Community

Brazil & Portugal  

Community

Gostaria de imigrar para o Canadá? Saiba as opções.

Tenha uma visão geral das diferentes categorias de imigração que o poderão orientar nesse objetivo e poupe tempo, stress e dinheiro nesta aventura.

Por André Luís | 22 de julho de 2022

Um anúncio recente de que, a partir de julho, o Canadá vai retomar os convites de Express Entry para todos os candidatos é uma notícia bem-vinda para aqueles que viram os seus planos de imigração para este país suspensos pela pandemia da COVID-19.

Saiba, contudo, que a Express Entry é apenas uma forma de imigrar para o Canadá, havendo outras mais opções. Para facilitar nesse processo de decisão, é importante estar a par das diferentes categorias de imigração que o Canadá coloca à disposição dos interessados.

Classe económica

A classe económica (economic class) é a maior fonte de imigração para o Canadá. Aqueles que são elegíveis para qualquer um dos mais de 100 meios são vistos como capazes de contribuir mais para a economia do Canadá e têm mais facilidade em se integrar no mercado de trabalho canadiano.

Express Entry

A principal via de imigração da classe económica federal é chamada de Express Entry. Através da Express Entry, existem três programas:

  • O Programa Federal de Trabalhadores Qualificados foi desenvolvido para qualquer candidato que atenda a um idioma específico, educação e experiência de trabalho. A experiência de trabalho é categorizada usando o sistema nacional de classificação ocupacional, que determina se um candidato é elegível para um programa de imigração de classe económica. Cada profissão tem um código e recebe um nível de competência.
  • O Federal Skilled Trades Program é uma opção para aqueles com pelo menos dois anos de experiência numa profissão especializada nos cinco anos anteriores à candidatura, bem como competências linguísticas exigidas em inglês ou francês.
  • A Canadian Experience Class está disponível para aqueles que já trabalharam por pelo menos um ano no Canadá e que cumprem os critérios de competências linguísticas.

Em cada opção, os candidatos elegíveis carregam o seu perfil no site do departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e recebem uma pontuação usando o Sistema de Classificação Abrangente.

Essa pontuação, com base em critérios como educação, competências linguísticas e experiência de trabalho, é usada para classificar os candidatos. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de receber um convite para pedir a residência permanente.

Tenha em mente que o IRCC convida os candidatos mais bem classificados a cada duas semanas.

Programa de Nomeação Provincial

Os recém-chegados que procuram a residência permanente podem optar por se inscrever no Programa de Nomeação Provincial (PNP). Cada província e território canadiano (com exceção do Quebeque e Nunavut) possui um PNP, que permite nomear os candidatos de imigração à residência permanente.

Existem dois tipos de PNP. Os PNPs aprimorados convidam os candidatos de Express Entry a se candidatarem a uma indicação provincial. Se um candidato de Express Entry se candidatar com sucesso a uma indicação provincial, ele será elegível para 600 pontos CRS adicionais.

As províncias que participam no PNP também possuem fluxos de base que operam fora do sistema Express Entry. Por meio desses programas de imigração, é possível solicitar diretamente a um governo provincial, embora o pedido possa levar mais tempo para ser processado.

Todavia, obter uma indicação provincial não é o mesmo que se tornar um residente permanente. No Canadá, apenas o governo federal pode emitir o estatuto de residência permanente. No entanto, uma indicação provincial pode ajudar muito num pedido de imigração canadiano.

Quebeque: Programas de Imigração Exclusivos 

O Quebeque faz as coisas de um modo diferente, tendo um acordo especial com o governo federal que permite escolher imigrantes. O Quebeque é a única província do Canadá com o francês como idioma oficial e, como tal, muitos dos seus programas de imigração exigem que os candidatos tenham competências no idioma francês.

