Canada

Canada

Canadenses na Contagem Regressiva para a Copa do Mundo Masculino de Futebol

Canadá se classifica para a Copa após 36 anos

Por Allessandra Cintra | 15 de junho de 2022

Os canadenses fãs do futebol têm motivo de sobra para comemorar e estão bastante ansiosos. A seleção masculina ganhou os holofotes no mundo com a notícia do retorno aos gramados internacionais. A última façanha dos canadense na elite do futebol ocorreu há 36 anos no México. Pela segunda vez na história, o Canadá participará de uma Copa da Fifa e, desta vez, a equipe está com a bola toda. Os canadenses terminaram a rodada final das eliminatórias da Concacaf no topo da tabela com 28 pontos, sendo a primeira entre as demais seleções que participarão daquele torneio a ser classificada para o Mundial da Fifa.

A seleção do Canadá após vitória de quatro a zero no jogo contra a Jamaica.

Ao longo de 20 partidas, a Seleção Nacional Masculina de Futebol do Canadá estabeleceu um recorde da Concacaf com 17 partidas invictas em uma campanha das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA, no período de março de 2021 a fevereiro de 2022. Em casa, o Canadá manteve-se invicto em sete partidas com seis vitórias e um empate. E todas essas conquistas ocorreram na rodada final da Concacaf no ano passado, realizada de setembro a março em Toronto, Edmonton e Hamilton.

(Foto) – Em Toronto, a seleção canadense ampliou a invencibilidade no BMO Field para 20 partidas desde 2011.

Alguns torcedores canadenses puderam acompanhar as emoções do seu time em jogos realizados em casa. Nascido em Toronto, o executivo de TI Joe LoBianco, 46 ​​anos, é descendente de italianos e cresceu em uma família apaixonada pelo futebol. Segundo ele, o pai adorava o futebol italiano, mas o mesmo, de acordo com LoBianco, desejava ver o filho dando certo nos gramados do Canadá. “Ele me levou a jogos no antigo estádio Varsity na década de 1980. Assistíamos ao Toronto Blizzard nos anos em que estrelas como Pelé, Eusébio e Beckenbauer vieram jogar na América do Norte. Para a seleção do Canadá, minhas primeiras lembranças foram as da Copa de 1986. Presumi que o Canadá sempre conseguiria, mas teria que esperar até 2022”, disse LoBianco.

  (Foto) – O torcedor Joe LoBianco (1a. fila – segundo à direita) ao lado de amigos no jogo Canadá e USA, partida que  – classificou a seleção canadense para a Copa.

Com emoção, LoBianco falou sobre a relação dele com o pai, falecido em janeiro deste ano. “Ele e eu conversávamos sobre futebol todos os dias e, principalmente, sobre futebol canadense. Eu o mantinha atualizado sobre o que os nossos jogadores estavam fazendo ao redor do mundo. Ele sonhava com um jogo entre o Canadá e Itália um dia. Lamento que ele não tenha conseguido vê-los na Copa do Mundo novamente, mas ele estava muito orgulhoso do crescimento do futebol canadense desde que chegou na década de 1960. Ver um garoto como Alphonso Davies jogar pelo Canadá e ganhar a Liga dos Campeões foi um sonho para ele”.

Tal pai, tal filho

A paixão pelo futebol herdada do pai é algo fácil de se observar na vida de LoBianco. Ele mantém hoje um assento cativo no estádio do Toronto FC e está sempre recrutando amigos para assistir aos jogos. “Eu sabia que o time seria um sucesso aqui, já que Toronto é uma cidade muito internacional e apoiamos bem nosso esporte. Para cada jogo das eliminatórias, eu tinha um grupo de até 15 pessoas indo juntas para os jogos. Como quase todo mundo é imigrante ou filho de imigrantes em Toronto, a maioria das pessoas tem uma ligação com o futebol”.

Quanto às expectativas da participação do Canadá na Copa do Qatar, LoBianco se revela, claro, otimista, mas reconhece que a equipe enfrentará feras de garras bastante afiadas nos gramados, visto que a seleção da terra do hóquei no gelo está no mesmo grupo da Bélgica, Marroco e Croácia. “O Canadá está em um grupo difícil, mas acredito que vai surpreender alguém e ter a chance de passar despercebido na primeira fase. Depois disso, tudo é possível!”

