Canada

Canada

Explorando o Caminho para o Emprego Público no Canadá 

Nada de editais e concursos. A chance para trabalhar em órgão público canadense pode estar no currículo e no recrutamento

 

Por Jandy Sales | 15 de março de 204

A grande notícia recentemente no Brasil, quando o assunto é trabalhar no setor público do país, tem sido o lançamento do edital do Concurso Nacional Unificado. São mais de seis mil vagas oferecidas e que serão preenchidas em vários órgãos do governo federal. Mas para aqueles que moram no Canadá, quando o tema do emprego público surge nas rodas de conversa, alguém já deve ter lançado a pergunta: como ingressar no funcionalismo público canadense? Será que o caminho é o mesmo a ser trilhado no Brasil, ou seja, aguardar ansiosamente o lançamento do edital e estudar horas a fio para as  provas do concurso?

 Foto: Pete Linforth

Bom, talvez exista por trás do seu questionamento o desejo de conquistar vaga no mercado de trabalho do setor estatal do país que é dono de uma das economias mais saudáveis do mundo. Outro grande atrativo está na enorme lista de oportunidades: são vários cargos administrativos e – em muitos casos, funções de alto nível em áreas, como saúde, educação, serviços sociais e muitos outros. Sem falar que você vai ser pago em dólar e desfrutar muitos benefícios.

Se você é residente permanente, um grande passo já foi dado. Agora, fique ligado: para conseguir o emprego que lhe proporcionará estabilidade financeira e prestígio é bom ficar atento a algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Primeiro, vale lembrar que o processo de seleção e contratação no setor público canadense, incluindo organizações como TTC (Toronto Transit Commission) e Canada Post, é geralmente guiada por princípios de meritocracia e igualdade de oportunidades. As posições costumam ser divulgadas publicamente, e os candidatos interessados devem se inscrever por meio dos canais oficiais de recrutamento.

Streetcars da TTC nas ruas de Toronto. Foto: Jandy Sales

Requisitos preliminares

E se você ficou bastante animado pelo fato de não termos falado até agora em concurso público, saiba que a escolha do candidato pelo órgão público do Canadá geralmente ocorre após entrevista que selecionará os campeões. Então, vamos lá. Primeiro, aqui seguem alguns requisitos preliminares para que você seja considerado logo de cara um candidato ao emprego público no Canadá:

  • A maioria dos cargos no setor público exige que os candidatos sejam cidadãos canadenses ou residentes permanentes.
  • Há algumas exceções e, em determinadas situações, os não residentes permanentes podem ser qualificados para certos cargos.
  • O domínio do inglês ou francês, dependendo da região, é muitas vezes um requisito essencial.

 Foto: Tumisu/Pixabay

Diversidade e a Igualdade de Oportunidades

É bom saber também que a indicação direta de candidatos por funcionários públicos para cargos específicos é menos comum no Canadá, a fim de assegurar uma competição justa, conforme foi mencionado aqui anteriormente. A maioria dos órgãos públicos adota práticas de contratação que incentivam a diversidade e a igualdade de oportunidades.

Achou até agora difícil conquistar o pódio nessa corrida ao emprego público canadense? Não se desanime. Todo esforço valerá a pena, pois os órgãos públicos da terra do maple leaf seguem procedimentos rigorosos para garantir uma avaliação justa e, acima de tudo, transparente. Na hora de contratar um novo funcionário, eles tomam como base critérios objetivos, como qualificações, experiência, habilidades e competências relacionadas à posição.

A Descoberta do Mapa do Emprego

Como ficar sabendo das vagas existentes, então?  

  • As vagas para o setor público canadense são anunciadas em sites específicos de empregos governamentais, como já falamos. O principal deles é o gc.ca, e tem ainda os sites dos governos provinciais/territoriais e federal (veja a lista ainda nessa reportagem).
  • O processo de candidatura envolve geralmente o envio de um currículo, carta de apresentação e a conclusão de testes ou entrevistas, dependendo do cargo.

Pesquisa de Vagas

Esse item requer uma busca minuciosa e ferramentas para isso não faltam.