Além disso, o Quebeque tem programas de imigração exclusivos. Por exemplo, os trabalhadores qualificados podem candidatar-se ao Quebec Skills Workers Program, que é semelhante ao Federal Skilled Worker Program. Também é possível tirar proveito de programas-piloto que incentivam a imigração por quem tem experiência na indústria alimentar, auxiliares e quem tem experiência em inteligência artificial e tecnologia.

Classe Familiar

Depois da imigração por meio da classe económica, o patrocínio de classe familiar é a segunda via mais comum para a imigração para o Canadá. Em realidade, o Canadá recebe mais de 100 mil recém-chegados por ano por meio de patrocínio familiar, havendo duas vias principais que tornam isso possível: o Programa de Cônjuges, Companheiros e Filhos, e o Programa de Pais e Avós.

Cônjuges e Companheiros

Os cidadãos canadianos e os residentes permanentes podem patrocinar um cônjuge, companheiro em união de facto e quaisquer filhos dependentes. Para isso, terão de comprovar que podem sustentar financeiramente o seu parceiro e quaisquer filhos a cargo durante um determinado período de tempo conhecido como compromisso, neste caso três anos, independentemente de qualquer alteração da situação financeira no futuro.

Os candidatos precisam apresentar provas da relação, como certidão de casamento, fotos ou comprovativos de despesas compartilhadas. É importante notar que o Canadá acolhe aqueles em relacionamentos do mesmo sexo e todos os requisitos de patrocínio são idênticos para parceiros e cônjuges do mesmo sexo.

Pais e Avós

Os pais e avós podem ser patrocinados por qualquer cidadão canadiano ou residente permanente. Para patrocinar um pai ou avô, a pessoa terá de cumprir um requisito de capacidade financeira e estar preparado para sustentar os seus parentes ao longo de um compromisso de 20 anos. Este requisito pode ser atingido considerando o salário de um cônjuge ou parceiro em união estável.

 

Refugiados e Classe Humanitária

O Canadá é visto há muito tempo como um refúgio para refugiados e requerentes de asilo. Em regra, os refugiados procuram escapar de perseguições, guerras ou desastres no seu país de origem.

Existem três categorias principais para entrar no Canadá na qualidade de refugiado ou como imigrante de classe humanitária.

Refugiados Recolocados

Os refugiados assistidos pelo governo são encaminhados para o IRCC, através do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, para que estes possam vir para o Canadá, onde serão apoiados pelo governo por um ano.

Os refugiados com patrocínio privado são trazidos para o Canadá por meio do patrocínio de grupos não governamentais. Os patrocinadores geralmente são grupos religiosos, ONGs ou grupos de cinco ou mais pessoas que trabalham em conjunto para reassentar refugiados na sua comunidade, por qualquer motivo. Os patrocinadores privados devem apoiar os refugiados por pelo menos um ano.

Os refugiados encaminhados pelo escritório de vistos mistos são uma mistura das duas primeiras categorias. Ao chegar ao Canadá, eles são apoiados pelo governo canadiano por seis meses e são apoiados por patrocinadores privados durante os outros seis meses.

Requerentes de Asilo no Canadá

Os requerentes de asilo podem apresentar um pedido de estatuto de refugiado depois de chegarem ao Canadá. Se o pedido for aprovado pela Divisão de Proteção aos Refugiados do Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá, eles receberão residência permanente.

Requerentes de Pedidos Humanitários e Compaixão

Os motivos humanitários e de compaixão podem ser usados para pedir residência permanente nos casos em que o requerente normalmente não seria elegível.

Quando um pedido é apresentado, o IRCC avaliará o grau de integração do requerente, bem como os laços familiares, quaisquer dependentes e o que os espera se regressarem ao seu país de origem. Esta opção é usada com menos frequência e está prevista para casos excepcionais.

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de verão da revista DISCOVER está disponível  no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

André Luís

André é colaborador freelancer de serviços de mídia e conteúdo digital em língua portuguesa. Os textos publicados por Luis no Discover News são em português de Portugal, ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Veja também