Community

Brazil & Portugal  

Community

5 diferenças entre o estilo de vida canadense e brasileiro

CONHEÇA E COMPARE

Por Deborah Matos | 22 de março de 2022

O Canadá é conhecido por muitos como um país com alta qualidade de vida, segurança e diversidade, além de grande incentivo à imigração. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais milhares de estrangeiros se mudam para as terras canadenses todos os anos, buscando novas oportunidades, principalmente de estudo e trabalho.

Não é novidade que os brasileiros representam uma porcentagem significativa entres os imigrantes que chegam ao país a cada ano. Em 2021, por exemplo, estivemos entre as 10 principais fontes de novos residentes permanentes para o Canadá, com um número de aproximadamente 9,270 brasileiros que receberam o novo status.

Ainda assim, muitos brasileiros apresentam dúvidas quanto ao estilo de vida canadense e se conseguiriam se adaptar a ele, afinal, parece bem diferente do dia a dia no Brasil. Por isso, preparamos uma lista com 5 diferenças entre o estilo de vida canadense e brasileiro que vão lhe ajudar a conhecer melhor e comparar o cotidiano do Canadá com o do Brasil . Confira!

1.  Amizade e sociabilidade

Fonte: Simon Maage/Unsplash

O brasileiro é visto mundialmente como um povo caloroso, sociável, alegre e simpático. Já o canadense tem a fama de amigável, educado e gentil, como a conhecida frase “Canadians are nice” diz . Porém, podemos dizer que, apesar de ambos serem vistos como agradáveis, há uma distinção entre a forma como os dois se portam socialmente.

De modo geral, nós brasileiros somos mais abertos a fazer amizades e a expandir nosso círculo social, mesmo quando adultos. Por exemplo, quando algum brasileiro planeja uma festa, não é de se espantar que convide cônjuges dos amigos, amigos de amigos, e conhecidos que não são tão próximos.

Por outro lado, os canadenses costumam limitar um pouco mais os relacionamentos, restringindo o grupo de amigos, e muitas vezes mesmo os(as) namorados(as), maridos e esposas não são convidados para determinadas ocasiões. Além disso, tendem a ser mais fechados e reservados que os brasileiros, e só possuem o hábito  de abraçar e beijar a família e amigos mais próximos.

Sem dúvida, esses comportamentos sociais típicos de brasileiros e canadenses não devem ser vistos como uma regra, mas é importante tê-los em mente para evitar constrangimentos e ter a melhor experiência social possível, independente do ambiente em que estiver!

2.  Trabalho e remuneração

Fonte: CanadianVisa

Um dos pontos em que o Brasil e Canadá mais se diferem é o ambiente profissional, principalmente em relação às leis trabalhistas.

Enquanto no Brasil há regras mais rígidas quanto ao número de horas de trabalho, não podendo ultrapassar 44 semanais e 220 mensais, no Canadá há uma maior flexibilidade, prevalecendo o acordo entre o empregador e o trabalhador. Os tipos de jornada mais comuns no Canadá são  “part-time” e  “full-time”, sendo a primeira de até 20 horas semanais e a segunda entre 30 a 60 horas (ainda que o mais comum seja entre 35 e 40 horas).

O salário também é calculado de forma diferente nos dois países. No Brasil o cálculo é feito mensalmente, enquanto no Canadá o trabalhador recebe um determinado valor por hora trabalhada. Desse modo, o salário mínimo no Canadá, chamado de “minimum wage”, também é por hora e varia de acordo com a província (CAD$11-15 aproximadamente).

Além disso, a jornada de trabalho costuma começar e terminar mais cedo no Canadá, quando comparada com o Brasil. O horário comercial vai de 8h às 16h ou 17h e há no máximo meia hora de almoço. Já no Brasil, vai de 9 às 18h e é exigido que os trabalhadores tenham no mínimo 1h de almoço em jornadas a partir de 6h diárias.

Há outras diferenças entre o mercado de trabalho brasileiro e canadense além das apontadas, por isso sugerimos sempre sempre se atualizar com mais informações e conferir as exigências e benefícios oferecidos por cada empresa.

3.  Comida e hábitos alimentares

Fonte: Joy Real/Unsplash

O fato do Canadá ser um país multicultural, com grande parte da sua população formada por estrangeiros, faz com que essa diversidade de culturas se reflita em diferentes aspectos do cotidiano, como na alimentação.

Sendo assim, é possível encontrar restaurantes com culinária do mundo todo, como os de comida oriental (japonesa, chinesa, vietnamita, filipina, etc), assim como grega, árabe, mexicana, jamaicana, caribenha, brasileira, entre outras.

Porém, pode-se dizer que a maior diferença entre Brasil e Canadá no quesito alimentação são os hábitos alimentares, e não os tipos de comida encontrados em cada país. Isso porque, ainda que determinadas cozinhas sejam vistas somente em um dos países, ambos recebem influência gastronômica de várias nacionalidades.

Alguns exemplos de como se diferem os costumes em relação à alimentação dos dois países está no horário das refeições e como são feitas. No Canadá, diferentemente do Brasil, o café da manhã é considerado a refeição principal, enquanto o almoço costuma ser um lanche feito em 15 minutos, geralmente um sanduíche. Já o jantar normalmente é uma refeição completa, mas ocorre muito mais cedo que na maioria das casas brasileiras, por volta das 18h.

