Brazil

Brazil

BRASIL ELEIÇÕES: onde, quem pode e como votar

Eleitorado no Canadá cresce 77,2% 

Por André Luis | 16 de setembro de 2022 | ATUALIZAÇÃO 26/09/2022

Aproxima-se a passos largos um dos atos eleitorais mais importantes (e polarizados) que podem definir o futuro próximo do Brasil e qual o papel que o gigante da América do Sul terá no contexto mundial.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições marcadas para os dias 2 e 30 de outubro deste ano. Isso representa um aumento de 6,21% em relação às eleições de 2018.

Cresceu a quantidade de eleitores jovens, na faixa etária de voto facultativo, de 16 e 17 anos, e também aumentou o total daqueles com mais de 70 anos de idade. Já na faixa entre 21 e 24 anos, houve redução.

Além da disputa presidencial, a eleição 2022, cuja campanha eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto, incluirá também a votação para deputados federais e estaduais, senadores e governadores nos estados.

CANADÁ: crescimento de 77,2% no número de brasileiros registrados para votar

O número de brasileiros registados para votar nas eleições do Brasil por meio das repartições diplomáticas brasileiras no Canadá (a Embaixada do Brasil em Otava e os consulados de Toronto, Vancouver e Montreal) cresceu 77,2% em apenas quatro anos, passando de 22.060 eleitores em 2018 para 39.084 em 2022. O número não inclui os brasileiros temporariamente no Canadá, como os estudantes e os que não se decidiram por fixar residência permanente no Canadá, embora residam cá.

PORTUGAL: 80 mil brasileiros aptos a votar

Mais de 80 mil brasileiros estão aptos a votar em Portugal, fazendo deste o segundo maior colégio eleitoral brasileiro no exterior, abaixo apenas dos Estados Unidos.

Isoladamente, Lisboa passou a ser o principal centro de votação de brasileiros entre 181 localidades no exterior, ultrapassando as norte-americanas Miami e Boston. A capital portuguesa tem 45.273 pessoas registadas para exercer o dever cívico de escolher o próximo presidente do Brasil. Outros 30.098 estão no Porto e 5.525, em Faro.

O crescimento do número de eleitores brasileiros em Portugal impressiona. Em relação a 2018, o total de votantes brasileiros em Lisboa aumentou 113%. No Porto, o salto foi de 110% e, em Faro, que fica na região do Algarve, de 52%. Esses números decorrem do avanço da imigração para o país europeu nos últimos quatro anos.

Os números do Tribunal Superior Eleitoral apontam que, além das cidades portuguesas, houve crescimento substancial no total de eleitores de três outras localidades: Paris (104%), na França; Dublin (465%), na Irlanda; e Nagoya (45%), no Japão. No geral, informa o TSE, 697.078 eleitores brasileiros no exterior estão aptos para votar nas próximas eleições. Trata-se de um crescimento de 39,2% em relação aos 500.727 de quatro anos atrás. Em relação ao ano de 2014 (354.184), o incremento foi de 97%.

Consulados brasileiros responsáveis pelas eleições fora do país vão reforçar a segurança

Temendo que a extrema polarização que se nota do Brasil e se repita no exterior, os consulados brasileiros responsáveis pelas eleições fora do país vão reforçar a segurança das urnas eletrônicas e dos eleitores para evitar violência. As polícias locais estão a ser chamadas para montar esquemas especiais de atuação e, nos maiores colégios, como Portugal, seguranças privados serão contratados. A ordem é garantir a todos o direito de exercerem a cidadania.

Luta resumida a dois candidatos

O Brasil viverá a sua nona eleição presidencial desde a Constituição de 1988 – o primeiro eleito sob a nova Carta foi Fernando Collor de Mello (então no PRN), em 1989.

Na disputa presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta a reeleição, enquanto que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera nas sondagens, na primeira vez que um presidente em exercício enfrenta um ex-presidente.

Em realidade, esta parece ser uma luta resumida a dois, com os restantes candidatos (de um total de 11, salvo alguma desistência de última hora) a assumirem um papel secundário e com pouca representatividade eleitoral.

O candidato às eleições presidenciais brasileiras Ciro Gomes (PDT) criticou o aproveitamento político que o chefe de Estado do Brasil, Jair Bolsonaro, fez do dia do bicentenário da independência.

