Community

Brazil & Portugal  

Community

Como identificar uma oferta de emprego falsa no Canadá

Dicas para evitar fraudes e encontrar empregos reais no Canadá

Por Andre Luis | 4 de Fevereiro de 2022

Sabe-se que os candidatos que procuram emprego estão numa posição vulnerável e dispostos a fornecer as suas informações pessoais ou até mesmo dinheiro para garantir um emprego no Canadá. Se você caiu num golpe, saiba que não está sozinho.

Os golpes online têm aumentado desde o início da pandemia. Estatísticas do Centro Antifraude do Canadá (CAFC) indicam que houve mais de 68 mil casos reportados de fraude em 2021, e isso não inclui o mês de Dezembro. As perdas totalizaram cerca de 231 milhões de dólares, mais que o dobro dos prejuízos registados em 2020.

O conhecimento é a sua melhor defesa contra os esquemas desonestos. Além do site do CAFC, o Better Business Bureau (BBB) possui um localizador de fraudes que mantém o controle sobre os casos de fraude relatados. Neste artigo, compilamos uma lista de dicas para evitar ofertas de emprego falsas e mais algumas para ajudá-lo a encontrar um trabalho verdadeiro.

Como evitar ofertas de emprego fraudulentas

Regra geral, quando uma oferta de emprego é boa demais para ser verdade, provavelmente é o que acontece, pelo que mais do que nunca deve estar atento e não se deixar enganar.

Leia abaixo algumas das pistas que podem indicar que tem uma oferta de emprego falsa em suas mãos:

  • As ofertas de emprego falsas geralmente não são solicitadas e vêm de empresas com (supostos) empregos para as quais não concorreu. Por isso, se não enviou nenhuma candidatura, é porque a oferta de emprego não deve ser verdadeira.
  • Podem oferecer um salário alto e ter requisitos vagos que os fazem parecer que qualquer pessoa pode ser um bom candidato (acima de 18 anos, não é necessária experiência, etc.). No fundo, estas ofertas são projetadas para satisfazer as suas emoções, para fazê-lo acreditar que a procura por um emprego terminou e, finalmente, encontrou uma fonte de segurança financeira.
  • O endereço de e-mail do remetente pode ser suspeito ou não. Os proprietários de negócios legítimos usam serviços de e-mail gratuitos como o Gmail, mas é mais provável que as empresas tenham os seus próprios nomes de domínio nos seus endereços de e-mail. Lembre-se, porém, de que os golpistas podem apoderar-se de e-mails de empresas existentes e se fazer passar por recrutadores. Caso suspeite que recebeu uma oferta de emprego falsa de uma empresa real, não responda ao e-mail, mas entre em contacto com outra pessoa dessa empresa para ver se eles realmente tentaram entrar em contacto consigo. Se não houver informações de contacto no e-mail do remetente, isso pode ser uma bandeira vermelha (indicativa de sinal de perigo).
  • O falso recrutador pode pedir-lhe dinheiro para conseguir a oferta de emprego. Eles podem lhe dar um cheque para comprar mantimentos, o que acaba por se revelar falso e deixá-lo pendurado com a compra. Saiba que não deve ter que pagar por uma oferta de trabalho legítima ou fazer qualquer atividade de transação (financeira).
  • Eles solicitam informações pessoais, como o seu endereço residencial e o seu número de segurança social (SIN). Importante: nunca divulgar o seu SIN a menos que seja legalmente exigido. Os empregadores só precisam do seu SIN após a contratação.

Por fim, faça uma pesquisa simples antes de concordar com qualquer coisa. Não clique em nenhum link, não responda a nenhuma mensagem ou faça download de nada até ter certeza de que está a falar  com um recrutador legítimo. Faça uma rápida verificação dos antecedentes do remetente e da empresa que estão a representar. Veja se ao digitar o nome da empresa, juntamente com a palavra “scam”, isso gera algum resultado.

Como encontrar ofertas de emprego genuínas: faça networking e candidate-se

Quando você recebe uma oferta de emprego real, é de uma empresa que conhece. Ou porque fez algum tipo de candidatura ou teve conhecimento dela através de networking (rede de contactos).

A rede social Linked-In estima que cerca de 85% dos empregos são encontrados por meio de networking, então, se conhece pessoas no Canadá, peça algum tipo de orientação profissional.

Se estiver a viver no Canadá, também poderá procurar serviços de emprego oferecidos pelo seu município ou província. No caso de ser um estudante internacional, a sua universidade terá recursos para ajudá-lo a encontrar um emprego.

Ao se inscrever online, tente enviar a sua candidatura diretamente para o site da empresa.

Poderá ainda encontrar recursos específicos para ajudar os recém-chegados a encontrar empregos. A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) oferece serviços gratuitos de fixação e emprego no seu sítio web, que podem ser usados quer esteja no Canadá, quer esteja no exterior. O Canadá também tem uma bolsa de emprego público onde os empregadores canadianos podem procurar talentos locais e internacionais.

Também pode verificar os sites provinciais que estão a participar no Programa de Imigração do Atlântico (AIP) para encontrar empregadores designados que procuram trabalhadores estrangeiros. Além disso, as comunidades participantes do Piloto de Imigração Rural e do Norte (RNIP) podem ter oportunidades nas suas páginas municipais.

No momento da candidatura, certifique-se de que tem uma carta de apresentação e um currículo preparado no estilo canadiano, que geralmente inclui menos informações pessoais do que as exigidas em outros países. Adapte a sua candidatura ao trabalho para o qual está a candidatar-se. Leia atentamente a descrição do trabalho. Explique ao responsável de contratação por que é a pessoa indicada para aquela posição e como isso pode beneficiar a empresa.

Por fim, não tenha receio de concorrer à vaga. Os empregadores contratam por vários motivos além do que está escrito na página. Mesmo se achar que não preenche (todos) os requisitos, apresente a sua candidatura à oferta de emprego.

*Clique aqui e assine nossa Newsletter.

 

Esta é a mais recente edição da revista DISCOVER.

A próxima edição será lançada em março. 

 

André Luis

André é colaborador freelancer de serviços de mídia e conteúdo digital em língua portuguesa

Veja também