Nossa dica é se ajustar aos horários e tipos de refeições e aproveitar para provar comidas de outros países que não são encontradas facilmente no Brasil.

Sugerimos experimentar pratos (até mesmo salgados!) que levam “maple syrup, provar o queijo cheddar canadense e vinho local. Não deixe também de provar um “icewine”, feito a partir de uvas congeladas e servido como sobremesa.

Algo que poucos sabem é que o Canadá é um dos maiores produtores de queijo do mundo, com mais de 30 variedades, e possui vinícolas espalhadas pelas províncias de Colúmbia Britânica, Ontário, Quebec e Nova Escócia!

4.  Impostos e preços nas etiquetas

Fonte: Piggybank/Unsplash

Ao chegarem ao Canadá pela primeira vez, algo que pode assustar brasileiros e alguns outros povos é o valor que aparece no momento de finalizar uma compra, que não corresponde ao preço exato do produto. Isso porque, diferentemente do Brasil e de alguns outros países, no Canadá os impostos não estão embutidos no preço das mercadorias.

Enquanto no Brasil os impostos sobre produtos já estão incluídos no valor final e podem representar mais 70% do preço dos produtos, no Canadá, assim como nos Estados Unidos, é acrescido um valor ao preço anunciado. A porcentagem de imposto sobre consumo varia de província para província, porém há um imposto federal chamado de Good and Services Tax (GST) que é aplicado em todo país, no valor de 5%.

Por isso, atente-se ao realizar uma compra no Canadá e confira as taxas cobradas na província em que estiver! Assim, ficará muito mais fácil saber qual será o valor final e evitar surpresas.

5.  Vida noturna e consumo de álcool

Fonte: Culture Trip

Os momentos de lazer dos brasileiros e canadenses também apresentam algumas disparidades, como no caso da programação noturna.

Enquanto o Brasil é conhecido pelo grande número de bares com mesas nas calçadas, no Canadá isso é comum apenas durante o final da primavera e  verão, com a abertura dos pátios (bares com mesas ao ar livre), pois o inverno é bastante rigoroso.

Além disso, enquanto no Brasil há bares que continuam abertos até depois das 3 da manhã,  a vida noturna no Canadá termina mais cedo que no Brasil, por volta das 2h. No caso das baladas e casas de show canadenses, o horário de funcionamento se estende até 3 ou 3:30 da manhã.

O consumo de álcool também é mais restrito no Canadá, tanto nos bares, restaurantes e casas noturnas, quanto na compra para consumo próprio. Nos estabelecimentos, geralmente a venda de bebidas é encerrada meia hora antes do fechamento do local. Já em relação à compra de bebidas em lojas, somente é possível realizá-la  em locais autorizados pelo governo, as chamadas Liquor Stores. Por lei, também não é permitido também beber em locais públicos, como parques e praças, com variações de província para província.

Por isso, não deixe de consultar o horário de funcionamento de cada local e o regulamento quanto ao consumo de álcool de cada província!

Você já conhecia todas essas diferenças entre o estilo de vida no Brasil e Canadá? Lembrou de mais diferenças, semelhanças ou curiosidades? Compartilhe conosco através do email (info@magazinediscover.com) . Será um prazer receber suas sugestões!

Referências:

https://www.applyboard.com/blog/7-surprising-canada-facts-you-probably-didnt-know

https://theculturetrip.com/north-america/canada/articles/13-surprising-facts-about-canada/

https://etacanadavisa.com.br/post/15-curiosidades-sobre-o-canada-que-irao-te-impressionar/

https://www.hotcourses.com.br/study-in-canada/city-focus/35-fatos-e-curiosidades-sobre-o-canada/

https://thebanffblog.com/canada-facts/

https://expatra.com/guides/canada/lifestyle-in-canada/

https://canadaponto.com/en/brasil-x-canada/

https://www.canadaintercambio.com/o-canada/diferencas-culturais/

https://www.immi-canada.com/brasil-x-canada-diferencas-cotidianas/

https://silviaoshiro.wordpress.com/2019/12/09/diferencas-culturais-e-de-relacionamentos-entre-brasil-e-canada/

https://blogdointercambio.west1.com.br/quais-as-diferencas-entre-brasil-e-canada-descubra-aqui/

https://3raintercambio.com/as-7-principais-diferencas-entre-brasil-e-canada/

https://www.canadaintercambio.com/6-diferencas-entre-brasil-e-canada/

https://canadaponto.com/en/brasil-x-canada/

https://segredosdomundo.r7.com/curiosidades-sobre-o-brasil/

https://oicanada.com.br/50244/como-funcionam-os-impostos-no-canada/

https://www.immi-canada.com/leis-trabalhistas-no-canada-x-clt-brasileira/

—–

 

*Clique   aqui   e assine nossa Newsletter.

A edição de inverno da revista DISCOVER está disponível  no nosso website:

https://www.magazinediscover.com/discover-digital/

Deborah Matos

Deborah é publicitária formada há 4 anos e especialista em estratégia de conteúdo, com foco no meio digital.

Veja também