(Foto) – O torcedor Dele Saliu, a esposa e os filhos em 2013 ao lado do troféu da Copa da Fifa. A taça foi trazida ao Canadá para divulgar o Mundial de 2014 realizado no Brasil.

A mesma aposta de sucesso do Canadá na Copa do Mundo da Fifa move o diretor de engenharia de nuvem Dele Saliu, 44 anos. “Com esse grupo de jogadores, podemos competir com qualquer equipe do mundo e chegar ao topo. Com certeza iremos longe e acredito que passaremos da fase de grupos para a(s) próxima(s) rodada(s)”.

Dele nasceu em Montreal, mas se mudou para a Nigéria, terra natal dos pais, ainda muito jovem. Lá, em um país que também ama futebol, Dele viveu até a adolescência, quando regressou ao Canadá. “Eu estava na Nigéria com um ano de idade, me deu a capacidade de passar meus anos de formação em um país amante do futebol. Não é surpresa que meu amor pelo belo jogo tenha permanecido comigo quando voltei ao Canadá em meados dos anos 90. Naturalmente, eu também estava ansioso para acompanhar o cenário do futebol canadense. Me mantive perto do futebol local e nacional, do Toronto F.C. à Seleção Nacional Feminina e, claro, à Seleção Nacional Masculina”, disse.

(Foto) – Dele Saliu e amigos em Toronto torcendo para a seleção canadense em um dos jogos das eliminatórias para a Copa do Qatar.

Dele acredita que, a partir de agora, o futebol terá mais prestígio no Canadá. “A classificação para a Copa do Mundo como fizemos, fez com que o futebol ganhasse mais prestígio no Canadá, tornando-o mais popular entre o canadense médio agora, apesar de que, na minha opinião, sempre foi popular no nível de base, onde as crianças normalmente participavam de suas várias ligas recreativas desde tenra idade”.

O futebol conquistou as mulheres no Canadá

Heather Thomas, 35 anos, diretora sênior de uma empresa financeira em Oakville. Ontário, conta que seu avô era um grande fã de futebol e que ela cresceu jogando futebol com ele no quintal. “Comecei em um time de futebol infantil quando tinha apenas três anos. Eu então joguei futebol em um time feminino, todos os anos até os 18 anos. Ganhei muitos troféus e prêmios de jogador do ano. Agora estou jogando futebol com minhas sobrinhas e sobrinhos como meu avô fazia comigo. A nossa família tem muitas memórias de jogar futebol e é daí que vem a nossa paixão”.

Para Thomas, o futebol já é um esporte popular no Canadá, e com a classificação para a Copa do Mundo do Qatar, a expectativa de todos, segundo ela, cresceu ainda mais. “Todo mundo que conheço ama futebol. Será uma festa tão legal do mesmo jeito que foi quando o Toronto Raptors venceu a NBA. Este ano a competição vai começar no meu aniversário, uma grande alegria para mim”, afirmou ela.

A Copa do Mundo do Qatar está prevista para começar no dia 21 de novembro com o jogo da final acontecendo em 18 de dezembro. Será pela primeira vez na história que um mundial da Fifa será realizado no período do fim do ano. O jogo de estreia da competição será o duelo entre as seleções do Senegal e da Holanda. O primeiro jogo do Canadá será contra a Bélgica, no dia 23 de novembro. Depois será a vez de enfrentar a equipe da Croácia, no dia 27. Em seguida, a equipe canadense enfrentará a seleção marroquina no dia primeiro de dezembro.

17/06/2022

Toronto e Vancouver: cidades-sede canadenses da Copa do Mundo FIFA 2026

É OFICIAL!  Pela primeira vez em sua história de quase um século, a Copa do Mundo de futebol está chegando ao Canadá.

A vitrine internacional de 2026 verá Toronto e Vancouver dividirem os 10 jogos a serem disputados no Canadá, de acordo com o anúncio oficial de quinta-feira de Nova York. O México sediará outros 10 jogos, enquanto os 60 jogos restantes – incluindo tudo desde as quartas de final – ocorrerão nos EUA.

 

 

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de verão da revista DISCOVER está disponível no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

Allessandra Cintra

Allessandra tem mais de 20 anos de experiência no jornalismo, tendo trabalhado para a assessoria de imprensa da Presidência da República do Brasil. Cintra é formada em Administração e Marketing pela Universidade de Brasília e Centennial College, no Canadá.

Veja também