Canada

Canada

Federação fortalece negócios entre Brasil e Canadá, um país fértil no setor digital

O ambiente fértil dos negócios do Canadá continua oferecer muitas oportunidades para grandes e pequenos empreendedores com destaque para o setor de tecnologia.

Por Ingrid Coifman | 1 de marco de 2022

Empreendedorismo/Start-up: Segundo o Business Development Bank of Canada, 72,4% dos canadenses apostam no empreendedorismo como sendo uma boa escolha profissional.

Uma das grandes vantagens oferecidas com os programas canadenses de financiamento e investimento disponíveis é que as pequenas empresas brasileiras podem encontrar, no Canadá, apoio no processo de internacionalização através dos parceiros da Federation of Canadian-Brazilian Businesses (FCBB).

Sendo um país de economia estável e catalisador de investimentos, o mercado tecnológico canadense não poderia ficar de fora. O mesmo continua aquecido com foco na inovação.

Através do Start-up Visa Program, os empreendedores brasileiros tem a oportunidade de estabelecer não apenas um novo negócio, mas também uma nova vida como residente permanente do Canadá.

De acordo com o Business Development Bank of Canada (BDC, 2020), 72,4% dos canadenses acreditam que o empreendedorismo é uma boa escolha profissional. Entre os brasileiros, 52,7% pretendem abrir um negócio até 2022.

Desde 2020, o setor digital continuou crescendo, especialmente em trabalho remoto, telemedicina, e-learning e comércio eletrônico. E muitas pequenas empresas planejam investir em tecnologia, com projeção de crescimento em torno de 2,2%.

Segundo o Innovation, Science and Economic Development Canada, mais da metade dos pequenos negócios estão localizados nas províncias do Ontário e Quebec. De um total de 1 milhão e 200 mil empresas, 98% são pequenas que empregam mais de 8 milhões de pessoas. Não é uma surpresa que essas empresas sejam vitais para o sustento e o crescimento da economia canadense.

Cerca de 13% da população do Canadá está envolvida em algum tipo de atividade empreendedora, o que coloca o país em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Dados do Statistics Canada (outubro a dezembro de 2021) mostram que 72% dos empreendedores tem uma visão otimista sobre o futuro dos negócios.

CONEXÕES AJUDAM NA INTERNACIONALIZAÇÃO

Segundo Sérgio Frias, presidente da Federation of Canadian-Brazilian Businesses (foto), a organização viu o aumento da equipe de voluntários e de novos membros e parceiros. A FCBB também ampliou sua presença nas mídias sociais e passou a desenvolver mais conteúdo para a capacitação de empreendedores. Eventos como webinars, lives e treinamentos tiveram a participação de empresários com história de sucesso nos negócios.

De acordo com Sérgio Frias, alguns setores continuam aquecidos, incluindo a indústria criativa digital, os segmentos de inteligência artificial ligada a saúde e bem-estar, tecnologia focada em segurança do trabalho, serviços para a cadeia mineradora, soluções ecológicas, medicamentos, café, suplementos naturais, além de outros.

FCBB: Estímulo ao comércio bilateral entre Brasil e Canadá

A FCBB nasceu em 2009 com a missão de estimular o comércio bilateral entre Brasil e Canadá, por meio da conexão entre pequenas e médias empresas com os parceiros da organização. “Nosso papel não é o de vender serviços. Nós apenas conectamos os empreendedores com um vasto network de parceiros de confiança que poderão ajudar os negócios em diversas frentes. Os novos empresários economizam tempo e evitam riscos desnecessários no processo de internacionalização”, destaca Frias.

Em 2018, a organização expandiu seu foco de atuação para fornecer suporte à comunidade brasileira através de capacitação profissional, promoção de eventos e apoio à ações culturais. “Hoje somos tanto uma organização de resultados, como também de impacto social dentro das comunidades em que atuamos”, explica.

Os membros da FCBB são empresários brasileiros ou canadenses de várias áreas, incluindo tecnologia, fabricantes de produtos industrializados, serviços, compra e venda de produtos, dentre outros.

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, a equipe da FCBB conta atualmente com aproximadamente100 voluntários. Com sede em Toronto, a federação está expandindo sua atuação através de um acordo de colaboração com o Consulado do Brasil em Montreal.

