercado canadense.

Mariana mora em Toronto, no Canadá, desde 2017. Hoje trabalha em uma das maiores marcas autorais do país, também conhecida internacionalmente. Além disso, ela é podcaster e criadora da comunidade “Moda na Mochila“, especialmente para ajudar brasileiros a entender o mercado da moda em diferentes lugares do mundo.

Ao chegar no Canadá, apesar de possuir bastante experiência no mercado brasileiro como designer de moda, ela achou que tinha pouquíssimas chances de conseguir algo na sua área. “Não pesquisei nada sobre as marcas canadenses e, ao chegar aqui, descobri várias que são motivo de orgulho local e reconhecidas internacionalmente, como Lululemon, Canada Goose ( foto), Arcteryx, Herschel, entre outras”, relembra.

Primeira Experiência Canadense

Determinada a conseguir uma vaga relacionada a sua área de formação, Mariana demorou cinco meses nessa busca inicial até conseguir sua primeira experiência no mercado de trabalho canadense na Ikea, como vendedora do setor de têxteis. Além de ser uma oportunidade em uma marca grande, ela entendeu que seria proveitoso falar inglês por oito horas seguidas, interagindo com colegas de trabalho e clientes que tinham diversos sotaques. “Entendi que esta seria uma oportunidade para aprimorar meu vocabulário relacionado à moda e têxteis em inglês”, conta.

A busca intencional no mercado canadense a ajudou a trilhar um caminho de sucesso na sua carreira internacional. “Sete meses depois, eu já estava mais confiante no meu inglês e finalmente furei a bolha da moda no Canadá. Consegui meu primeiro emprego como designer em uma pequena fábrica de uniformes esportivos”, comenta Mariana. A brasileira desempenhava uma variedade de funções, desde o design para “jerseys” de esportes como hockey, vôlei e futebol americano, até criação de conteúdo para as redes sociais.

Dali em diante, Mariana foi evoluindo. O segundo emprego como designer no Canadá foi em uma marca de acessórios reversíveis para crianças, chamada FlapJackKids. “Esse trabalho foi especial para mim, pois estava no mesmo segmento em que eu atuava no Brasil e que tanto amava”, disse Mariana, que ficou um bom tempo naquela empresa, especialmente porque desfrutava bastante liberdade criativa. “Era eu quem definia o conceito das coleções, criava estampas e modelos, e coordenava os ensaios fotográficos”, completou.

Diversidade Cultural 

Um dos pontos que ajudaram Mariana foi justamente o fato de mais da metade da população de Toronto não ser nascida no Canadá. A diversidade cultural, segundo ela, cria um ambiente de trabalho rico em referências e criatividade. “Muitas empresas, inclusive na qual eu trabalho atualmente, se orgulham dessa diversidade, o que é um ponto positivo para imigrantes em busca de oportunidades de emprego no Canadá”, afirmou a brasileira.

Momento Atual

Depois de um tempo trabalhando na marca de roupas infantis, Mariana sentiu que precisava desacelerar. “Eu buscava priorizar a qualidade de vida que idealizava no ‘sonho da vida na América do Norte’. Desejava ser “substituível” novamente, ter um emprego que me permitisse tirar férias sem a necessidade de responder a e-mails, já que eu era a única designer no grupo”, relata.

Grande Objetivo Conquistado

Mariana, então, se preparou, ajustou o currículo e portfólio para aplicar para uma vaga em uma das maiores empresas de moda do Canadá. Atualmente, trabalha no setor de Pesquisa e Desenvolvimento de Matéria-prima para a Canada Goose. “Após mais de seis anos morando aqui, sinto-me parte da comunidade de Toronto. Hoje, quando estou competindo por uma vaga de trabalho, percebo que estou concorrendo em pé de igualdade com pessoas que nasceram e estudaram aqui”, comemora.

Projeto Paralelo

Além de fazer sucesso no mercado de trabalho, Mariana desenvolveu há três anos o podcast “Moda na Mochila”para compartilhar sua trajetória na moda, assim como a de outros brasileiros desbravando o mundo”. Semanalmente, ela traz entrevistados com experiências internacionais, seja trabalhando ou estudando moda. “Ao compartilhar as trajetórias de profissionais e empreendedores brasileiros que ocupam espaços globalmente, meu objetivo é inspirar outros em suas jornadas rumo ao sucesso”, disse.

Novos Projetos

Dentro desse projeto, Mariana pretende criar futuramente uma plataforma online de networking e aprendizado, oferecendo ferramentas para a construção de carreiras e eventos imersivos. Além disso, ela busca promover mudanças positivas e contribuir para transformações mais amplas na sociedade por meio da educação e inclusão.

 

 

——

 

*Clique  aqui  e assine nossa Newsletter.

A Edição de Primavera-Verão da revista DISCOVER está disponível em nosso Site:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

 

 

 

Paula Filizola

Paula é jornalista com mais de 12 anos de experiência em Brasília. Atuou em veículos da Editora Abril, além do jornal Correio Braziliense e do site Metrópoles. Como profissional de comunicação, trabalha com estratégia institucional e digital. Se especializou na Centennial College, em Toronto, na área de Lifestyle Media.

Veja também