Brasília e o Rio de Janeiro foram palco dos maiores desfiles do bicentenário da independência, que acabaram por se tornar, na prática, num comício político por parte de Jair Bolsonaro.

Pesquisas mostram Lula liderando a corrida presidencial

As sondagens divulgadas no Brasil mostram que Lula da Silva lidera a corrida presidencial com mais de 44% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro, que tem mais de 30% do apoio até ao momento. O terceiro colocado, Ciro Gomes, aparece com 9% das intenções de voto.

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu ao desfile cívico-militar do 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, mesmo no centro da tribuna, ao lado de Bolsonaro.

O  ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou o seu “apoio total” à reeleição do líder brasileiro Jair Bolsonaro, a quem chamou de o “Trump dos Trópicos”.

O líder brasileiro de extrema-direita é um grande admirador de Donald Trump, que é conhecido, como ele, pelo seu uso intemperado das redes sociais, pelo seu estilo provocador e pelos seus inúmeros deslizes.

As eleições presidenciais de 2 de outubro são as mais polarizadas da história recente do Brasil. Contudo, alguns temem que Bolsonaro conteste o resultado das eleições se perder, arriscando-se a cenas de violência como as do Capitólio, em Washington, pelos apoiantes de Donald Trump, em janeiro de 2021.

Como votar no exterior

Os eleitores que moram fora do Brasil e desejam votar devem estar inscritos nas repartições consulares do Brasil. O prazo para o alistamento terminou em 4 de maio. Não é possível votar em outro país durante uma viagem a passeio. O voto é autorizado somente para quem tem domicílio eleitoral no exterior.

O TSE lembra que os eleitores no exterior com mais de 18 anos são obrigados a votar. O voto é facultativo apenas para quem tem mais de 16 anos e menos de 18, para pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Quem está fora do Brasil pode votar apenas para o presidente e vice-presidente. A votação é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com apoio dos consulados ou das missões diplomáticas.

Se o eleitor que reside no exterior estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição ou impossibilitado de comparecer à votação, deve justificar a falta via e-Título, Justifica Internet ou pelo formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral”. O formulário deve ser dirigido ao juiz da zona eleitoral do exterior e enviado à repartição consular ou à missão diplomática.

Datas e locais de votação

O primeiro turno das eleições será realizado no domingo, 02 de outubro de 2022 e o segundo turno, caso haja, em 30 de outubro de 2022, sempre das 8h às 17h, horário local.

Para poder votar em Toronto, é necessário que o nacional brasileiro seja eleitor(a) no município “TORONTO” e que o seu título esteja REGULAR. 

Para saber a qual localidade o seu título está vinculado veja o link  https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao

Já para saber se o seu título está regular, clique em https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome

Para obter o título de eleitor em formato digital, deve baixar o aplicativo E-Título no smartphone ou tablet: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo

Por último, para votar no dia das eleições basta apresentar o E-título (ou a Certidão de Quitação Eleitoral – CQE)  e um documento com foto que tenha filiação (pode ser um documento brasileiro caducado, desde que a fotografia permita a identificação do cidadão eleitor).

A Certidão de Quitação Eleitoral – CQE pode ser obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, através do link https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

Em Toronto, as eleições serão realizadas no Centro de Convenções Beanfield Centre, localizado em 105 Princes’ Blvd, Toronto.

Os outros locais no Canadá onde os brasileiros podem votar são:

Ottawa: 450 Wilbrod St, Ottawa (Embaixada do Brasil

Montreal: Dawson College, 3040 Sherbrooke St. W, Montreal, Quebec

Cidade de Quebec: Centre des Congrès de Quebec, 1000  Boulevard René-Lévesque E, Quebec.

Winnipeg: Associação Portuguesa de Manitoba, 659 – Young St, Winnipeg, Manitoba

Calgary: Casa do Brasil, 10208 Elbow Dr SW, Calgary, Alberta

Vancouver: Pinnacle Hotel, 1138 West Cordova St, Vancouver, Colúmbia Britânica

 

——-

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de verão da revista DISCOVER está disponível  no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

 

André Luis

André é colaborador freelancer de serviços de mídia e conteúdo digital em língua portuguesa. Os textos publicados por Luis no Discover News são em português de Portugal, ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Veja também