Entre os 150 parceiros atuais da FCBB se encontram instituições de toda a natureza, tais como agências governamentais, entidades de apoio e desenvolvimento de negócios internacionais, bancos, instituições de ensino, investidores, consultorias, aceleradoras de start-ups, empresas de serviços de logística, jurídicos, de contabilidade, de terceirização, além de municipalidades, câmaras de comércio e organizações culturais.

INOVAÇÃO ABRE PORTAS PARA IMIGRAR

Recentemente os empreededores brasileiros tem procurado o Start-up Visa Program como programa de imigração. O objetivo do programa é atrair inovação, gerar empregos e gerar competitividade no Canadá. De acordo com Sérgio Frias, os brasileiros tem obtido o maior índice de aprovação, com 73% dos business cases submetidos sendo aceitos. “O Brasil está entre os países que menos usa esse programa. Há um potencial enorme para os inovadores brasileiros”, acrescenta.

EMPREENDIMENTO E COMPETITIVIDADE

Raquel Boechat e Luís Barrionuevo: co-fundadores do Canada Starhub – empresa na área de consultoria. 

Raquel Boechat e Luis Barrionuevo são co-fundadores da Canada Starthub. Os dois consultores vieram já com o visto de residência permanente (PR) para o Canadá através do visa voltado para o segmento de start-ups.

Luis Barrionuevo considera a província do Ontário uma dos locais mais vibrantes (e com mais vantagens competitivas, como taxas e impostos menores) para start-ups de inovação e TI. Existem cerca de 15.000 empresas de tecnologia sediadas entre as cidades de Toronto e Waterloo. A sede do Google na região é a segunda maior da América do Norte.

Para Raquel Boechat (foto) , é importante compartilhar o aprendizado tanto com aqueles que querem se estabelecer aqui, quanto com os que desejam levar a inovação do Canadá para o Brasil.  O  Canada Starthub, em parceria com o Synergy Lab e o Spark Incubator, oferece um programa de duas semanas (60 horas de treinamento), que dá acesso a workshops, mentorias, consultores especializados, potenciais investidores e eventos de networking. Estão abertas inscrições online para o próximo treinamento que vai de 24  de maio a 3 de junho. Os consultores da empresa selecionam os candidatos qualificados e com negócios com maior potencial de aceleração para a rodada de entrevistas.

Requsitos do Programa Start-up Visa

Ter um negócio qualificado na área de tecnologia e inovação

Obter uma carta de suporte de uma organização designada

Atender aos requisitos do idioma

Trazer a quantia monetária inicial (CAD 24.553, para uma família de 4 pessoas)

Mais detalhes nos links abaixo:

Start-up Visa Program: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/start-visa.html

Canada StartHub: https://www.idealitypro.com/starthub

FCBB: https://fcbb.org/  https://www.facebook.com/fcbbdigital/  @fcbbdigital / https://www.linkedin.com/company/fcbbdigital/

PROGRAMAS DE INCENTIVO

O governo canadense e as intituições locais oferecem diversos programas de financiamento e investimento para as empresas. Confira alguns:

O portal do governo traz uma ferramenta online de avaliação do negócio e recomenda os programas mais adequados:

https://www.canada.ca/en/services/business/grants.html

-O Bonjour startup traz uma lista de instituições com fundos disponiveis para tecnologia: 

https://www.bonjourstartupmtl.ca/en/why-montreal/map-of-the-startup-ecosystem/#funding

– Programas especializados para empresas de inovação:

https://www.ic.gc.ca/eic/site/101.nsf/eng/00003.html

– Canada Small Business Financing Program

https://www.ic.gc.ca/eic/site/csbfp-pfpec.nsf/eng/home

 

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de inverno da revista DISCOVER está disponível  no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

 

Ingrid Coifman

Ingrid tem mais de 20 anos de experiência em rádio, TV e mídia impressa. Tem reportado extensivamente sobre tecnologia, turismo e cultura para TV Cultura e Rádio CBN. Mais recentemente, ela foi coordenadora de eventos e voluntária em várias organizações sem fins lucrativos em Toronto e Vancouver.

Veja também