Community

Brazil & Portugal  

Community

Canadá implementa medidas para ajudar estudantes internacionais a permanecer no país

Cerca de 93.000 pessoas tiveram as suas autorizações de trabalho de pós-graduação expiradas

Por André Luis | 19 de agosto de 2022

Os planos surgem numa altura em que uma nova pesquisa de julho deu a entender que mais da metade dos estudantes estrangeiros no Canadá pretendem pedir a residência permanente em algum momento após a formatura.

Após semanas de atrasos, o Canadá está a implementar medidas provisórias para permitir que os estudantes internacionais que foram deixados numa espécie de limbo de imigração devido a atrasos provocados pela pandemia permaneçam e trabalhem legalmente neste país.

Ficou definido que  a partir de 8 de Agosto, o departamento de imigração começaria a enviar um e-mail para indivíduos cujas autorizações de trabalho expiraram ou vão expirar entre 20 de setembro de 2021 e 31 de dezembro de 2022.

O departamento irá disponibilizar  provas de que ainda estão autorizados a trabalhar neste país, que eles poderão depois mostrar aos empregadores.

Devido ao aumento vertiginoso dos atrasos durante a pandemia da COVID-19, as autoridades suspenderam a entrada de alguns programas de imigração para pessoas qualificadas até ao mês passado. Isso deixou muitos estudantes internacionais qualificados – que de outra forma poderiam solicitar residência permanente – sem estado legal (status) e com permissões de trabalho expiradas.

Estima-se que 93.000 pessoas tiveram as suas autorizações de trabalho de pós-graduação expiradas dentro do prazo elegível coberto pela política especial. O governo agora está a dar-lhes um período de trabalho prolongado que durará até 31 de maio de 2023.

O ministro da Imigração, Sean Fraser, havia anunciado em abril que as medidas especiais estariam prontas em junho. Durante o anúncio da nova medida, ele atribuiu o atraso ao sistema “antiquado” do departamento que limitava as renovações automáticas das autorizações de trabalho expiradas e prestes a expirar.

Quem receberá a prorrogação da autorização de trabalho

Como resultado, apenas os estudantes internacionais cujas autorizações de trabalho expiram de 2 de outubro a 31 de dezembro terão a prorrogação de trabalho prorrogadas automaticamente no sistema.

Para este grupo, não será necessário fazer nada. Eles receberão um e-mail para confirmar o seu endereço de correspondência antes da emissão de nova autorização em meados de outubro. Aqueles que possuem passaporte caducado ou informações de contato desatualizadas devem seguir as instruções do e-mail e atualizar prontamente os seus registos.

Os estudantes internacionais cujas autorizações de trabalho expiraram ou irão expirar antes de 1 de outubro não serão notificados por e-mail, mas devem solicitar uma nova autorização online.

Aqueles que ainda estão no Canadá, mas com o seu estado legal expirado, devem pedir simultaneamente a restauração do status e uma nova autorização de trabalho.

Embora uma pessoa normalmente só possa restaurar o seu status dentro de um período de 90 dias antes do termo, as medidas especiais levantam essa restrição e mesmo aqueles que já deixaram o Canadá podem fazer o pedido.

O departamento de imigração já está de volta ao padrão de serviço

Sean Fraser salientou que as autoridades de imigração trabalharam arduamente para reforçar a capacidade do departamento e processaram 2,3 milhões de pedidos de residência permanente e temporária até ao momento este ano, quase duplicando os 1,2 milhões de pedidos finalizados no mesmo período de 2021.

O ministro acrescentou que o departamento de imigração já está de volta ao padrão de serviço que visava para o período pré-pandemia – 12 meses para novos pedidos em reagrupamentos familiares e seis meses para imigrantes qualificados no grupo de talentos do Express Entry.

Embora ainda haja um longo caminho para restaurar os tempos de processamento de pedidos de cidadania e processos de residência temporária para visitantes e trabalhadores estrangeiros, Sean Fraser disse estar esperançoso de que os padrões gerais de serviço voltem ao normal até ao final do ano.

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de verão da revista DISCOVER está disponível  no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

André Luis

André é colaborador freelancer de serviços de mídia e conteúdo digital em língua portuguesa. Os textos publicados por Luis no Discover News são em português de Portugal, ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Veja também