  • Job Bank é uma plataforma governamental que lista oportunidades de emprego em todo o Canadá.

Websites Governamentais:

Outra dica importante: o governo canadense centraliza muitas de suas oportunidades de emprego em portais.

  • GC Jobs – Emprego e Desenvolvimento Social Canadá: GC Jobs – ESDC
  • GC Jobs – Agência de Receitas do Canadá: GC Jobs – CRA
  • Também explore os sites de carreiras do governo federal, provincial/territorial e municipal. Por exemplo, o ca é para oportunidades federais.

 

 Foto: Oleksandr Pidvalnyi

Agências de Emprego

O caminho para a qualificação profissional.

Agora, se você precisa se qualificar mais para se tornar um forte candidato a uma vaga no setor púbico canadense, ou até mesmo no mercado de trabalho de uma maneira geral. E para quem ainda não tem domínio dos idiomas inglês ou francês, buscar ajuda a uma agência especializada que lhe dê suporte especializado no seu idioma durante a busca pelo emprego, poderá suprir essas suas demandas. E aqui estão algumas sugestões:

  • ACSA – Acces Employment: Oferece serviços de emprego e integração para recém-chegados. ca
  • YMCA Newcomer Services: Auxilia imigrantes em diversas áreas, incluindo empregabilidade. ca

Agências de Recrutamento

Você mais perto de conquistar o emprego. 

  • Bilingual Source: Especializada em colocação de profissionais bilíngues, incluindo para quem fala português. com
  • Drake International: Oferece serviços de recrutamento em vários setores. drakeintl.com/job-seeker

Websites Específicos

Uma outra boa ferramenta para conquistar espaço no mercado de trabalho.

  • com é um portal de empregos que lista oportunidades em diversas áreas.

Serviços Governamentais

Fala francês? Caso sim, então, Bonjour!

  • Job Bank (Emploi-Québec): Uma plataforma governamental com sotaque francês que lista oportunidades de emprego em todo o Canadá.

Quebec, Canadá. Foto: Dezalb/Pixabay

Networking

O contato certo com a pessoa certa na hora certa!

A cartilha do abecê do emprego tem outra palavra bastante conhecida: networking. Aos se mudar para o Canadá, você já deve saber que participar de grupos e eventos de networking locais para conhecer profissionais na sua área de atuação é fundamental. Tudo vale a pena quando é preciso fazer o contato com a pessoa certa na hora certa.

Para isso, a dica é conhecer o MeetUp.com, como o mesmo já foi mencionado na lista acima. As mensagens na página principal do site podem ser consideradas um conselho para quem desembarcou em terras estranhas e quer se conectar: como tornar encontros casuais em grandes amizades. E aqui não se trata de site para quem está em busca de relacionamento amoroso.

O Meetup.com pode ser considerado um canal que aproxima pessoas. O site poderá tornar uma pessoa que até antes era considerada estranha para você em um amigo que poderá fazer toda a diferença na carreira profissional. Estou falando daquela pessoa que possivelmente poderá dar a você dicas importantes sobre o mercado de trabalho ou uma informação valiosa sobre as oportunidades de emprego. Como diz o ditado: tudo pode acontecer em meio a uma boa conversa regada a um bom cafezinho, ou entre um brinde e outro em uma animada mesa de bar – um tipo de confraternização comum nos encontros do meetup.com.

Baseado em tudo que a gente falou até aqui, vale lembrar que os processos e métodos podem variar entre os diferentes níveis de governo (federal, provincial/territorial e municipal) e entre os órgãos específicos. Portanto, é aconselhável verificar os sites oficiais, seguir as redes sociais pertinentes e se manter atualizado sobre os procedimentos de recrutamento específicos de cada organização. Boa sorte!

——–

*Clique  aqui  e assine nossa Newsletter.

A edição especial de celebração dos 15 anos da revista DISCOVER está disponível em nosso site:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

 

Jandy Sales

Jandy tem experiência em rádio, televisão, jornal e revista. Ele já recebeu três prêmios como documentarista.

Veja também